Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] Projeto Irlanda - Atualizacao
#1
DISCLAIMER: Meu teclado nao tem acentos brasileiros entao desculpem pela falta deles.

DISCLAIMER 2: So pra dar um pouco de contexto, eu sempre trabalhei de programador no Brasil. Sempre trabalhei em escritorio. Isso eh importante pois vou falar do meu primeiro emprego aqui na Irlanda.

Apos um bom tempo sem entrar aqui, voltei para postar atualizacoes sobre o Projeto Irlanda.


RESUMO RAPIDO 
O Projeto Irlanda comecou seu planejamento apos no inicio de 2013 quando formei na faculdade. No comeco o projeto era Projeto Intercambio e apos muita pesquisa sobre as facilidades de cada pais possivel, o projeto se tornou o Projeto Irlanda por volta de 2017. Todo esse tempo juntando dinheiro e pesquisando mais ate que no final de 2017 surgiu a oportunidade e o dinheiro guardado estava compativel com os custos. Conversei com meu chefe no servico para que eu fosse dispensado em Abril de 2018. Paguei antecipadamente para ele a multa por demissao, e acordamos que ele me demitiria para que eu pudesse receber o auxilio desemprego. Em Maio deixei as terras tupiniquins.

CHEGANDO NA IRLANDA
Quando vim para a Irlanda eu estava com acomodacao agendada para dia 07/05/2018. Eu chegaria dia 05/05 encontraria um amigo aqui e depois viajariamos para Paris, ficariamos la ate o dia 07 entao eu retornaria para a Irlanda no dia da acomodacao. Esse amigo tem cancer e infelizmente teve um ataque muito forte de dores e nao pode me encontrar aqui. Tentei conseguir acomodacao entretanto era necessario ter agendado previamente. 

Vim para a Irlanda trazendo uma mala de 23kg, uma mala com aprox 10kg e uma mochila com notebook e algumas roupas. Apos andar um pouco com minha mala de 23kg a roda quebrou, entao tive que carregar no braco todo o peso.

Agora imaginem a situacao, voce esta em uma cidade desconhecida, em um pais desconhecido e que voce nao fala muito a lingua nativa. "Por sorte"(1), antes de vir, nos grupos de intercambio conheci um cara que se tornou um amigo e que veio pra ca no final de 2017. Ele era minha esperanca naquele dia. Apos andar um pouco, vi um mercado de comida brasileira e entrei para pedir uma ajuda. A moca que trabalhava la, generosamente, me emprestou a internet do celular dela para eu entrar em contato com meu amigo. Apos entrar em contato com ele marcamos de nos encontrar la naquele mercado.

Com um dos problemas resolvidos, agora faltava o outro: carregar aquela mala de 23kg ate a casa dele. Apos bater um papo com a moca do mercado, ela me disse que eu poderia deixar a mala (de 23kg e quebrada) la no mercado e buscar no outro dia. Combinamos isso e esperei pelo meu amigo. Quando ele chegou nos fomos para a casa dele, localizada ha mais de 40 minutos de LUAS (um trem que roda dentro da cidade, como se fosse um metro na superficie).

Fiquei na casa o meu amigo ate o dia 07 e entao ele me ajudou a achar minha acomodacao no centro da cidade. Primeira parte da jornada concluida.
CHEGUEI NA IRLANDA CARALHO!!

PRIMEIRO MES
O primeiro mes foi um dos mais complicados. Voce chega no pais sem conhecer muito a cidade, a cultura, as pessoas e tendo que providenciar muita coisa: material escolar, lugar para morar, documentacao do governo, documentacao da escola, emprego, etc.

O principal problema pra quem acaba de chegar eh conseguir um lugar para morar. Para tirar qualquer documento do governo aqui na Irlanda eh necessario ter um endereco de residencia. Eu vim para a capital, Dublin, entao o preco dos alugueis sao maiores, a cidade tambem eh maior o que torna as coisas um pouco mais dificeis. Eu tinha duas semanas de acomodacao pela agencia, entao eu teria que conseguir um lugar para morar nesse tempo. Pesquisando muito e entrando em contato com as pessoas, consegui marcar algumas entrevistas.

Aqui as pessoas fazem entrevista com o possivel inquilino antes de aceitar ele na casa. 

Parte da minha estrategia era olhar os sites de aluguel de quarto e grupos de facebook, outra parte era abordar pessoas que eu notava que estavam conversando em portugues na rua e perguntar se eles sabiam de algum lugar pra alugar. Normalmente, a maioria das pessoas aqui divide quarto com pelo menos mais uma pessoa, algums casos chegam ao ridiculo de ter 2 beliches em um quarto, ou seja, quatro pessoas dividindo o mesmo cubiculo. No meu segundo dia indo olhar casas, em frente ao apartamento que eu iria visitar vi um grupo de brasileiros conversando. Fui la e bati um papo com eles, expliquei minha situacao e, por sorte ou destino, um deles estava saindo da casa que morava. Peguei o telefone do cara, chamado Fabio, e falei que ligava pra ele depois da minha visita.

Visitei o apartamento e era um lixo. Eu iria dividir um quarto com mais 3 marmanjos e teria outro quarto com 2 caras e 2 mulheres. 8 pessoas num apartamento que mal mal caberiam 3. Fora isso tudo eu pagaria 400 EUR de aluguel por mes. Sai do apartamento e imediatamente liguei para o Fabio e combinei de ir na casa deve ver o quarto. Aproximadamente 18:00 fui na casa do Fabio ver o quarto. Era um quarto pequeno com uma cama de solteiro e um espaco para um criado mudo pequeno. O quarto tambem tinha um guarda roupa consideravel, caberia toda minha roupa nele. Gostei do quarto e perguntei o Fabio quanto ele pagava de aluguel. 280 EUR! Um quarto single localizado em uma area residencial e proxima do centro. Combinei com ele e no mesmo dia eu ja estava movendo minhas coisas da acomodacao temporaria para a casa eu que eu passaria praticamente 2 anos da minha vida em Dublin.

Apos conseguir meu endereco fixo, foi so ir nos orgaos do governo para aplicar para receber meus documentos. O primeiro documento necessario eh o IRP (Irish Residence Permit). Esse documento te da o direito de ficar aqui na Irlanda, e no meu caso (intercambio) eu teria direito de passar 8 meses aqui. Esses 8 meses foram renovados mais 2 vezes com outros 2 cursos de ingles. Apos 1 semana recebi meu IRP e estava na hora de ir procurar emprego, afinal eu so optei vir para ca pois eu teria a oportunidade de trabalhar e assim ajudar a pagar as contas e quem sabe juntar uma grana.

Para trabalhar aqui eh necessario o PPS que eh a versao Irlandesa do nosso CPF. Entretanto para conseguir o PPS eh necessario ter uma proposta de emprego. Eu agendei a data do meu PPS previamente e sai com meu curriculo a procura de emprego. Todas as respostas foram meio desanimadoras ate que no caminho de casa eu vi um restaurante e resolvi ir la deixar meu CV. Apos sair do restaurante, cruzei a rua para ir pra casa e meu telefone toca, a chef do restaurente me ligou e pediu pra eu voltar la no restaurante que ela gostaria de conversar comigo. 

Voltei no restaurante e fui na porta dos fundos esperar pela chef. Entao um dos sub-chefs me recebe e comecamos a conversar. Pra minha surpresa ele era brasileiro e do mesmo estado que eu ai no BR. Batemos um papo ate que a head chef (manda na porra toda) veio e a gente conversou. A vaga era pra ser KP (Kitchen Porter) que eh o famoso lavador de prato. Eu disse que nao tinha experiencia com isso mas que eu aprenderia o que fosse necessario. Ela entao me perguntou que dia que eu poderia voltar la para fazer um teste e eu disse que poderia fazer o teste ali na hora mesmo. Creio que isso deu uma animada nela porque ela viu que eu nao estava de corpo mole. Foi uma noite de merda. Eram por volta de 18:00 quando comecei. Eu nao sabia nada da cozinha, nao sabia onde ficavam as coisas ali dentro, nao sabia o nome das coisas em ingles, nao tinha a agilidade nem os macetes do trabalho, mas me esforcei ate o fim do expediente. No final do dia ela disse que tinha gostado do meu trabalho e que me contrataria, disse pra eu levar para ela a carta necessaria para tirar o PPS e ela assinaria. E foi assim que tive meu primeiro emprego em que trabalhei por 1 ano e 6 meses aproximadamente. Comecei com KP e sem saber cozinhar nem pra mim direito e sai de la trabalhando como chef. (Posso contar essa historia depois)

----
Cansei de escrever, mas ainda vou falar mais sobre o emprego de KP, sobre como foi o curso de ingles, minha ex-namorada que eu acabei trazendo pra ca, e sobre meu emprego atual.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o
#2
Parabéns por sua jornada, acompanhando.

PS: Aguardando a foto das morsas.
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#3
Ora, ora, ora

Mensagem aos lonely wolfs do fórum: não fosse o contato e ajuda de outras pessoas, nosso interlocutor estaria FUDIDO.

No mais, excelente relato para agregar ao fórum. Parabéns.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
Tamo na espera da continuidade.
Nenhuma mulher é mais bonita que a liberdade.

"Senhores, o que fazemos em vida ecoa pela eternidade". - Imp.Marcus Aurelius.
Responda-o
#5
Parabéns pelo projeto, fico no aguardo da continuação do relato.
Responda-o
#6
Baita iniciativa, @Leal

Assim como os demais, também no aguardo dos próximos capítulos do Projeto Irlanda.
Responda-o
#7
Pra quem quiser pegar o fio; https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=3223

Ps; Nao sei se seria uma boa unir os topicos, fica a dica.

No mais, otimo topico e acompanhando.

Marcando.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#8
O relato é de valor porque o confrade foi para a Irlanda em 2018 e volta em 2020 para contar 02 anos de experiência... Bacana demais.
Responda-o
#9
[DISCLAIMER]
Quando estava no Brasil consegui um emprego aos 18 como programador, desde entao sempre trabalhei em escritorio. 
Eu tinha uma moto que comprei com o salario desse emprego entao eu ia pra empresa de moto. 
No escritorio, era cadeirinha confortavel debaixo de ar condicionado. So a vida boa como diriam muitos.

[DISCLAIMER 2]
Teclado aqui nao tem acento.

[CONTINUACAO...]

DOCUMENTOS (SEGUNDO MES)
Aqui na Irlanda sao necessarios 2 documentos principais. O IRP eh o primeiro e te permite morar na Irlanda por um periodo de tempo. No meu caso, vim fazer o curso de ingles de 8 meses entao o meu IRP me permitia ficar aqui durante 8 meses. Eh possivel renovar o IRP com curso de ingles por mais 2 vezes, totalizando 24 meses. Apos esse tempo, pra renovar o IRP, apenas fazendo um curso de nivel superior. Para tirar o IRP eh necessario agendar no Orgao de Imigracao da Irlanda. Eu vim com o meu agendamento ja feito do Brasil para um mes depois que eu chegasse aqui, assim eu ja teria um endereco fixo e todas as outras documentacoes necessarias. Apos ir na Imigracao e preencher toda papelada do IRP, eles te mandam por correios o documento apos 1-2 semanas.

O segundo documento eh o PPS, que seria o nosso CPF. O PPS te da o direito de trabalhar na Irlanda, mas tem uma pegadinha ai. Para tirar o PPS voce precisa de uma carta do empregador dizendo que vai te empregar, mas os empregadores querem que vc ja tenha o PPS, afinal eles querem que vc comece trabalhar o quanto antes. Alem disso, para tirar o PPS voce fazer um agendamento no Orgao do governo responsavel por esse documento. Aqui vem a manha do brasileiro... Ja sabendo disso, agendei o meu PPS adiantado, mesmo sem ter oferta de trabalho, e fui procurar emprego.

Como disse na primeira parte, o pessoal do restaurante me ligou, fui la conversar com a Chef e ela perguntou se eu ja tinha o PPS. Eu disse que nao tinha, mas que ja estava agendado pra 2 dias depois, entao eu ja poderia comecar a trabalhar na mesma semana. Ela gostou disso e fui contratado como KP (Kitchen Porter), o famoso lavador de prato.

Quando um estrangeiro vem pra ca, ele recebe o visto de estudante e esse visto te permite trabalhar apenas 20h por semana, exceto nas ferias que voce pode trabalhar 40h. Isso foi feito porque muito estudante estava vindo pra ca e focando so no trabalho, e deixava o estudo de lado. Entretanto a maioria dos trabalhos de estudantes vao te dar mais de 20h por semana.


TRABALHO
O servico de KP aqui eh o que considerariamos sub-emprego no Brasil. Eh um trabalho pesado, manual e muito cansativo. No entanto a diferenca de poder de compra eh muito grande. Para motivos de comparacao eu recebia R$ 2.000,00 por mes como programador no Brasil ja aqui na Irlanda o salario eh por hora, entao quanto mais voce trabalha, mais voce recebe. Alem da moeda ser mais forte que o real o salario tambem eh maior. Aqui o salario minimo era de € 9,20 por hora e nesses "sub-empregos" a gente recebe por semana. Isso totaliza € 368,00 por semana ou € 1.472,00 por mes considerando uma semana de 40 horas.
Resumo:
  Programador (Brasil) 40h/semana = R$ 2.000,00
  KP em 2018 (Irlanda) 40h/semana = € 1.472,00 x R$ 4.00 = R$ 6.035,20
  KP em 2020 (Irlanda) 40h/semana = € 1.472,00 x R$ 6,64 = R$ 9.779,53

Aqui na Irlanda ateh KP tem o ultimo iPhone, e utilizo o iPhone como exemplo pois todos sabemos quao caro um iPhone eh.

Apos conseguir o trabalho minha chefe me escalou para trabalhar sabado e domingo pra ja ir pegando experiencia. Aqui na Irlanda temos o que chamamos de "Brunch" aos sabados e domingos. Brunch = Breakfast + Lunch, ou seja, um cafe da manha bem caprichado parecendo um almoco. Sabado e domingo eram os dias mais pesados no restaurante e a chefe, talvez querendo me testar, me escalou para trabalhar a partir de 12h.
Chego no restaurante no sabado e estah aquela correria. A pia cheia de prato sujo, maquina lavando parte dos pratos, panela suja chegando, pratos chegando, xicaras, talheres sujos... Comeco ajudar o outro KP, e a gente consegue reduzir um pouco a quantidade de coisa suja, mas KP aqui nao eh so lavar prato, tem que cuidar da cozinha inteira e ajudar os chefs. Daqui a pouco a chefe pede pra varrer o chao, limpar isso, limpar aquilo, esvaziar as lixeiras, subir no estoque pra pegar comida, etc, etc. Foi um dia de cao, comecei trabalhar 12h, a cozinha fechou as 15h e comecamos entao preparar para o jantar. Preparar para o jantar significa, limpar basicamente toda a cozinha, zerar a fila de pratos/talheres/penelas sujas e preparar o psicologico que no jantar tem mais porrada.

A limpeza da cozinha no intervalo consistia em: Limpar o chao; Limpar a chapa quente em que era feito ovo frito; Limpar a grelha usada para tostar pao e assar algumas carnes; Deixar a pia limpa; 
Tinha que varrer o chao inteiro do restaurante, sem esquecer de varrer em baixo das coisas como balcao, fogao, chapa, etc. Apos varrer tinha que pegar o mop com o baldinho (Imagem Aqui), encher de agua quente com desinfetante e limpar a conzinha inteira. Finalizado isso, tinha que vir secando o chao. Depois vinha a chapa.. Tinha que limpar uma chapa quente que estava a mais de 100 C. Pegava um pouco de gelo, um pouco de agua e jogava na chapa pra esfriar um pouco e limpava usando um raspador de metal. Depois disso tinha que pegar uma bucha de metal com sabao e esfregar a chapa, e no final enxugava a chapa com um papel azul. A grelha era a parte mais simples, era so esfregar ela com uma escova de aco, o problema eh que a grelha nao era desligada entao enquanto vc limpava a grelha e ia te assando. O resto era limpra prato e panela na mao, e deixar a maquina sempre em uso. A cada 2 minutos abria a maquina, tirava os pratos, guardava e adicionava mais uma leva de pratos pra maquina adiantar e voltava a lavar prato na mao. Nao tinha descandso!!

Alem dessa merda toda, a gente tinha que fazer o pure de batata. Aquela merda demorava uns 30 minutos para ser feito. Quando o KP da tarde chegava, as 15h ele colocava um saco de batata com casca dentro do forno. Apos 1h-1h30m o KP tinha que tirar aquelas batatas quentes do forno, cortar todas no meio e tirar a batata de dentro da casca, tudo isso com a batata quente. Se a batata esfriar ela fica borrachenta. Apos tirar a batata da casca, tinha que "moer" os pedacos para virar um pure, dai adiciona sal, creme de leite e manteiga e mistura ateh chegar na consistencia correta. Preparar o pure demorava em torno de 30m, entao sobrava apenas 1h30m para fazer todo o resto. 

17h comeca o segundo turno (jantar) e esse durava ateh 21h30m. Cozinha fecha, e os KPs ficam encarregados de fazer toda a limpeza do restaurante. Basicamente os 2 paragrafos anteriores, so que agora tem que jogar sabao no chao, esfregar com a vassoura, jogar agua, puxar e enxugar. Alem disso tem tambem que colocar o "overnight" dentro do forno. O overnight eram algumas carnes que eram cozinhadas devagar em baixa temperatura de um dia para o outro. Os KPs temperavam, adicionavam agua e colocavam no forno antes de ir embora.

Meu primeiro dia de trabalho (sabado), cheguei 12h no restaurante, fui embora 00h. Doze horas, trabalhando direto, sem pausa, em pe, andando de um lado pro outro. Abaixando pra pegar lixeira, limpando chao, lavando prato, mao lidando com agua quente e produtos quimicos fortes. O segundo dia (domingo) foi pior!
Todo domingo eh dia de "Deep Clean" no restaurante. Nos dias de deep clean, ao final do expediente era feita uma limpeza pesada de tudo. Tinha que usar acido em tudo, e deixar a chapa/fritadeira/fogao impecaveis. Alem de limpar a parte usavel tinha que limpar os lados e atras deles. Alem disso tinha que mover todas as coisas de lugar e limpar atras de tudo. Domingo era o dia do cao. Meu segundo dia de trabalho eu comecei 12h e fui embora 01h30m. Mais de treze horas de trabalho, direto, em pe, sem descanso.

Esses foram so os primeiros 2 dias de trabalho. O turno de verdade era das 15h ate fechar o restaurante, o que ocorria por volta de 23h. Nos primeiros 2 dias minha chefe me colocou para pegar parte do turno da manha tambem para eu ter uma nocao mais completa do trabalho.

Como eu estudava a tarde ateh as 16h40m, meu turno no restaurante comecava as 17h. Eu trabalhava apenas Quinta, Sexta, Sabado e Domingo e era apenas o segundo KP, basicamente um auxiliar. Isso porque eu nao poderia chegar no horario correto (15h) por causa da escola. Eu fazia em torno de 25h por semana, o que totalizava aproximadamente € 230,00 por semana ou € 920,00 por mes. Tirando minhas despesas fixas (aluguel + transporte + comida) sobravam em torno de € 200,00.

Trabalhei assim ateh Novembro de 2018, foi quando tive minhas ferias e comecei a trabalhar mais horas, aprox. 32h por semana, e passei a fazer aprox. € 1.200,00 por mes. Com o dinheiro que eu ganhei trabalhando, juntei o bastante para pagar a renovacao do meu segundo curso de Ingles, assim eu poderia continuar aqui, e continuei juntando o restante.


DE KP A CHEF
Quando cheguei eu nao sabia cozinhar direito, mal mal o basico: Arroz, feijao, carne com tempero muito basico. Primeiro dia que fui cozinhar pra mim eu queimei o arroz. Big Grin

Sempre fiz o maximo possivel nos meus trabalhos no Brasil e nao eh porque eu era so um KP aqui que seria diferente. O trabalho de KP era basicamente manter a cozinha em ordem e limpa. Mas eu fui alem. Sempre que tinha um tempinho livre eu espiava os chefs pra ver como eles estavam fazendo as coisas.

No restaurante haviam 2 partes, a da frente onde ficavam o fogao, forno, fritadeira, chapa e grelha. Ali eram preparados os pratos quentes. E tinha a parte de tras, onde eram preparadas saladas, sobremesas e outros pratos frios. Eu sempre ficava ali olhando de canto de olho como os chefs preparavam as coisas la atras e com o tempo comecei aprender a preparar as sobremesas. Com o passar do tempo eu sabia fazer praticamente todo o menu da parte de tras, mesmo sendo apenas o KP. No final da minha "carreira" como KP eu sabia me gerenciar bem o bastante para parar de lavar os pratos, desinfetar minhas maos e ir ajudar o chef la atras a preparar os pratos quando tinham muitos pedidos. Nesse final eu estava basicamente trabalhando de KP e auxiliar de Chef.

No final de Dezembro 2018, dois Chefs sairam do restaurante. Uma moca foi pra italia e outro rapaz conseguiu um emprego na area que ele estava fazendo faculdade aqui. Foi entao que vi a oportunidade de virar Chef. Eu ja sabia basicamente tudo do menu de frios, e eles precisavam de um Chef. Conversei entao com a Head Chef (Chef principal) e ela aceitou que eu virasse Chef, so teria que conseguir um KP pra ficar no meu lugar. Foi assim que em Janeiro 2019 eu virei Chef de cozinha.

O trabalho de Chef era melhor que o de KP pois sendo Chef eu nao precisaria mais ficar depois que a cozinha foi fechada para limpar tudo, entao por volta de 22h eu ja estava indo embora, em vez de 23h ou ateh 00h como antes quando eu era KP.


MINHA EX-ATUAL-EX
Longa historia curta, sai do Brasil, terminamos. Em 2019 voltamos e eu trouxe ela pra ca em Julho 2019. Final de Outubro 2019 nos separamos. 
Vou explicar melhor essa historia no proximo post.
Um homem deve fazer o que um homem deve fazer!
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [RELATO] Projeto Irlanda Leal 18 5,424 20-06-2018, 10:03 AM
Última Postagem: thiagorz

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)