Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] 5 Dicas pra você deixar de ser um paspalho e aprender Inglês
#1
Olá confrades. 

Em uma conversa com o @Bastardo passei algumas dicas que usei ao longo do tempo para aprender Inglês (no caso, para aprender a estudar em Inglês). 

Como notei a existência de diversos realistas aqui que ainda não dominam a língua inglesa vou expandir o tópico pra geral (apesar de existirem uns tópicos sobre tema) poder aplicar também. 

Ressalto que é imprescindível o domínio da língua inglesa (não só nos estudos) para a SOBREVIVÊNCIA nos próximos anos, visto que o Conhecimento no Brasil está cada vez mais segmentado em temas específicos e que a inundação de informação no Brasil é a de baixa qualidade (existem ressalvas). 

Profissionalmente falando, o benefício oriundo de se aprender a língua inglesa é grande, mas intelectualmente, o benefício atinge proporções estratosféricas. Nós Brasileiros não somos um povo burro, na verdade, somos inteligentes pra caramba, porém temos que enfrentar um ambiente que não favorece o crescimento intelectual, além de possuirmos uma cultura que não beneficia o aprendizado. Porém, estudando em outra língua, conseguimos reduzir o gap que temos entre nossos concorrentes internacionais e ganhamos vantagens ao aproveitar as vantagens inerentes de se nascer no Brasil, como resistência mental à crises econômicas, resistência mental ao fator medo advindo da alta taxa de criminalidade, e as vantagens físicas de sermos o povo mais miscigenado do mundo. 

Sem mais ladainhas, seguem as dicas logo abaixo

1 - Mergulhe na Língua Inglesa: 
A intenção nessa dica é fazer você trocar todas as configurações dos aparelhos que usa para Inglês (isso inclui seu Smartphone, Videogame, Televisão, Computador, Redes Sociais e tudo mais que der pra ser alterado). 

Com essa troca, você consegue aumentar a exposição diária à língua (que é um dos principais fatores que irão fazer você aprender) sem ter que ficar parando ou reservando tempo específico pra isso. Além disso, você aprende a se orientar com a língua, aprende novas palavras e se acostuma a ir lendo pequenas frases. 

2 - Veja filmes e séries em seu estado Original
Se você curte ver séries ou filmes dublados, tome vergonha nessa cara e mude isso. Honre o trabalho dos atores, que além de precisarem decorar um monte de falas, tiveram que as adaptar ao personagem. Com essa pequena mudança, você não apenas aprende de maneira ativa novas palavras, tempos verbais e sotaques, mas aprende também a focar seus ouvidos no que é dito e a relacionar o que ouve com o que lê na tela. 
Caso você já assiste legendado, comece a ver sem legendas (se for muito pesado, troque a legenda para Inglês. Não tem desculpas para não fazer isso). Um dos maiores erros que quem quer aprender Inglês comete é o de não dar esse passo, com medo de perder o entendimento do que é dito. Se não quer fazer isso com episódios inéditos, faça com filmes que você gosta de rever. 

Por exemplo: Eu curto ver Gladiador (Gladiator), O Último Samurai (The Last Samurai), Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption), Tróia (Troy) e outros filmes clássicos. Por os rever, faço o favor pra mim mesmo de não colocar legendas, o que faz o meu "Listening" (Escuta), ficar mais afiado. Quando minha meta era Ler, eu basicamente baixava as legendas em Inglês e as coloca no vídeo. No primeiro filme você sofre, no décimo, sua cabeça já fica acostumada. 

3 - Aprenda os Principais Verbos: 
Aqui você vai precisar dedicar tempo (seja vendo videoaulas ou estudando em um livro). 
A ideia é você entender como é usado os principais verbos da língua inglesa (ex: To Be (ser, estar), Have (ter), Can (poder)) além de se acostumar com suas variações nos tempos verbais (passado e futuro). 

Os três verbos do exemplo são MUITO usados em textos, e os dominar irá fazer você avançar bem rápido no aprendizado (lembrando que a ideia aqui é fazer você LER em Inglês, e não sair por aí falando igual o Shakespeare). 
Sempre fiquem atentos com os tempos verbais das outras palavras também. 
Se verem um -ED, -D no final, significa que o contexto da frase é o passado. Se verem um -ING no final, significa que o contexto é o presente. Geralmente, o -ED, -ING ou verbo principal, vão estar acompanhados por um verbo auxiliar como o TO BE (IS ou ARE para o presente, WAS ou WERE para o passado), WILL (indicativo de ação futura) e por aí vai. 

Ex: She is cheting on me. Ela está me traindo. (Presente)
      Is she cheating on me? Ela está me traindo? (Pergunta - Presente)
      She cheatED on me. Ela me traiu. (Passado)
      Was she cheating on me? Ela estava me traindo? (Pergunta - Passado)
      She will cheat on me. Ela irá me trair. (Futuro) 
      Will she cheat on me? Irá ela me trair? (Pergunta - Futuro)
      
Domine isso e você já poderá entender 50% de um texto, artigo ou livro que deseja ler. E isso é bem fácil. 

Uma outra coisa que quero chamar a atenção nessa parte, é o fato de que existe verbos regulares (que terminarão com ED ou D quando estiverem no passado) e irregulares (que mudarão alguma letra ou a ordem de letras no passado). Aqui você não consegue saber a diferença, vai ter que decorar mesmo. 
Se nãão entendeu isso, veja esse cara: https://www.youtube.com/watch?v=DtwS6dJC658 


4 - Aprenda o significado de muitas palavras: 
Com 1000 palavras você consegue ler, falar e estudar na maioria das línguas do mundo. Então foque em aprender isso. Mas comece devagar. Decorar esse tanto de palavra pode levar algum tempo, e o melhor a se fazer é praticar de maneira inteligente. 

Eu fiz o seguinte: Comprei um caderno de R$2,20 e fui anotando todas a palavras, e suas variações. Depois, eu as lia em voz alta. Fiz isso todo dia durante uns 2 meses e deu certo. 
Vai ficando mais difícil com o passar do tempo pois você vai adicionando mais palavras. Aí a medida que você for decorando, vai riscando da lista, se não vai chegar um dia que você vai ter que ler 3000 palavras em voz alta todo dia. 
Vou deixar essa lista com 105 palavras, comece por ela: https://inglesinstrumentalonline.com.br/...em-ingles/ 

5 - Leia em Inglês: 
Tome vergonha na cara e comece a ler de uma vez por todas. 
Não me interessa se você vai começar a ler Pinóquio, a Bíblia (se você começar a ler a bíblia versão king james em Inglês vai sofrer, mas pode ser que tu aprenda PRA CARALHO), artigos científicos (tome cuidados com os termos técnicos, pois as vezes eles são neologismos, ou possuem significados diferentes em algumas áreas do que seu uso original) ou livros. Só comece. Não vai dar certo se você ficar só decorando palavrinhas. Tem que ir pro combate. 

O que eu fiz: Comecei lendo o conto The Hound of the Baskervilles (O cão dos baskervilles, do Arthur Conan Doyle), depois fui para Tom Sawyer (As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain) e para Drácula (Bran Stoker). Nesses três livros aprendi TODA a BASE para as leituras futuras. 
Se você começar pelo Tom Sawyer, verá que é mais fácil do que imaginava. Use e abuse de livros infanto-juvenis (até harry potter vai te ajudar, pois eles são escritos pra moleques), e a partir daí, vai crescendo. 
Blogs e Sites também servem. 
Recomendo esses aqui: https://therationalmale.com  https://boldanddetermined.com  https://www.nateliason.com/blog  https://www.startgainingmomentum.com[/url]

Dica Extra:
 1 - Aprenda termos completos e frases. Mire nisso. Se você aprender frases completas aprenderá mais rápido em comparação com aprender decorando palavra por palavra. E como no português tem muita frase (orações) que se repetirão. Então nisso você já consegue uma vantagem. 
Vou deixar um link ali em baixo pra vocês verem como funciona esse método. 

2 - Leia o Wikipédia em Inglês. Essa será umas das melhores coisas a se fazer, visto que os artigos da wikipedia são simples. Pra aprendizado, é um excelente começo. Só não vá acreditar em tudo que está escrito nas páginas de lá, pois quem edita, é o povão. 

Recursos extras: 

http://libgen.lc/ - NESSE SITE VOCÊ TEM DISPONÍVEL MAIS DE 5 MILHÕES DE LIVROS, ARTIGOS, REVISTAS E ETC. APROVEITE A DÁDIVA DOS AMIGOS RUSSOS POHA. VIVA A MÃE RÚSSIA. ISSO SIM É SOCIALISMO kkkkkkk
Só destaco o fato de que metade do material disponível aqui está em Inglês e a outra está em Russo. Tem coisas em Alemão, Português, Francês, Espanhol também, mas é bem pouco comparado com o Inglês. Mas você não vai perder a chance de ler o que quiser (antes de chegar no Brasil, SE chegar no Brasil), só porque não sabe inglês, não é mesmo? 

https://www.youtube.com/channel/UCskEPRz..._a5SJyCXag - CANAL DE UM GRINGO QUE FICOU FAMOSO NO BRASIL POR QUE ENSINA INGLÊS FALANDO UM PORTUGUÊS IDIOTA.  
Mas vale a pena do mesmo jeito, pois você pode aprender não só sobre leitura, mas também sobre pronúncia. Fora o fato de que o cara é nativo, então se aprende mais com ele do que com algum BRHUE. 

https://www.youtube.com/user/carinafragozo - CANAL DE UMA PITCHUCA QUE GANHOU DESTAQUE COM COISAS ÓBVIAS. 
Recomendo a parte de frases mais usadas em Inglês. 

Método Pimsleur - Digite esse método no google e aprenda como aplica-lo. É de longe um dos melhores métodos para se aprender novas línguas SOZINHO (que é a intenção desse post). Mais sobre o cara e seu método: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Pimsleur https://www.pimsleur.com/ [url=https://www.youtube.com/user/carinafragozo]


Qualquer dúvida que tiverem, estou a disposição. Espero que o post tenha sido útil. Abraço.
Todo mapeamento começa na visualização e compreensão do espaço, dentro da mente. Tal arte, se dominada, pode trazer muitos frutos positivos. 
Responda-o
#2
Obrigado Confrade! Abraço.
Responda-o
#3
Very good advices, but nothing surpass the will of acting. When I was 18 yo, my abilites in English used to be very normal. At this time I used to listen songs in English all the time, however, I was a very lazy person who doesn't want to put some effort in learn the language We are talking about.

In 2013, everything changed. I decided that I'd learn English no matter what. So I studied with the aid of two courses: first, Effortless English, second English Way from April publisher. In about four months I turned myself into a person that could understand the majority of videos from youtube. That's one tip I can give to you guys, videos on youtube with the available subtitles in English, it helps a lot. 

Since I made some improvements, I have always trying to put myself in a lot of situations that are very unconfort at the beginning as films without subtitles, books, articles, stuff that are difficult at the beginning, but with practice turn in to natural.

I wanna to end up my participation here saying that your thread is very helpful for people that doesn't know english. Thanks for your contribution.
Responda-o
#4
Muito bom! Segura esse like!

Inglês é um dos meus objetivos para 2020!
"Paulistarum Terra Matter..."
Responda-o
#5
IN PUSSY WE TRUST
O amor supera tudo  Heart

Na vida real ou na internet?
Responda-o
#6
Mas que baita contribuição, camarada.

Quando criança, fiz uns 10 meses de cursinho.
Parei e dois meses depois já não sabia mais nada.

Não sei absolutamente nada da língua.
Para o ano que vem acho difícil, mas aprender inglês é uma das minhas metas futuras.
Responda-o
#7
Não fiz nenhum curso específico e nem comecei a estudar o idioma ainda, mas hoje depois de praticamente 2 décadas de convivência diária já consigo ler livros e entender filmes sem precisar recorrer constamente ao dicionário, salvo uma ou outra palavra mais específica.

Com certeza não é possível aprender idioma algum em X meses ou anos, é preciso absorver por muito tempo e todos os dias, senão nem adianta.

Quanto a filmes eu apesar de entender inglês só consigo ver legendado... mas em inglês, nunca em português. Jogos também ajudaram.
Responda-o
#8
Para quem quiser aprender/rever gramatica, de forma rápida e objetiva:

https://www.youtube.com/watch?v=AKOEY9PuRfY

Curso de inglês GRATUITO, para todos:

https://www.youtube.com/watch?v=M9_EOO64...uhjaipL021

Também recomendo baixar o aplicativo duolingo e usar nas horas vagas, que tiver em alguma fila, ou fazendo algo inutl que gasta apenas seu tempo
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [DÚVIDA] COMO APRENDER INGLÊS? mindcontrol 10 1,131 13-06-2019, 02:35 AM
Última Postagem: Wild
  [INSTRUÇÃO] Minha técnica para aprender palavras em inglês Aragons 15 2,029 25-06-2017, 10:58 PM
Última Postagem: Czar Preston
  [INSTRUÇÃO] Poliglota brasileiro dá dicas para aprender outros idiomas Henry Volk 2 492 14-01-2017, 10:34 AM
Última Postagem: Libertador

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)