Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que Estudar para Concurso?
#1
Introdução 

A velhice chega para todos e nosso trabalho é nosso sustento. 

Ainda que você não tenha certeza do que quer fazer nessa vida, no Brasil você não perderá muito sendo servidor público, pois sempre haverá espaço para se dedicar a outros projetos no seu tempo livre.
Apesar de ser uma ideia simples e lógica não consegui convencer meu irmão a estudar para concurso, pois ele continua no mesmo trabalho lixoso há anos. E hoje quando ele ainda não tem nem ainda 45 anos já começa a dizer que não tem a mesma cabeça de antes (claro que o fato de ele beber regularmente não deve ter nada relacionado com isso).
Já li várias explicações para a pergunta título do tópico. Vou compartilhar com vocês a versão do Roger da Cidadezinha dado o seu caráter didático e informal (peço desculpas antecipadamente pelos palavrões):



A Visão de Roger da Cidadezinha

"Sendo concursado você:
- Não precisa ficar puxando saco de chefe. Servidor público só puxa saco de chefe se quiser ou for otário. 
- Você jamais viverá o fantasma da demissão sem justa causa
- Você terá aumentos de salário mesmo fazendo o básico, sem precisar ficar sendo um capacho de chefes
- Seu chefe ESTÁ chefe e não É um chefe como nas empresas privadas, onde o chefe pode ser o do no da empresa ou filho do dono e será o chefe supremo pra sempre.
- Você terá progressões automáticas na carreira e provavelmente o salário final de sua careira será o dobro do salário inicial.
- Sua jornada de trabalho será em 99% das vezes muito mais tranquila e sem pressão do que os empregos privados.
- Seu emprego nunca será afetado em termos de demissão em virtude de crise mundiais de qualquer natureza ou em virtude de concorrência pública ou privada
- Você gozará de estabilidade por toda sua vida, basta não fazer merda. Nenhum chefe tetinha irá te mandar embora para colocar um parente ou uma gostosa no seu lugar.
- Você não precisará fazer horas extras sem a devida compensação de horários como ocorre com frequência na iniciativa privada.
- Você pode até se fuder por 1 ,2 ou 3 anos estudando, mas depois você passará 30 anos e mais a aposentadoria com tranquilidade e estabilidade."


Conclusão

Faça concurso público. 

Sempre haverá espaço para se dedicar a outros projetos no seu tempo livre.

Aprenda com o erro dos outros.

Grande abraço!
Responda-o
#2
Pra mim os principal fator pra se estudar para concursos públicos é a defasagem no setor privado com politicagem e indicações e outros tipos de problemas sociais dentro de uma empresa e logicamente a questão salarial. Muito melhor se planejar para concursos do que se planejar para uma carreira na iniciativa privada onde o mercado tem dificuldade de lhe oferecer um salário de 2 mil reais.
Responda-o
#3
O estado em si é imoral, estudar para concurso público para "deitar nas costas dos outros" merece um tapa na cara.

Ganhar "aumentos", inchar a máquina estatal, trabalhar a moda caralho porque não tem chefe cobrando, isso fora o interesse sórdido de lucrar e não servir ao povo deve ser totalmente condenado moralmente.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#4
Ou seja, para ser mais um parasita estatal.
Responda-o
#5
Chega a ser antagônico. O pessoal reclamar do estado, mas não perder a oportunidade de fazer parte do mesmo. É tipo um Socialista bancar o revolucionário num país Capitalista e com todas as benfeitorias do Capitalismo.

Eu não sou contra as pessoas fazerem concurso. Sou contra essa farra de concursos a perder de vista. Ao ponto de existir o termo (uma palavra informal) chamada: 'Concurseiro'. (Pessoas que se dedicam ao máximo e veem o concurso como há única tábua de salvação).

Sobre o lance de QI e afins em empresas privadas; enganam-se. Em órgão público existe o termo Politicagem. Eu mesmo (um funcionário terceirizado) já fui dispensado por não querer fazer essa tal politicagem. Ela é muito pior em comparação a iniciativa privada. E o 'assassinato' de reputações para quem é concursado é pior.

Quando fui administrador de fórum, recebia várias MPs para exclusão de supostas mensagens porque o membro em questão tinha receio de ser reconhecido em sua nova "profissão". Ou seja, quem é concursado hoje, tem que andar em 'ovos' praticamente.

BR sempre vai reclamar de salário. Seja 1k, 5k, 10k, [...]; o problema que muitos não possui uma educação financeira e não sabem fazer dinheiro.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#6
(06-04-2019, 09:21 PM)Diamante Escreveu: Sobre o lance de QI e afins em empresas privadas; enganam-se. Em órgão público existe o termo Politicagem. Eu mesmo (um funcionário terceirizado) já fui dispensado por não querer fazer essa tal politicagem. 

foi dispensado pq não tinha estabilidade
se tivesse, no pior dos casos, te trocavam de lotação
Responda-o
#7
(06-04-2019, 09:42 PM)Scant Escreveu:
(06-04-2019, 09:21 PM)Diamante Escreveu: Sobre o lance de QI e afins em empresas privadas; enganam-se. Em órgão público existe o termo Politicagem. Eu mesmo (um funcionário terceirizado) já fui dispensado por não querer fazer essa tal politicagem. 

foi dispensado pq não tinha estabilidade
se tivesse, no pior dos casos, te trocavam de lotação


Engana-se novamente. Não vou soltar detalhes da minha vida pessoal porque não vem o caso. Só postei o básico.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#8
(06-04-2019, 09:45 PM)Diamante Escreveu:
(06-04-2019, 09:42 PM)Scant Escreveu: foi dispensado pq não tinha estabilidade
se tivesse, no pior dos casos, te trocavam de lotação


Engana-se novamente. Não vou soltar detalhes da minha vida pessoal porque não vem o caso. Só postei o básico.

desculpe-me, só posso argumentar com base no que você escreve, pois não tenho acesso a seus pensamentos.
Responda-o
#9
Falou bem. Contra argumentar com base nos meus argumentos. E não falar a base de achismo (e afirmando) dizendo a seguinte frase: "foi dispensado pq não tinha estabilidade se tivesse, no pior dos casos, te trocavam de lotação".

Fui dispensando porque me recusei a fazer politicagem.

Como falei, não sou contra quem faz concursos, sou contra a farra de concursos a perder de vista.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#10
Doce ilusão, caia em uma prefeitura do submundo e seu tópico vai por água abaixo.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#11
(07-04-2019, 09:57 PM)Bean Escreveu: Doce ilusão, caia em uma prefeitura do submundo e seu tópico vai por água abaixo.

aí é só fazer um concurso para outro cargo
eu mesmo passei por vários
Responda-o
#12
Eu já prestei mais de 10 concursos, fui aprovado e empossado em 1. Considerando as horas que passei estudando e não me agregaram em nada (estava estudando há mais de 2 anos de 1 a 2 horas todos os dias, 3 a 4 com o edital), recentemente parei e não pretendo retornar, pois creio que a bonança dos concursos acabaram; o concurso que eu estava visando foi adiado (pela 3ª vez) e; cheguei a conclusão que já gastei muitas horas para algo que não me dá garantia de retorno.

Atualmente tenho a mentalidade que só vale a pena ir para o setor público se o salário for muito bom e seja uma área que tenha afinidade/goste, caso contrário é melhor ficar no setor privado (opinião pessoal).

Comecei a usar o tempo que estudava para aprender um hobby que possa me dar novas oportunidades no futuro, pois a única certeza que tenho é que não quero passar os próximo 30 anos fazendo o que faço atualmente.
Responda-o
#13
Roger da cidadezinha tá contando vantagenzinha e mentirinha.

Não acredite em tudo que lê por aí.

Já li mais coisa deste cidadão, como consegue fácil mulheres e é rodeado de amigos em cidade pequena. Baboseira pura.

Ele disse até que o preço das coisas é mais barato sendo que é infinitamente mais caro por causa da logística e pouca oferta.

Mas acreditem no que quiserem.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#14
Tem cargos e cargos. Eu fiscalizo prefeituras e tem gente ralando escrotamente, segurando irregularidades que não são culpa da pessoa, tendo que atender interesses políticos para não ir para a rua.

A questão da estabilidade é relativa, se quiserem te tirar não tem constituição que segure. Por isso as avaliações periódicas podem e vão derrubar quem o "poder maior" quiser.

Agora tem vantagens inegáveis, que já foram esgotadas na lista do mítico Roger.
Responda-o
#15
Uma coisa que acredito que vale a pena ser mencionado é que no serviço público não existe meritocracia. 

Você pode fazer um belo de um trabalho, inovador e etc, mas os cargos comissionados, que pagam melhor, são sempre indicados para apadrinhados.

Isso é frustrante, pois não existe perspectiva de crescimento.

Na maioria dos casos, os salários também são defasados em relação ao mercado.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#16
A tão sonhada "estabilidade" pelos bonobos é entendida de forma errônea.

A garantia real é que não tem como outro profissional prostituto fazer o mesmo serviço que o seu por um valor menor.

Em uma empresa você poderia ser facilmente demitido. Em um negócio próprio você poderia perder clientes.

No serviço público você fica blindado contra os prostitutos recém formados desesperados.

Fora isso não tem vantagem nenhuma.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#17
(17-06-2019, 01:17 PM)Sagitario Escreveu: Uma coisa que acredito que vale a pena ser mencionado é que no serviço público não existe meritocracia. 

Você pode fazer um belo de um trabalho, inovador e etc, mas os cargos comissionados, que pagam melhor, são sempre indicados para apadrinhados.

Isso é frustrante, pois não existe perspectiva de crescimento.

Na maioria dos casos, os salários também são defasados em relação ao mercado.

(17-06-2019, 07:38 PM)Mindingo Escreveu: A tão sonhada "estabilidade" pelos bonobos é entendida de forma errônea.

A garantia real é que não tem como outro profissional prostituto fazer o mesmo serviço que o seu por um valor menor.

Em uma empresa você poderia ser facilmente demitido. Em um negócio próprio você poderia perder clientes.

No serviço público você fica blindado contra os prostitutos recém formados desesperados.

Fora isso não tem vantagem nenhuma.

Pessoal, tem cargo q paga 30 mil por mês 
Isso pra mim é uma baita vantagem
Cargo ralé, q paga pouco, é uma droga
Dinheiro é o q importa aqui , simples assim
Outras discussões são perda de tempo
Responda-o
#18
(17-06-2019, 07:38 PM)Mindingo Escreveu: A tão sonhada "estabilidade" pelos bonobos é entendida de forma errônea.

A garantia real é que não tem como outro profissional prostituto fazer o mesmo serviço que o seu por um valor menor.

Em uma empresa você poderia ser facilmente demitido. Em um negócio próprio você poderia perder clientes.

No serviço público você fica blindado contra os prostitutos recém formados desesperados.

Fora isso não tem vantagem nenhuma.

No setor público há um problema muito parecido. Tanto no órgão que eu trabalho quanto em outros, vejo e escuto direto sobre desvio/acumulo de função. A pessoa faz função de outra que ganha o dobro ou o triplo do salário, sem falar que fazer a função de outro cargo é muito comum.

Quanto ao serviço público em outras áreas eu não sei dizer, há uma diferença muito grande entre os entes e poderes. Por isto, quem for seguir esse caminho que analise bem.
Responda-o
#19
O mindinho se refere aos recém formados que pagam para trabalhar, por exemplo: Eng Civil que faz 5 reais o metro enquanto escritório com "credibilidade" no mercado faz 30 reais o metro.

No caso de desvio de função ou acúmulo de função muitas vezes é gratificado ou politicagem.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#20
meu pai sempre diz pra mim passar.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Heart [RELATO] CONCURSO 3700 REAIS. TOP para realistas. Concurseiro 29 1,407 22-02-2024, 06:48 PM
Última Postagem: Wesley de Mileto
  Concurso de Rico X Concurso de Pobre Filho de Krypton 14 7,835 17-01-2020, 03:30 PM
Última Postagem: Filho de Krypton
  Curso de raciocínio lógico para concurso Solomon 19 7,341 01-08-2017, 10:09 AM
Última Postagem: A6M Zero
  Português para concurso Solomon 11 4,687 28-02-2017, 08:23 PM
Última Postagem: Solomon
  Curso de Direito Constitucional para concurso Solomon 39 9,427 10-09-2016, 11:25 AM
Última Postagem: Aragons

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)