Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Influência Budista nas obras de Alita?
Pois é... estava assistindo uma animação e em dado momento Siddhartha afirma que se o sentimento de amor que sente por sua família se transformar em apego será causador de sofrimento (08:55 - 9:10). E, pelo que entendi, NA ensina que o sentimento de apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento. Teriam as obras de NA sido influenciadas por conhecimentos budistas?

O vídeo a que estou me referindo:

E tem esse também que trata da superação do ego e da Iluminação:

Sei que NA fala pontualmente de Schopenhauer (ou seria Nietzsche?) quando trata da morte do ego, mas será que esse papo de desapego ou até mesmo da morte/superação do ego não tenha sido fruto de uma influência budista?

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
Se NA foi/é realmente gnóstico, ele teve influências da maioria(se não todas) as religiões.
Nos tornaremos indiferentes às opiniões dos outros quando, por nossa própria experiência, aprendermos com que desrespeito se fala em certas ocasiões de cada um de nós, assim que não houver motivo para receio, ou quando se crê que não o saberemos; mas, sobretudo, quando ouvirmos com que desdém meia dúzia de imbecis fala do homem mais distinto. Então compreenderemos que atribuir grande valor à opinião dos homens é honrá-los demasiado.

Arthur Schopenhauer, Aforismos para Sabedoria de Vida.
Responda-o
(05-09-2018, 07:50 AM)corpsegrinder Escreveu: Se NA foi/é realmente gnóstico, ele teve influências da maioria(se não todas) as religiões.

Em um dos livros (não me recordo qual) ele deixa bem claro de que ele é gnóstico.
Um homem com escolhas é um homem livre.
MEU BLOG - POST NOVO - Mudança de Nome
Responda-o
Ele é gnostico sim.
Creio que todas as religiões tenham um impacto nele, e querendo ou não, as religiões orientais são menos "agressivas" (por não necessitarem de serem propagadas a todos, existe até um termo para isso). O que se vincula mais a linha de pensamento dele.
Spoiler Revelar
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

-Martin Luther King
Nosso Mundo Ciclico
Responda-o
(05-09-2018, 01:38 AM)Über Escreveu: Pois é... estava assistindo uma animação e em dado momento Siddhartha afirma que se o sentimento de amor que sente por sua família se transformar em apego será causador de sofrimento (08:55 - 9:10). E, pelo que entendi, NA ensina que o sentimento de apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento.

Então, apego e paixão são potenciais causadores de sofrimento pois você se permite deixar sofrer pelo próximo.
Ele trata muito do "EU" e de como o "EU" é o grande responsavel pelas coisas que pensamos que o outro nos causa.

Quando ele diz morte do EGO acredito que se refira ao fato de entender o próximo e abrir mão de sentimentos que nos limitam.
Olhar a situação ''de fora'' e então fazer a coisa ''certa''.

Abrir mão dos desejos momentaneos e pensar no futuro, o que de certa forma nos livraria da matrix.

No fim é a mesma coisa, mas creio que sejam caminhos diferentes.
Spoiler Revelar
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

-Martin Luther King
Nosso Mundo Ciclico
Responda-o
Só complementando... se me lembro bem, tem uma parte que ele recomenda aliar a frieza do zen budismo com o calor do kama sutra. Acho que no primeiro livro. Um referencial de que ele bebeu da fonte budista pelo menos temos. E boa parte do livro me parece voltada aos conhecimentos budistas.

Interessante. Quando tiver tempo pretendo me aprofundar nos conhecimentos budistas, até porque eles não tem um viés teísta (sou ateu).

A Real sob uma perspectiva científica.
Um novo artigo a cada semana (ou não).
Responda-o
Tem esse blog que dizem ser dele:
http://dwere.blogspot.com/?m=0
Aborda bastante sobre o tema citado.

Ele é - ou era - Gnóstico, mas estudou diversos temas em busca de aprender sobre o ego e as paixões, comportamento humano, sociedade, etc.
Foi uma grande Pesquisa pela forma como escreveu seus Livros e de imensurável valor.
Leio e re-leio sempre os Livros dele.
Responda-o
Na época li tanto o cara que frequentei grupos gnósticos da minha cidade.
No longo prazo a linguagem e a propaganda possui muito mais força do que as armas.

A mulher é a maior fábrica de cafajestes do mundo.
Responda-o
Dê uma olhada no livro: "Tratado da Psicologia Revolucionária" Samael Aun Weor. Livro gnóstico que está na bibliografia dos livros de NA.
"Tudo o que te resta é o desenvolvimento pessoal." Mr. Rover 
Responda-o
(06-09-2018, 09:15 PM)loeb Escreveu: Tem esse blog que dizem ser dele:

Ele é - ou era - Gnóstico, mas estudou diversos temas em busca de aprender sobre o ego e as paixões, comportamento humano, sociedade, etc.
Foi uma grande Pesquisa pela forma como escreveu seus Livros e de imensurável valor.

O blog do NA que conheço é esse aqui: https://amordissidente.wordpress.com/

Quanto às influências no trabalho dele, o mesmo as escreveu na bibliografia dos livros. Basta procurar lá que você se aprofunda...
Responda-o
(06-09-2018, 09:15 PM)loeb Escreveu: Tem esse blog que dizem ser dele:

O tópico foi originalmente criado na comunidade O Lado Obscuro das Mulheres, onde Nessahan Alita participou
por um breve periodo.

Citação:
P:Vc é adepto da corrente mais jungueana da Gnose?
Nessahan: Não. Na verdade, mudo de idéias continuamente e é difícil me rotular. Adoto algums elementos da
teoria junguiana, não tudo.
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
NA era uma pessoa do perfil psicológico Arquiteto, pessoas com esse perfil desmontam e investigam tudo o que há em sua volta, religião, idéias, eventos concretos e abstratos, sociedade, política etc, o que acontece com muitas dessas pessoas é que em algum momento elas acabam descobrindo que tudo debaixo do sol é vã vaidade ou aflição de espírito, e viram sua atenção ao que é espiritual, muito provável que haja sim, influência budista nas obras dele, não só na parte do apego, como na parte de dissolver o ego e enxergar as infantilidades femininas com os olhos do humor e da compaixão etc
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)