Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Até onde é legal compartilhar o conhecimento?
Invariavelmente qualquer treinamento ou palestra é dito: "Compartilhe seu conhecimento assim você prosperará". Não devidamente com essas palavras, mas é por ai. Acontece que tem tanta coisa que sofremos tanto pra descobrir, tantas pancadas pra adquirir experiência e no fim jogar tudo isso no meio pra uma galera até mais esperta que você se beneficiar parece um tiro no pé. Em um ambiente que ninguém te soma nada, ajudar as pessoas com as "manhas" que tu aprendeu parece uma severa idiotice, claro que não dá pra ser extremo, ser solicito é um pilar do sucesso com certeza, difícil é achar um meio termo quanto a isso, como você tratam essa questão ?
Responda-o
Compartilhar o conhecimento que se tem é sempre uma oportunidade de aprender. Na maioria das vezes, dando uma opinião verdadeira e honesta, a pessoa com quem se conversa vai balançar a cabeça como se tivesse entendido quando na verdade não reteu 10% do que ouviu, muitas vezes de propósito por não aceitar a realidade como ela é.

Pense nos intelectuais. Você consegue, com R$10, comprar um livro cheio de informações, de um cara que estudou por no mínimo dez anos para coletar todas as referências do livro. O que eu quero dizer com isso é que talvez não saibamos tanto quanto pensamos saber e que conteúdo de qualidade na maioria das vezes é vendido por um valor baixo.
Responda-o
Veja bem:

As experiências acumuladas na vida nos dão a oportunidade de captar diversos conhecimentos, profissionais de TI devem conhecer os sistemas de informática, médicos devem conhecer a anatomia do corpo humano, etc. Isto requer esforço, disciplina, entre outras coisas.

O coeficiente das diferentes formas de conhecimento adquiridos mais as experiências reais de vida, formam no seres humanos a SABEDORIA, na Bílbia está escrito: Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.” (Provérbios 3:13)

Aqui neste fórum discutimos como agregar conhecimentos com o objetivo de valorizar a masculinidade, então compartilhe seu conhecimento só com quem quer buscá-lo, veja irmão, ninguém consegue nada de graça nesta vida

Acredito que o motivo da parábola que Cristo nos ensina que cita: "jogar pérolas aos porcos" tem este sentido, de desperdiçar coisas preciosas (neste caso, o conhecimento) para aqueles que não estão nem aí.

Por isso sou contra sair "metendo a real" a aqueles afundados em uma matrix comportamental.

Responda-o
Você precisa de mais humildade.
Responda-o
Ser sábio é diferente de "ter manhas".
Responda-o
Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina - Confúcio.

Compreendo seu ponto de vista, mas se não compartilhamos conhecimento, não somos dignos de tê-lo, e também, creio que seremos muito mais uteis aconselhando uns aos outros do que pensar em aconselhar.

"I have not yet begun to fight!" - John Paul Jones

Não basta ter-se um bom ideial; é preciso que ele se transforme em realidade -  Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

O dedo que se move escreve, e tendo escrito se vai - Omar Ibn Ibrahim El Kháyyám.
Responda-o
Não jogue pérolas aos porcos.

Tudo que você doar receberá em dobro, apenas não espere a recompensa.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
Também fico pensando nisso. Nem sempre compartilhar conhecimento e informações com terceiros é uma boa, pois muitos deles vão usar o que você os ensinou para te passarem para trás, seja em um concurso, vestibular, emprego e outras áreas da vida. Ensinar a algumas pessoas pode ser até bom, mas ensinar a todas, não.
Responda-o
Sigo o raciocínio do @Daredevil .

Todo o conhecimento que nós (humanidade) temos hoje em dia é fruto do compartilhamento. Por essa razão não há motivos para "manter o segredo pra si".

Tem o outro lado da moeda, que é o de não insistir em ficar dando conselhos para quem não quer ouvir. Ou seja, você compartilha uma coisa com alguém, se essa pessoa cagou pra você e sua ideia, e nem buscou mostrar o ponto de vista dela. As chances de comentar algo novamente com ela é nula.

* Não estou me considerando superior (Pra falar a verdade me considero até desprovido de cultura).
Responda-o
Vejo que a galera aqui é a favor de compartilhar o que se sabe, no meu caso é complicado, pois na minha profissão de engenheiro ta uma p.. concorrência, um fazendo o possível pra derrubar o outro, o pessoal não compartilha o minimo por que não quer da vantagem pra concorrente( mesmo esse sendo amigo). Sinto inveja da classe dos médicos em que se um ta com um abacaxi na mão os outros querem ajudar pra aprender junto.
Responda-o
O que vejo na prática, em ambiente de trabalho, é ninguém compartilhando nada. Tudo que aprendi precisei ser auto didata e correr atrás.

Se precisei correr atrás e estudar sozinho, não vou sair por aí entregando isso de bandeja pros outros, que cagam e andam pra mim. Essa é a minha realidade nua e crua.
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
Lamentável mas o @Sagitario está correto, ao mesmo tempo que o raciocínio do @Don Vito Corleone também está corretíssimo.

O que vi desde quando comecei a trabalhar na área financeira é que ninguém quer que vc saiba mais, nem mesmo meus patrões/superiores compartilhavam certos conhecimentos. Teve um que assinava uma consultoria e ele recebia impresso diversos casos da área, mas ele jamais passava pra gente, ficava com ele. Eu que roubava as informações e me inteirava do assunto quando eles iam viajar no final de ano.

A longo prazo, considerando o todo, todos perdemos porque menos soluções são encontradas, mais gente e mais trabalho vai ser para se produzir, e nada ficará mais barato (menos produtividade, menos produtos, menor riqueza - parece bobeira mas isso faz enorme diferença em nossas vidas).

Enfim, na minha humilde opinião, tem que haver incentivos para se compartilhar conhecimentos, se compartilha para que se ganhe no futuro; creio que os funcionários de um fabricante de espelhos que eram obrigados a viver isolados numa ilha na Itália em fins da idade média viram o potencial de se lucrar no mercado e para ganharem grana tiveram que compartilhar os conhecimentos sobre vidraçaria com outros europeus. Todos saíram ganhando no final.

Mas não há incentivos para se compartilhar conhecimentos. Estamos no Brasil, país de gente ignorante, semi-animal, cultura que não sabe retribuir as coisas.
Responda-o
Onde eu trabalho todo mundo se ajuda e ensina tudo o que sabe pro outro. É outra cultura.
Mas já trabalhei como operador de máquinas de usinagem e é assim que funciona: no refeitório todo mundo é seu amigo do peito, conversa joga conversa fora, conta segredos, troca cartas de amor, mas quando entra na oficina te abandonam e querem mais é que você se foda. As vezes eles estavam muitíssimo mais adiantados do que eu e quando eu pedia ajuda eles falavam desinteressadamente qualquer coisa e viravam a cara e nem iam lá na minha máquina ajudar em nada. E se duvidar ainda pegavam minhas ferramentas e me deixavam lá esperando eles terminarem enquanto eu estava 1000x mais atrasado.

Dependendo da área de trabalho e do local de trabalho seus colegas podem te ajudar ou tacar o foda-se. Eu já conheci os dois lados.
Responda-o
Lógico que é legal e bom compartilhar conhecimento.

Desde que não haja proselitismo, sem barreiras a quem o busque e sem constrangimentos a quem o dispense.
Responda-o
(01-08-2018, 08:30 PM)Aragons Escreveu: Onde eu trabalho todo mundo se ajuda e ensina tudo o que sabe pro outro. É outra cultura.
Mas já trabalhei como operador de máquinas de usinagem e é assim que funciona: no refeitório todo mundo é seu amigo do peito, conversa joga conversa fora, conta segredos, troca cartas de amor, mas quando entra na oficina te abandonam e querem mais é que você se foda. As vezes eles estavam muitíssimo mais adiantados do que eu e quando eu pedia ajuda eles falavam desinteressadamente qualquer coisa e viravam a cara e nem iam lá na minha máquina ajudar em nada. E se duvidar ainda pegavam minhas ferramentas e me deixavam lá esperando eles terminarem enquanto eu estava 1000x mais atrasado.

Dependendo da área de trabalho e do local de trabalho seus colegas podem te ajudar ou tacar o foda-se. Eu já conheci os dois lados.

Muito bem frisado amigo,  tbm conheci ambos os lados, hoje em dia faço o meu e foda-se, estou ali pra garantir meu salário não amizade e muito menos ser puxa saco.
"O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba. Se abandonarmos, deixarmos de lado, e de algum modo esquecermo-nos excessivamente de algo, corremos o risco de vê-lo reaparecer com uma violência redobrada."
Carl Jung
Responda-o
Sou novo aqui. Gostei bastante das postagens. Sobre o assunto, acredito que seja covardia reter qualquer conhecimento. Acredito que o ápice do aprendizado é a capacidade de ensinar mas, também acredito que compartilhar conhecimento não é compartilhar sabedoria. Conhecimento vem da experiência... Sabedoria da vivência.
Responda-o
Existem três classes de pessoas que são infelizes: aquele que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz. ( Buda )
"Antes de mas nada, saiba que você morrera e sera esquecido. Portanto, Busque  a felicidade dentro de sua alma e não fora. Entregue-se ao seu espirito. Somente ele estará com você depois da morte." (Nessahan Alita)

Spoiler Revelar
"Desenvolver apenas algumas camadas, negligenciando outras, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrara o preço da negligencia." (Mandrake)

"Como eu sempre digo, o homem que não conhece a Real sempre acaba se dando mal." (Conde de Monte Cristo)
Responda-o
Compartilhar o conhecimento é mais como mostrar novas alternativas e não como pegar na mão e levar até determinado lugar. Por exemplo: numa platéia  de 1000 pessoas só umas 20 realmente aplicam o que aprendem, outras aplicam por um período e desistem, outras aplicam e não se dão bem, enfim... as variáveis são infinitas. O bom conhecimento tende a atingir poucas pessoas, a maioria não gosta de fazer esforço pra nada, por isso vivem na merda. 

Eu acredito que de alguma forma isso beneficie a todos. Elevar o padrão de alguém(de qualquer esfera da vida que seja), se reflete nas gerações futuras para sempre. Mas isso não quer dizer que devemos sair espalhando isso pra qualquer um, o que importa é passar adiante. Isso vale mais do que um egoísmo besta nessa vida curta que a gente tem.
Responda-o
No meu trabalho é cobra engolindo cobra mas até passo meu conhecimento pois percebo que o que é difícil não será absorvido por quem realmente não está interessado.

A pessoa às vezes pergunta ali na hora pra poder tirar um problema da frente, tão logo esse obstáculo é removido, o conhecimento é esquecido.

Como disseram acima, conhecimento sem esforço e meditação em cima não adianta de nada. Parece que nessa época que vivemos, no ápice da tecnologia e compartilhamento o excesso de conhecimento acaba desvalorizado.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
Profissionalmente é difícil sair ensinando, a coisa está muito feia e TODO mundo quer seu lugar ao sol.

Há pouco chegou um novato lá no serviço, para fazer exatamente o que faço e ganhando bem menos. Olha o risco....

A estratégia entre os colegas do setor seria deixar qualquer novato de lado, afinal, chegou ao nosso ouvido que o patrão quer trocar os funcionários antigos por novatos com custo menor, mas colocando eles um tempo com os antigos para eles pegarem jeito no serviço....

Ocorreu que, no decorrer das primeiras semanas, vimos como a vida do cara era difícil, como era esforçado e humilde, por isso, para esse em específico, a gente combinou de ensiná-lo pra ele ficar na empresa. Por enquanto só veio um.

Então é assim, geralmente não ajudo nem ensino os colegas de profissão, exceto se estou com muito tempo livre e sem nada para fazer no momento (ou se são os mais chegados), isso se aplica aos da concorrência que lido no dia a dia e quase sempre vem perguntar algo.

Fora do trabalho, em termos de vida, religião, auto desenvolvimento, experiência de vida, cultura, etc, ensino tudo que posso. Exceto se o cara é um amante da ignorância, aí não há meios de ensinar nada.
Paixão, apego, libido descontrolada, desejo de ser aceito e amado são as maiores desgraças na vida amorosa do homem.

Aos novatos: Evolução, Desenvolvimento, Sofrimento e Problemas de Relacionamento:
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)