Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Real na Bíblia] Jacó e o Mito do Amor Romântico
#1
Saudações confrades!


1. Intro


Faz muito tempo que não faço um texto reflexivo. Desde que o Barão me promoveu a admin no FdB me dediquei mais a questões administrativas, tornar fórum mais amigável ao usuário e organizado esteticamente. Hoje ao fazer os últimos retoques nos banners definitivos senti que esta etapa foi concluída, então separei um tempo para escrever este texto.

Na minha visão e creio que a maioria dos realistas também, a Real sempre existiu, porém na geração dos nascidos nos anos 60 pra cá houve um rompimento com essa Real que não estava sistematizada de forma escrita, mas que fazia parte da cultura se perdeu, ou seja, a Real só existe como é hoje por uma questão de necessidade.

Mesmo não quando não era sistematizada, ela já estava nas histórias e nos livros antigos mais cheios de sabedoria. A Bíblia, que é a palavra de Deus, também traz consigo muitos ensinamentos realistas que infelizmente passam desapercebidos na maioria dos leitores. Pensando nisso, vou dar continuidade a reflexões que sobre histórias bíblicas com o olhar realista sobre elas, como o Destro fez sobre algumas delas:

Textos do Destro podem ser encontrados no tópico Textos do Destro: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=6271
(Pesquisem pelos títulos até eu corrigir o redirecionamento dos links.)


2. Jacó, a história de um patriarca que acreditava no mito do amor romântico


2.1 O preço por ignorar os costumes da época

A história de Jacó começa em Gênesis 25:20 e vai até o capítulo 49, onde é narrado seus últimos momentos, mas nosso foco aqui será na conduta dele no campo dos relacionamentos e seus desdobramentos.

O costume das famílias era se preocupar em casar primeiro as filhas mais velhas, principalmente antigamente, onde mulheres com 20 anos solteiras já ficavam com o medo de não conseguir pretendente, mesmo assim, ao encontrar-se com Labão, Jacó se deixou levar pela aparência desenvolvendo sentimentos pela filha mais nova de seu tio, o “amor a primeira vista”, estando a mais velha ainda solteira.

Citação:
"E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor."
Gênesis 29:16-18

Não sei dizer ao certo que seriam esses olhos tenros de Lia, mas eu imagino que seja um olhar mais meigo, inocente com pouco sex appeal, já Raquel era uma mulher mais top, do tipo que agradaria a Ala Beverly Hills da Real.  :troll

Por esta beleza de Raquel, Jacó aceitou trabalhar 7 anos de graça (mangina awards) para Labão e assim poder casar como ela. Pensem comigo, se ele queria a mais nova, poderia muito bem ter ficado na dele, esperado a mais velha casar e “cair matando” na mais nova, mas não, ele foi desesperado e revelou logo suas intenções.

Como consequência, na noite de núpcias o cara que queria burlar os costumes da época se ferrou, pois Lia foi entregue no lugar e ele só percebeu no dia seguinte, já tinha desvirginado Lia, não tinha como devolver. Com isso, acabou trabalhando mais 7 anos de graça para enfim casar com Raquel.

Citação:
"Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela. Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu."
(...)
"E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha."
Gênesis 29:20-28


2.2 O amor do pai pelo filho e sua relação direta com o que sente pela mãe

Outro aspecto interessante da vida de Jacó é que ele tinha uma preferência pelos filhos que teve com a mulher que amava mais, a Bíblia não deixa claro isso, explica apenas que é porque vieram na sua velhice, mas olhando o contexto pela ótica Realista, pois Raquel era estéril (Gênesis 29:32 a 30:2) e esperou muito por um milagre de Deus, entendo há uma relação entre os dois fatos.

Esse comportamento não é uma exceção e explica muitos casos hoje onde vemos CSPs querendo assumir filhos de m$ol e pais biológicos não dando a mínima para seus filhos, principalmente após o divórcio. Em ambos os casos o sentimento não íntegro é uma projeção dos sentimentos que o homem tem pela mãe da criança. Isso é um problema e o pai demonstrar gostar mais de um filho que de outro pode gerar muitos problemas de desentendimento entre os irmãos. Então aqui fica a lição de nunca demonstrar de qual filho se gosta mais.

Citação:
"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."

Gênesis 37:3,4

Um destaque pertinente aqui é que as aparências podem enganar, Lia que não era tão atraente já havia dado 4 filhos a Jacó enquanto Raquel ainda não tinha nenhum. Isso lembra me lembra uma frase de S. K. que diz que “nem sempre a mais óbvia é a correta”.


2.3 Os problemas familiares que vem como consequência

Jacó ter um filho preferido (José) e não fazer a menor questão de disfarçar isso acabou tendo como consequência o cultivo do ódio entre os irmãos, que chegaram a pensar em matá-lo mas depois mudaram de ideia e o venderam como escravo e depois disseram a Jacó que ele havia morrido, e assim pensou que fosse por muitos anos.

Citação:
"Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida."

Gênesis 37:20,21

"Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito."

Gênesis 37:26-28


2.4 O estrago já estava feito, mas Jacó aprendeu a lição

Depois de seu amor romântico por Raquel desencadear tantos problemas em sua vida, na velhice parece que Jacó finalmente aprendeu a lição, lição não está explícita, mas no detalhes da forma como ele lida com a morte de suas esposas. A mulher que antes era a mais amada, ao morrer, foi enterrada pelo caminho, já a sua primeira mulher ao morrer foi enterrada junto a seus pais, e antes de morrer, ordenou que seu corpo fosse enterrado junto de Lia.

Citação:
"E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém."

Gênesis 35:17-19


"Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
Ali sepultaram a Abraão e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia."

Gênesis 49:29-31


3. Conclusão

A história de Jacó é um exemplo de como nós homens supervalorizamos a beleza de uma mulher e entramos em situações complicadas por não saber agir de forma racional. Jacó poderia ter se interessado pela filha mais velha e ter uma família estável com ela, ou ter esperado Lia casar e só então revelar seu interesse por Raquel, a pressa o fez levar 14 anos para atingir seu objetivo e lhe trouxe diversos problemas.

Projetar o amor que temos pela mulher no filho é um erro comum que os homens cometem, nisso CSPs muitas vezes sustentam filhos dos outros enquanto abandonam os próprios filhos, no caso de Jacó todos os filhos eram dele, mas alguns ficaram “abandonados”, quem a história toda poderá constatar o que estou falando.

No fim ele parece ter aprendido a lição (antes tarde do que nunca). Sua história fica para nós percebermos o quanto o amor romântico leva ao manginismo e este a consequências terríveis. Não desprezemos a sabedoria dos livros antigos, principalmente a bíblica (cuidado ateus toddynhos), se vocês perceberem, desprezar a sabedoria dos antigos é uma prática incentivada pelo marxismo cultural, com o qual não temos parte.

Como escrevi numa “sentada”, com o tempo vou revisando o texto e a medida que os confrades forem comentando faço uma ou outra alteração.


Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/

Fé em Deus e hora,
Senna.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#2
Interessante interpretação pessoal.
Vale lembrar que a Igreja já trabalha essa ideia há muito tempo e é muito interessante a galera ver isso.

A Bíblia é recheada de histórias de gente que se ferrou por amor a determinadas coisas.

A Igreja, influenciada pelo platonismo, trabalhou os conceitos de Ágape, Eros, Philia, Storge...
Muitos costumam a confundir seriamente Ágape e Eros, Philia e Storge, e em casos estranhos até mesmo o amor familiar com Eros.

A sabedoria da definição desses quatro tipos de amor te fazem saber separar as coisas e tratar cada tipo de coisa como deve ser.

Por exemplo: É bastante comum a philia, aquele "amor amigo", que nada tem a  ver com friendzone (que fique bem claro aqui), o tratamento entre amigos que compartilham coisas uns com os outros sem esperar nada em troca.
O problema não está em amar, por exemplo, sua amiga mulher. O problema é você cair em um Eros louco e confundir isso com "amor amigo".

O familiar, é o dos mais comentados, principalmente o amor materno. Aqui já li certa vez como argumento pra "não casar" que a mulher gosta mais do filho que do marido e que depois que é satisfeita com o filho, o divórcio acontece por isso.
Cara, pra mim isso é a pior desculpa, desculpa de criança mimada e que quer atenção. O divórcio não é por isso...
A culpa não é do amor materno, sem dúvidas, o amor materno conta também a proteção e se o homem der isso, ela fica, não se trata de uma posição da mulher que faz o homem virar descartável depois de certo ponto, mas a própria utilidade do homem no dia atual. Com a independência feminina, inconscientemente, (por favor considerem isso) o pensamento é de que a procriação é só mais um checkpoint da vida e que a criação é uma coisa que ela pode muito bem fazer sem o homem também, já que o exemplo que se tem por aí é que mães solteiras são "guerreiras", não tirando o mérito, mas que isso é passado inconscientemente como bom pra sociedade que quer cada vez mais ser reconhecida por seus "checkpoints" na vida.

O Eros podemos citar aqui os embucetamentos da história acima, Salomão, Sansão, Saul, os embucetados na história de Esther...
A Igreja defende que o Eros exista, obviamente você tem que ter desejo carnal na pessoa do sexo oposto, isso é lógico! Mas que isso não pode te dominar a ponto de isso ser o culto da sua alma e você esquecer da vida pensando em buceta.

"Quando eu bato punheta eu esqueço da vida..." Rael, MC.
https://www.youtube.com/watch?v=inOMPyDjN1g

Agora o Ágape é adquirido, não tem como explicar, mas se você ler Nessahan, ele faz referência.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#3
Muito bom o tópico.

Não digo que Jacó tenha sido um manginão, pelo menos já vi piores. Ele se descuidou dos costumes, confiou demais em Labão e pagou por isso.

Texto com boas reflexões.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#4
Muito bom o post. Rendeu-me algumas reflexões.
Responda-o
#5
Vi o comentario do @Ermac no forum do bufalo e me chamou muito a atenção. Todos pereceram por causa do amor romantico, por isso ele é venerado nas musicas, filmes, novelas etc. Mas ainda assim tem aquele que se acha especial, mas no final acaba como todos os outros.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)