Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] [COBRA] A Sabotagem Social
#1
Fala pessoal,

Fui tentar abrir um tópico no Clássicos da Real mas como sou membro novo nesse fórum em específico, não pude. Sou da real desde a época da OLODM (comecei em 2009), eu era bem ativo no MR antigo e em 2012 dei uma afastada. Recentemente voltei a acompanhar. Se tiver alguém dessa época, podem me mandar uma M.P. Meu nickname ta diferente pq já tive alguns problemas na época por causa disso. Segue o tópico:

A Sabotagem Social
por C.O.B.R.A » 10 Mar 2012, 09:23

--Sabotagem-- 'Sabotagem (do francês sabotage) é o ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, institucionais ou não, que são contrários aos interesses dos sabotadores. A sabotagem foi utilizada por todos os exércitos da antiguidade, principalmente na guerra, e é utilizada atualmente por alguns governos com o fim de que suas populações não se organizem. O termo sabotagem vem do Francês sabot que significa tamanco ou sapato feito de madeira palavra ganhou o significado de impedir ou dificultar o transcurso normal do trabalho poque os operários costumavam colocar seus tamancos entre as engrenagens, para danificar as máquinas.

O ser humano é mesquinho, invejoso, competitivo, cruel e só quer te ver na merda isso todo mundo está careca de saber. Acontece que além de serem tudo isso, a maioria da espécie Homosapiens é incapaz de jogar limpo. Aí que entra o jogo sujo da dissimulação forçada e a tentativa (baixa) de lhe tirar do jogo que consiste na base do Desmerecimento afim de desencorajá-lo, de minar suas capacidades mentais/emocionais enquanto as deles se mantém intactas. Bem vindo ao mais baixo jogo emocional! Um fato que sempre aconteceu em todo contexto e grupo social existente, foi a pura e simples inveja transposta atravéz do Desmérito. O Desmérito parte quase sempre de uma pessoa inferior tanto física, emocional, quanto socialmente ao que obteve êxito. E que esta mesma pessoa almeja atingir o que seu concorrente social atingiu. É a velha máxima: "Se eu não posso vencê-lo, o diminuirei para que assim, ele se iguale a mim...". O Desmérito consiste em diminuir o Mérito (o próprio nome antagônico já é auto-explicativo) do próximo afim de rebaixá-lo, reduzí-lo e ridicularizá-lo, ao mesmo tempo que eleva o Ego e a confiança do desmerecedor. 

Exemplos claros é o que não faltam: Por exemplo, quando você passa em um concurso foda, concorrido, difícil e de bom salário, logo aquele amigo invejoso comenta: "Porra, mais tu não trabalha, assim até eu...". Ou aqueles que tem bons resultados acadêmicos, vem algum cretino e fala: "Pô mais fulano também vive de estudar assim é muito fácil...". Passou no vestibular em uma federal? Logo irão dizer: "Mas também fazendo cursinho da hora com bom material qualquer um...". Outro exemplo, quando você começa a treinar sério, pegar pesado na academia, se alimentar bem e começa a obter bons resultados no corpo (o que é a coisa mais fácil do mundo com um pouco de disciplina) vem aquele amigo frangote e comenta: "Porra, com bomba qualquer um consegue...". Outra situação, quando alguém que é pobre e obtém êxito com muito esforço. O comentários são: "Deve ter roubado ninguém fica rico assim! Ou ainda quando alguém esforçado que teve condição atinge um bom cargo de chefia ganhando um ótimo salário: "Também com papai bancando tudo até eu...". Exemplos é o que não faltam e tenho certeza de que isso já aconteceu com todos vocês.

Esse tipo de sabotagem parte quase sempre de pessoas mais próximas: companheiros sociais, parentes, colegas de trabalho, colegas de academia, etc... Notem que nenhum mérito seu para eles foi seu de fato. Posso concluir que as pessoas exigem demais mas não dão muito menos SÃO nada. -Aquele Tio que exige de você namorada e bom emprego, mas tem filha mãe solteira e sempre viveu de bicos; -Aquela namorada que exige que você seja mais Status da sua parte mas é uma fudida que não tem nem o 2º grau; -Aquele seu companheiro social que exige que você tenha um cargo maior no trabalho e maiores salários mas ele possuí um sub-emprego de merda; -Aquele companheiro de trino que um dia fala que tu toma bomba e no outro fala que tu perdeu massa e por aí vai. Como estar imune a isso tudo? Tenha personalidade, seja egoísta e se foque no objetivo. "Para te fuder aparecem 10. Para te ajudar não aparece nenhum!"

C.O.B.R.A
Responda-o
#2
Passo por isso constantemente. Quando conquisto alguma coisa, que nem precisa ser algo grande, apesar de eu não comentar as coisas com quase ninguém, algumas coisas não tem como não comentar com a mãe e o pai, porque eles acompanham algumas lutas e conquistas, e minha mãe é do tipo que faz questão de espalhar pra todo mundo que conseguir as realizações dos filhos e já aparecem os sabotadores tentando desmerecer tudo e sabotar as conquistas. Além da energia negativa que jogam pra cima da gente.

E não vem só de pessoas de status inferior não, tem muita gente com status superior, como chefes e parentes em condições financeiras melhores, mas que não querem ver você crescer porque te invejam e odeiam e fazem de tudo pra te desmerecer e te derrubar.

O ideal é ser low profile e evitar ao máximo esse tipo de situação. Mas coisas como passar em um concurso não tem como ficar escondendo de mãe e pai, até porque eles merecem saber e compartilhar da vitória, mas eles se encarregam de espalhar pra todos o feito do filho. Aí é foda.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Ellen White, Educação, Pág 57.
Responda-o
#3
(13-10-2017, 12:32 PM)Libertador Escreveu: Passo por isso constantemente. Quando conquisto alguma coisa, que nem precisa ser algo grande, apesar de eu não comentar as coisas com quase ninguém, algumas coisas não tem como não comentar com a mãe e o pai, porque eles acompanham algumas lutas e conquistas, e minha mãe é do tipo que faz questão de espalhar pra todo mundo que conseguir as realizações dos filhos e já aparecem os sabotadores tentando desmerecer tudo e sabotar as conquistas. Além da energia negativa que jogam pra cima da gente.

E não vem só de pessoas de status inferior não, tem muita gente com status superior, como chefes e parentes em condições financeiras melhores, mas que não querem ver você crescer porque te invejam e odeiam e fazem de tudo pra te desmerecer e te derrubar.

O ideal é ser low profile e evitar ao máximo esse tipo de situação. Mas coisas como passar em um concurso não tem como ficar escondendo de mãe e pai, até porque eles merecem saber e compartilhar da vitória, mas eles se encarregam de espalhar pra todos o feito do filho. Aí é foda.

Muitas mães são assim mesmo. Elas sentem orgulho do filho e querem compartilhar suas conquistas com o mundo inteiro. O problema é que muitos (sejam parentes ou amigos) não querem ver o seu sucesso.

Eu, por exemplo, farei prova para cursar Relações Internacionais em uma conceituada universidade do RJ, mas prefiro agir como low profile e não sair por ai contando para todo mundo. Só conto para alguns familiares e alguns amigos que não são olho grande/invejosos. Se eu passar, parabéns. Se eu não passar, paciência.

O autor do tópico fez muito bem em mencionar as pessoas que adoram desmerecer as conquistas alheias. Se você for rico, eles dirão que é fácil passar num concurso pois é filhinho de papai e tem grana para bancar um cursinho. Se for pobre e não trabalhar, eles dirão que você tem muito tempo livre. Se você trabalhar, eles dirão que você tem tempo livre nos finais de semana.

A verdade é que, com exceção dos seus pais (e olhe lá), a maioria das pessoas não querem ver o seu sucesso.
Responda-o
#4
Por essas e por tantas outras que eu não me importo e não ligo a opinião alheia, se você ir na maré dos pessimistas você baixa sua estima e acaba ficando estagnado, se vai na onda dos otimistas acaba inflando suas habilidades reais e se quebra todo em um mar de frustração porque deixou se levar pelo canto da sereia, o que aprendi com isso tudo é simples, falem o que quiser falar de mim eu faço o que tenho que fazer e dane-se o resto.

A sabedoria popular tem suas verdades, quando o povão diz que se nem Jesus Cristo agradou todo mundo você não vai agradar também, há muita sabedoria nisso, eu vejo muito homem ai agindo como uma verdadeira piranha atrás de atenção por pura carência e falta de atitude, simplesmente parei com esse vício de tentar agradar as outras pessoas, meu foco é no trabalho duro para conseguir as coisas que eu quero, sonho para mim é estar acordado e indo para onde eu me programei, os cães ladram mais a caravana não para, eu continua no meu caminho e o resto que vá pro quinto dos infernos.
Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Responda-o
#5
Inveja. Um dos sentimentos mais antigos da humanidade. Um dos primeiros a serem documentados na verdade. Caim matou Abel.

A Inveja em minha opinião é o sentimento mais nefasto que existe. Nada pode ser pior. Porque a Inveja, ao contrário dos outros sentimentos, é muito bem camuflada. Geralmente vem acompanhada de sorrisos e afagos.

Jesus deixou um ensinamento bem claro a esse respeito:

"...ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita."
Matheus 6.3 - Versão ARA
Responda-o
#6
Pior ainda é quando o invejoso não quer crescer. A inveja cega. Nego inveja até sua atitude de querer melhorar...
Responda-o
#7
(13-10-2017, 12:32 PM)Libertador Escreveu: Passo por isso constantemente. Quando conquisto alguma coisa, que nem precisa ser algo grande, apesar de eu não comentar as coisas com quase ninguém, algumas coisas não tem como não comentar com a mãe e o pai, porque eles acompanham algumas lutas e conquistas, e minha mãe é do tipo que faz questão de espalhar pra todo mundo que conseguir as realizações dos filhos e já aparecem os sabotadores tentando desmerecer tudo e sabotar as conquistas. Além da energia negativa que jogam pra cima da gente.

E não vem só de pessoas de status inferior não, tem muita gente com status superior, como chefes e parentes em condições financeiras melhores, mas que não querem ver você crescer porque te invejam e odeiam e fazem de tudo pra te desmerecer e te derrubar.

O ideal é ser low profile e evitar ao máximo esse tipo de situação. Mas coisas como passar em um concurso não tem como ficar escondendo de mãe e pai, até porque eles merecem saber e compartilhar da vitória, mas eles se encarregam de espalhar pra todos o feito do filho. Aí é foda.
@Libertador
Passo pela mesma coisa, eu achava que isso só acontecia comigo.
Em novembro de 2015 quando tirei uma nota alta no Enem e passei em alguns cursos de engenharia, minha mãe e meu pai saíram espalhando meus "feitos" aos 4 cantos.
Isso me deixa bastante irritado, eu não gosto de dar satisfações pessoais a ninguém, não gosto que saibam sobre mim.
A maioria esmagadora dos meus parentes não são invejosos, a maioria torce por mim, mesmo assim isso me irrita.
Pessoas de fora da família ficaram sabendo disso.
Eu já tentei conversar com eles, já pedi pra eles não darem satisfação a ninguém, mas nem adianta de nada. O jeito é aceitar que eles são assim e lidar com isso da melhor forma possível.
Banni Définitivement
Responda-o
#8
Spoiler Revelar
[quote pid='46244' dateline='1507928982']
@Libertador
Passo pela mesma coisa, eu achava que isso só acontecia comigo.
Em novembro de 2015 quando tirei uma nota alta no Enem e passei em alguns cursos de engenharia, minha mãe e meu pai saíram espalhando meus "feitos" aos 4 cantos.
Isso me deixa bastante irritado, eu não gosto de dar satisfações pessoais a ninguém, não gosto que saibam sobre mim.
A maioria esmagadora dos meus parentes não são invejosos, a maioria torce por mim, mesmo assim isso me irrita.
Pessoas de fora da família ficaram sabendo disso.
Eu já tentei conversar com eles, já pedi pra eles não darem satisfação a ninguém, mas nem adianta de nada. O jeito é aceitar que eles são assim e lidar com isso da melhor forma possível.
[/quote]

Uai, vc não gosta de dá orgulho pros seus pais não?  que:

Entenda que isso pra eles é um motivo e satisfaçao que te deu uma otima educaçao. Ou estou errado? 

Claro que não tiro a razão de que isso não é legal, mas isso pra eles é adjetivo de sucesso pro seu futuro.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#9
O confrade (assim como eu) é um ser discreto. Ele não gostava de expor seus planos/conquistas.

Ele não está reclamando dos pais terem orgulho dele. Ele está reclamando dos pais contando para todo mundo sobre as suas conquistas.
Responda-o
#10
(13-10-2017, 06:57 PM)Latinus Escreveu: O confrade (assim como eu) é um ser discreto. Ele não gostava de expor seus planos/conquistas.

Ele não está reclamando dos pais terem orgulho dele. Ele está reclamando dos pais contando para todo mundo sobre as suas conquistas.
Que é um motivo de satisfaçao pra mostrar aos outros que não falharam na educaçao que deu ao filho. (Os pais)


O negocio é tocar o foda se nos que os outros vão pensar, por acaso essas pessoas pagam as suas contas?
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#11
Eles não precisam expor nada. Os pais devem educar seus filhos a fim de se tornarem adultos honestos que agreguem algo a sociedade.

Se eles deram uma boa educação ao filho, ótimo. Só que não há necessidade de gritar isso para todo mundo ouvir. Isso não é uma competição de "somos melhores pais que vocês".

A questão do Quantum é a seguinte: ele não gosta que seus pais contem para os outros sobre suas conquistas. É um direito dele ser discreto e não sair por aí contando os seus planos/conquistas. Os pais dele devem respeitar isso.

É ótimo que eles sintam orgulho do filho. Só não precisa espalhar para todo mundo as realizações do cara.
Responda-o
#12
É em princípio, uma sabotagem contra si próprio, ao invejoso. Pois é sua constatação de inferioridade moral perante seu alvo de inveja, para onde aponta seu arsenal, e que atualmente se tem buscado direcionar como ferramenta de motivação [?] no mercado de trabalho.

Parece o contra-ponto da admiração, que consiste em identificar no outro, um alvo não para derrubar, mas para ser alcançado, equiparado. E melhor, em uma perspectiva moral na verdade.

Enquanto que a admiração é a auto-entrega feliz, a inveja é a autoafirmação infeliz. [Kierkegaard]
Responda-o
#13
Isso é totalmente irrelevante. Ficar se preocupando com algo que não ira agregar nada.

Afinal, pra que se preocupar com algo tão sem sentido?

E em momento algum disse que isso é regra, tanto que ali em cima deixei claro que "que isso não é legal".e que"ninguem paga as suas contas"
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#14
Honestamente eu odeio que as pessoas saibam algo sobre mim, especulem e fiquem dando pitaco.
Eu não gosto de dar satisfação pessoal sobre minha vida e essa atitude dos meus pais me deixa extremamente irritado.
Não precisa espalhar aos 4 ventos o quão fodão ou o quão inteligente seu filho é.
Eu nem vejo nada demais em passar numa universidade pública, qualquer idiota com uma nota acima de 7,0 no Enem consegue isso.
Eu acredito em energia negativa, quanto menos pessoas souberem melhor. Eu poderia ser um magnata dos negócios que mesmo assim eu continuaria calado.
"Sigilo é a alma do negócio"
Banni Définitivement
Responda-o
#15
Eu também acredito em energias negativas, e quanto menos souberem de mim, melhor.

Mas é compreensível que seus pais sintam orgulho do bom filho e acabem falando pras pessoas, afinal, eles sofreram pra transformar o gurizinho cagão que tinham em um homem que corre atras do proprio destino.

Deixa os veio e fica de boa.
Responda-o
#16
(13-10-2017, 07:02 PM)Gângster Escreveu:
(13-10-2017, 06:57 PM)Latinus Escreveu: O confrade (assim como eu) é um ser discreto. Ele não gostava de expor seus planos/conquistas.

Ele não está reclamando dos pais terem orgulho dele. Ele está reclamando dos pais contando para todo mundo sobre as suas conquistas.
Que é um motivo de satisfaçao pra mostrar aos outros que não falharam na educaçao que deu ao filho. (Os pais)


O negocio é tocar o foda se no que os outros vão pensar, por acaso essas pessoas pagam as suas contas?
Isso é o que penso, Sem mais.
"É o saldão das balzacas"  Minerin 
Responda-o
#17
Excelente assunto, SABOTAGEM SOCIAL. Esse artigo do Cobra é ótimo, e outros confrades como o Libertador desenvolveram bem o assunto.

Vou contribuir com um exemplo de situação que já ocorreu duas vezes na minha vida.



Eu sou um cara bonito, e em duas vezes comecei a namorar uma menina bonitinha/mediana, que não tinha amigas com relativo poder de barganha alto, e isso aconteceu.

As amigas barangas encalhadas ficaram super enciumadas delas estarem me namorando, e tentaram me prejudicar de alguma forma.

- No namoro A: uma amiga dela foi extremamente desagradável comigo, em um momento ela me abordou sozinha, apenas eu e ela na cozinha da casa, e ela foi super sem educação, não tinha cabimento algum. A encalhada estava exalando fogo de inveja.

- No namoro B: uma amiga dela, uma japinha bem baranguinha mesmo, que fazia enfermagem, conversou de um jeito super esquisito comigo quando a conheci. Eu fui educado, mantive etiqueta. Depois minha namorada falou que ela não tinha gostado de mim. Isso não fazia sentido algum, pois eu havia conversado pouco com ela e fui super agradável. Aliás na conversa ficou óbvio o meu poder de barganha em vários sentidos ser superior ao dela.


Inveja está em TODOS OS AMBIENTES DA VIDA!

Eu acho importante estar preparado pra isso, pois não me sinto muito bem com essas coisas. A própria Real me ajudou muito há anos, quando me auxiliou a entender de verdade o comportamento feminino.



Ps: Citei exemplos femininos, mas esse lance de inveja vem tanto de mulheres quanto de homens!!
Responda-o
#18
Quando li o título da thread "A Sabotagem Social", eu imaginei que seria discutido a questão da autossabotagem (medo do sucesso).
Responda-o
#19
(12-10-2017, 09:14 AM)KiichiChaos Escreveu: ...
Qual era seu nickname?
Lembro desse seu avatar no MR.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#20
As pessoas podem até querer que você esteja bem, mas nunca melhor do que elas.

A inveja é a podridão dos ossos já dizia o proverbista Salomão.
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)