Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[SOVINAGEM] - Não compre celular novo! Atualize seu Android.
#1
Isso não é um "How to", apenas estou dando motivos para fazer no seu.
Prefácio:
Eu sempre gostei de computadores, mas nunca tive dinheiro para comprar eles. Meu primeiro computador foi um que minha tia comprou, na época com 8GB de HD e incríveis 64MB de RAM, acompanhava kit multimídia e impressora HP, um luxo na época que custou uma bagatela de boas economias domésticas.

Depois que o Pentium III ficou ultrapassado, eu não conseguia, juntava dinheiro trocado, toda a grana que eu podia pra trocar de computador. Já comprei placas usadas, aproveitei coisas que os outros iam jogar no lixo e isso me fez um grande sovinador de aparelhos eletrônicos e me fez tanto ter amor por tirar desempenho, como também entender que nem tudo o que é novo é realmente necessário.

Motivo:
Celulares são indispensáveis nos dias de hoje, porém eu não posso acreditar que meu Moto G Falcon 2013 já seja desatualizado. Ora, bolas!! São apenas 4 anos desde seu lançamento e já tem mais 4 gerações à frente dele. Basicamente todo ano você é obrigado a trocar de celular para ficar "na moda", de acordo com a "modernidade". Que as vezes não são tão atraentes assim... ou só chama a atenção de entusiastas.
Com dois anos de uso a Motorola ABANDONOU as atualizações para o MotoG Falcon.


Assim como a Motorola faz com o meu celular, outras fabricantes também fazem, Samsung e até mesmo a Apple também entram nessa onda.
Mas ora, você gastou um dinheiro para ter o celular, porque não conservar até onde for necessário?
Com esta explanação você conseguirá entender através do meu exemplo o porque você pode prolongar a vida útil do seu celular, sem ter a tentação de comprar outro imediatamente para ficar "atualizado".

Meu celular:
Moto G 1ª Geração: "Apelido:" Falcon.
Lançamento 2013.


Quando eu comprei:
Versão do Android de fábrica: 4.3. A quarta versão foi atualizada até a 4.4.4.
Imagem de exemplo:
Spoiler Revelar

[Image: 119689589SZ.jpg]

Última atualização da Motorola:
Android 5.1 Lollipop.
Com essa atualização o Android conseguiu ficar mais lento e consumir bateria como um dragão.
O Android 5 é uma das piores atualizações do Android.
Imagem de exemplo:
Spoiler Revelar

[Image: moto-x-android-l.jpg?itok=WbvR1nLa]

Atualmente:
Atualmente eu uso o Android Nougat 7.1.2 (Atualmente esse sistema é mais atualizado que o do MotoG 5ª geração)
A Custom ROM que eu utilizo é a ViperOS que já vem com os serviços do Google integrados, apenas com o Google e a PlayStore. O resto é escolha minha instalar ou não pela Playstore.
Já existe previsão para o lançamento da CUSTOM ROM com Android 8.0 (Oreo).

Imagem de exemplo:
Spoiler Revelar

[Image: viper%2Bos%2B1.png]

O que é uma CUSTOM ROM?

Spoiler Revelar
ROM - Ready Only Memory. É uma imagem somente para leitura, no caso do nosso Android, é uma imagem do Sistema Operacional Android.
O Android é livremente distribuído pela Google gratuitamente, cada um pode criar sua própria versão customizada do Android e é por isso que as empresas, Samsung, LG, Asus, criam suas próprias versões.
Muitas pessoas, para dar sobrevida aos seus celulares recorrem a ROMs personalizadas por terceiros que fazem versões mais novas do Android, assim fazendo com que não sejam abandonados tão cedo pelas fabricantes.

Quem quer uma referência: É como se fosse uma distribuição Linux.


Quais são as ROMs mais famosas?


Spoiler Revelar
- LineageOS (dos mesmos criadores do CyanogenMod)
- ViperOS
- AICP (Android Ice Cold Project)
- OMINI ROM
- Paranoid Android
- PAC
Entre outros.


Como descubro qual é a melhor para o meu celular?


Só testando pra ver, instale e veja.

Como formatar meu celular?


Spoiler Revelar
Não existe receita de bolo, cada fabricante tem seu método.
1. A minha ideia é: Se você não sabe, procure alguém que saiba e que possa te ajudar.
2. Se você quer se aventurar siga tutoriais na internet também, importante você ver a data das publicações em fóruns para saber se algum método não está muito ultrapassado.
3. Procure sempre por "ToolKits" que fazem todo o serviço manual de modo bem "User Friendly", sem precisar digitar comandos no terminal, nem nada do tipo. Para quem usa Motorola, por exemplo, recomendo o "Windroid ToolKit", para quem usa Asus, o Nexus Root Toolkit.

O que eu ganho com as Custom ROMS?

Spoiler Revelar
- Aplicativos mais modernos, sistema mais moderno
- Economiza dinheiro. (Você deixa de comprar um celular novo só pra ter um sistema mais moderno)
- Economia de Bateria
- Melhor Segurança
- Melhor aparência
- Melhor usabilidade
- Melhor customização
- Melhor desempenho
- Acesso ao super-usuário (root)
- Melhor controle sobre os aplicativos do celular
- Não gostou? TROCA. Não quer? Tem como voltar pro original.


Espero que tenham gostado.  Big Grin
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#2
No meu caso eu vou comprar um novo mesmo. Tenho um S3 mini (ganhei em 2013) e vou trocar por um iPhone.
Responda-o
#3
Como coloca Android em um Nokia 2660?
[Image: Nokia-2660-cellphone1.jpg]


Yaoming
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#4
(22-09-2017, 01:51 PM)Lasker Escreveu: Como coloca Android em um Nokia 2660?
[Image: Nokia-2660-cellphone1.jpg]


Yaoming

 Aí já é Symbian
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#5
Eu não troco de celular sempre, o problema é que os App's, com o tempo, não rodam em celulares mais antigos, então somos 'obrigados' a trocar..
Responda-o
#6
Symbian não roda nem android nem wp.

E, se o telefone tiver configurações decentes de memória e ram, com o processador não sendo muito lento, o recomendado é atualizar o s.o..
Responda-o
#7
(22-09-2017, 04:56 PM)Martelo Escreveu: Eu não troco de celular sempre, o problema é que os App's, com o tempo, não rodam em celulares mais antigos, então somos 'obrigados' a trocar..

Esse problema é resolvido com a atualização do sistema.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#8
Deixei meu like.

Bem, só um alerta para quem for se aventurar.

É bom estudar bem como funciona, para só depois botar a mão na massa, antes de fazer cagada.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#9
(22-09-2017, 10:02 PM)Tesla Escreveu: Deixei meu like.

Bem, só um alerta para quem for se aventurar.

É bom estudar bem como funciona, para só depois botar a mão na massa, antes de fazer cagada.

Não é tão difícil pra quem usa Toolkit, mas pra quem vai fazer na mão, é bom estudar mesmo.

Mas vale o investimento. Com certeza.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#10
Ahh sim.. Agora entendi, é mais complexo.. Tava confundindo com restaurar configuração de fábrica..
Responda-o
#11
(23-09-2017, 08:28 AM)Martelo Escreveu: Ahh sim.. Agora entendi, é mais complexo.. Tava confundindo com restaurar configuração de fábrica..

Não kkkkkkkk

Restaurar a configuração de fábrica é soft reset.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#12
Tomando cuidado com as ROMs que vocês encontrarem por aí, pode ser uma boa mesmo.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#13
Já havia feito reinstalação de ROM mas nunca instalei uma alternativa, assim que começar a ter problemas com travamento e SO desatualizado vou optar por esse método. Muito bom.
Responda-o
#14
Meu smartphone também é o Moto G 1ª geração. Apenas fazer o root e desinstalar aplicativos padrão que nunca usei, como vários do Google Play foi o suficiente pra deixá-lo mais ágil.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#15
Baixei o ViperOS 7.1.2 Coral (Harpia=MotoG4 Play)
Vou assistir uns videos aqui ensinando como instalar e depois relato para os senhores.
Responda-o
#16
Há risco de bricar o aparelho com esse procedimento, mas feito corretamente é uma ótima saída, meus aparelhos android sempre usei as roms da cyanogem agora lineageos.
Pra quem realmente precisa trocar de aparelho sugiro importar da china, hoje utilizo um aparalho excelente pro meu uso que saiu por menos R$ 650,00 com taxas já inclusas, é incomparável com os aparelhos vendidos aqui.
Outra coisa sempre efetuem o backup da antiga rom, já tive problema de corromper a pasta onde fica a identidade do celular que gera o imei, wifi e bluetooth e praticamente perdi o aparelho, foi um trabalho londo e cansativo pra fazer o celular voltar ao normal.

Recomendo também a comunidade https://forum.xda-developers.com/, é uma excelente fonte que abrange praticamente todos os celulares.
Responda-o
#17
(25-09-2017, 05:31 PM)Lianz Escreveu: Há risco de bricar o aparelho com esse procedimento, mas feito corretamente é uma ótima saída, meus aparelhos android sempre usei as roms da cyanogem agora lineageos.
Pra quem realmente precisa trocar de aparelho sugiro importar da china, hoje utilizo um aparalho excelente pro meu uso que saiu por menos R$ 650,00 com taxas já inclusas, é incomparável com os aparelhos vendidos aqui.
Outra coisa sempre efetuem o backup da antiga rom, já tive problema de corromper a pasta onde fica a identidade do celular que gera o imei, wifi e bluetooth e praticamente perdi o aparelho, foi um trabalho londo e cansativo pra fazer o celular voltar ao normal.

Recomendo também a comunidade https://forum.xda-developers.com/, é uma excelente fonte que abrange praticamente todos os celulares.

Obrigado pela contribuição, confrade.
"Brickar" o celular é uma tarefa bem difícil quando se faz um procedimento desses, mas é sempre bom verificar com as chaves md5 se a ROM baixada está íntegra.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#18
(25-09-2017, 05:31 PM)Lianz Escreveu: Há risco de bricar o aparelho com esse procedimento, mas feito corretamente é uma ótima saída, meus aparelhos android sempre usei as roms da cyanogem agora lineageos.
Pra quem realmente precisa trocar de aparelho sugiro importar da china, hoje utilizo um aparalho excelente pro meu uso que saiu por menos R$ 650,00 com taxas já inclusas, é incomparável com os aparelhos vendidos aqui.
Outra coisa sempre efetuem o backup da antiga rom, já tive problema de corromper a pasta onde fica a identidade do celular que gera o imei, wifi e bluetooth e praticamente perdi o aparelho, foi um trabalho londo e cansativo pra fazer o celular voltar ao normal.

Recomendo também a comunidade https://forum.xda-developers.com/, é uma excelente fonte que abrange praticamente todos os celulares.

Já tinha ouvido falar desse fórum, resolvi olhar hoje, muita informação boa lá. Valeu a recomendação confrade Joinha
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#19
Upando este tópico para relatar minha experiência com custom roms:

Relatei aqui os problemas que tive com "monstro sagrado" após 4 anos de uso com satisfação, motivo pelo qual agora estou com o Asus Zenfone 2.

Insatisfeito com a duração da bateria e a quantidade enorme de apps que vem instalados na rom original, corri atrás de uma custom rom com Android puro, que era o que eu tinha no Moto G e gostava bastante.

Algumas roms que usei:

- AOSP android 6.0
- CyanogemMod 13.0
- LineageOS 14.1

A primeira ficava toda hora pedindo pra eu selecionar o SIM card pra uso de dados, aquilo foi me incomodando e passei para a 2ª, que depois descobri que já tinha versão mais atual, então passei pra última, a Lineage OS 14.1.

Nestas últimas percebi que há pequenos problemas com hardware, mas o principal foi que o microfone ficou muito baixo. Depois de ficar cansado de ficar resolvendo problemas resolvi voltar pra rom original. Porém caí na burrice de simplesmente jogar ela no SD card e tentar instalar pelo TWRP. Nisso "brickei" o aparelho, como o @Lianz alertou. Foi no fórum que ele indicou também que eu mais encontrei ajuda nesse tipo de procedimento. Também encontrei vídeos no YouTube que me ajudaram a resolver o problema do brick.

Eu tentava ligar meu celular e só vibrava, nem a imagem de carregar bateria aparecia, achei que realmente tinha perdido o aparelho, mas depois de quase 8 horas de procedimento consegui trazê-lo de volta com os tutoriais desses 2 vídeos aqui:


Depois de conseguir voltar para uma rom original, por uma questão de perfeccionismo perdi mais algumas horas para colocar a rom original mais atualizada que encontrei no próprio site da Asus e assim meu aparelho voltou ao normal, com a diferença que a rom que veio nele era do Android 5.0 (Lollipop) e a que está agora é do 6.0.1 (Marshmallow).

Minha conclusão é que custom roms só devem ser utilizadas se não forem relatados problemas de compatibilidade, caso contrário vai ter uma coisa ou outra que você vai ficar insatisfeito. Pra melhorar o desempenho do aparelho acho mais válido:

- Fazer root;
- Instalar o Titanium Backup e com ele desinstalar apps inúteis da rom,
- Fazer o hard reset; e
- Atualizar os apps somente quando não tiver outra alternativa.

Foi isso que eu fiz quando usava o Moto G e funcionou muito bem pra mim.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o
#20
O ASUS Zenfone 2 tem AOSP Experience Oreo 8.1

Dá uma verficada.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
Thumbs Up Dicas de Apps para Android e IOS.... Gangster 46 14,481 31-07-2019, 12:49 PM
Última Postagem: d3''

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)