Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A história do flúor na água
#1
Em conversa no chat ontem, colega @Tyler Durden mencionou que parou de usar creme dental, presumo eu que pelos males que o flúor causa ao organismo. O que me fez recordar de um texto que traduzi há alguns anos, sobre o assunto. Basicamente a ideia de adicionar flúor ao suprimento de água foi uma jogada de marketing genial e diabólica da Alcoa (Companhia de alumínio norte americana), mais detalhes do processo no texto abaixo, postado originalmente aqui:


Tradução: Daniel Castro
Revisão: Iara Terra
Este ensaio apareceu originalmente na edição de Janeiro de 1993 do The Rothbard-Rockwell Report.

O texto abaixo é uma tradução deste Artigo original.

Sim, eu confesso: Eu sou um anti-fluoretacionista veterano, logo – não pela primeira vez – correndo o risco de me colocar no campos dos “malucos de direita e fanáticos”. Sempre foi um mistério para mim porque ambientalistas de esquerda, que guincham de horror com um pouco deAlar em maçãs, que gritam “câncer” ainda mais absurdamente que o menino gritou “Lobo”, que odeiam cada aditivo químico conhecido ao homem, ainda assim dão sua aprovação benigna ao fluoreto, uma substância altamente tóxica e possivelmente carcinogênica. E não somente eles deixam as emissões de fluoreto fora de suas críticas, mas endossam sem críticas o massivo e contínuo despejo de fluoreto no suprimento de água da nação.

Primeiro: o caso geral a favor e contra a fluoretação da água. O caso a favor é quase que inacreditavelmente fraco, sendo resumido para o alegado fato de reduções substanciais em cáries entre crianças entre 5 e 9 anos de idade. Ponto. Não existem efeitos alegados para qualquer um mais velho que nove! Para isso toda a população adulta na área fluoretada deve ser submetida a medicação em massa!

O caso contra, fora as evidências dos malefícios específicos do fluoreto, é poderoso e avassalador.

(1) Medicação compulsória em massa é maligna, assim como socialista. É bastante claro que uma das chaves para qualquer medicação é o controle da dose; pessoas diferentes, com riscos diferentes, necessitam de dosagens individuais, adaptadas para suas necessidades. E porém com a água compulsoriamente fluoretada, a dose se aplica a todos, e é necessariamente proporcional à quantidade de água que alguém bebe.

Qual é a justificativa médica para um cara que bebe dez copos de água por dia receber dez vezes a dose de fluoreto que o cara que bebe somente um copo? Todo o processo é monstruoso assim como idiota.

(2) Adultos, e de fato crianças acima de nove anos, não recebem quaisquer benefícios de sua medicação compulsória, porém ingerem fluoreto proporcionalmente à sua ingestão de água.

(3) Estudos demonstraram que enquanto crianças entre 5 e 9 anos podem reduzir suas cáries pela fluoretação, tais crianças entre os 9 e 12 anos têm mais cáries, tanto que após os 12 anos os benefícios desaparecem. Então, na melhor das hipóteses, a questão se resume a: nós temos que nos submeter aos perigos da fluoretação somente para salvar dentistas da irritação de lidar com crianças com idades entre 5 e 9 anos se contorcendo?

(4) Quaisquer pais que quiserem dar aos seus filhos os benefícios dúbios da fluoretação podem fazê-lo individualmente: dando aos seus filhos pílulas de flúor, com doses reguladas aos invés de proporcionadas a esmo de acordo com a sede da criança; e/ou, como todos sabemos, elas podem escovar seus dentes com pastas com flúor adicionado. Que tal um pouco de escolha individual?

(5) Não vamos omitir o pagador de impostos que há muito sofre, que têm de pagar pelas centenas de milhares de toneladas que são jogadas no suprimento socializado de água a cada ano. Os dias em que companhias privadas de água, uma vez florescentes nos EUA, já se foram há muito, embora o mercado, nos anos recentes, retornou na forma das cada vez mais populares garrafas de água, embora muito mais caras de que a água socializada de graça.

Nada lunático ou maluco sobre estes argumentos, certo? O suficiente sobre o caso geral a favor e contra a fluoretação. Quando chegamos aos males específicos da fluoretação, o caso contra se torna ainda mais avassalador, assim como macabro.

Durantes os anos 1940 e 1950, quando o avanço para a fluoretação estava ocorrendo, as forças a favor usaram o experimento controlado de Newburgh e Kingston, duas cidades vizinhas no estado de Nova Iorque, com demografias quase iguais. Newburgh fora fluoretada e Kingston não, e o poderoso “Establishment” pró-fluoretação trombeteou o fato de que dez anos depois, o índice de cáries de crianças entre 5 e 9 anos em Newburgh era consideravelmente menor do que em Kingston (originalmente, os índices de todas as doenças eram quase iguais em ambos lugares). Certo, mas os antifluoretacionistas levantaram o fato perturbador de que, após dez anos, tanto os índices de câncer quanto de doenças cardíacas eram significativamente maiores em Newburgh. Como o”Establishment” tratou tais críticas? Dispensando-as como irrelevantes, táticas excêntricas de semeadores de medo. Sério?

Por que estes problemas subsequentes e acusações foram ignorados e ultrapassados, e por que a correria para infligir a fluoretação nos Estados Unidos? Quem estava por trás dessa direção, e como os adversários adquiriram a imagem de “direitistas excêntricos”?

NA DIREÇÃO DA FLUORETAÇÃO

O direcionamento oficial começou abruptamente logo antes do final da Segunda Guerra Mundial, empurrado pelo Serviço Público de Saúde americano, e então pelo Departamento do Tesouro. Em 1945, o governo federal selecionou duas cidades de Michigan para a condução de um estudo oficial de “15 anos”; uma cidade, Grand Rapids, foi fluoretada, enquanto uma cidade controle, foi deixada não fluoretada. (Eu estou em dívida com um artigo revisionista recente sobre fluoretação do escritor médico Joel Griffiths, no jornal sensacionalista de esquerda Covert Action Information Bulletin: “Fluoride: Commie Plot or Capitalist Ploy?” [Fall 1992], pp. 26–28, 63–66.) Porém, antes que cinco anos tivessem passado, o governo matou seu próprio “estudo científico”, ao fluoretar a água da segunda cidade em Michigan. Por quê? Sob a desculpa que sua ação foi causado por “demanda popular” pela fluoretação; conforme veremos, a “demanda popular” foi gerado pelo próprio governo e pelo “Establishment”. De fato, tão cedo quanto 1946, sob uma campanha federal, seis cidades americanas fluoretavam suas águas, e outras 87 se juntaram à tendência até 1950.

Uma figura chave na direção pela fluoretação bem sucedida foi Oscar R. Ewing, que foi nomeado pelo Presidente Truman em 1947 como chefe da Federal Security Agency (Agência Federal de Segurança), que englobava a Public Health Service (PHS) (Serviço de Saúde Pública), e que depois desabrochou em nosso amado Cabinet office of Health, Education, and Welfare (Ministério da Saúde Educação e Bem estar). Uma das razões da defesa da fluoretação pela esquerda – em adição a ser medicina socializada e medicção em massa, para eles um bem em si mesmo – foi que Ewing era um certificado  “Fair Dealer” de Truman e esquerdistas e propositor declarado da medicina socializada, um alto oficial da então poderosa Americans for Democratic Action (Americanos pela Ação Democrática), a principal organização de “liberais anti-comunistas” (leia-se: socialdemocratas e mencheviques). Ewing mobilizou não somente a esquerda respeitável mas também o centro do Establishment. A poderosa direção pela fluoretação compulsória foi liderada pela PHS, que logo mobilizou as organizações de dentistas e médicos estabelecidas.

A mobilização, o clamor nacional pela fluoretação, e o rotulamento de seus oponentes com a imagem de malucos de direita, foram todos gerados pelo homem de relações públicas contratado por Oscar Ewing para dirigir a campanha. Pois Ewing contratou ninguém menos que Edward L. Bernays, o homem com a honra dúbia de ser chamado de “pai das relações públicas”. Bernays, o sobrinho de Sigmund Freud, era chamado de “o manipulador de opiniões original”, em um artigo admirado no Washington Post quando da ocasião de seu centésimo aniversário no final de 1991. O fato de que organizações de direita como a John Birch Society corretamente chamaram a fluoretação de  “socialismo lento” e culparam o comunismo soviético com a fonte da campanha da fluoretação (não, não os Bolcheviques, caras: mas uma aliança menchevique-capitalista de estado, veja abaixo) foi usado pelos Bernaysianos para desacreditar toda a oposição..

Conforme um artigo científico retrospectivo apontou sobre o movimento da fluoretação, um de seus dossiês amplamente distribuídos listava seus oponentes “em ordem alfabética cientistas reputáveis, criminosos condenados, modistas alimentares, organizações científicas e a Ku Klux Klan.” (Bette Hileman, “Fluoridation of Water,”Chemical and Engineering News 66 [August 1, 1988], p. 37; citado em Griffiths, p. 63) Em seu livro de 1928 Propaganda, Bernays revelou os dispositivos que ele usaria: Falando sobre o “mecanismo que controla a mente do público”, que pessoas como ele poderiam manipular, Bernays adicionou que “Aqueles que manipulam o mecanismo não visto da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder governante do nosso país… nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas ideias sugeridas, em grande parte por homens dos quais nunca ouvimos falar…” E o processo de manipular líderes de outros grupos, “seja com ou sem sua cooperação consciente” irá automaticamente influenciar os membros de tais grupos.

Ao descrever suas táticas como homem de relações públicas para a Beech-Nut Bacon, Bernays conta como ele sugeria para médicos para que dissessem publicamente que “faz bem comer bacon.” Porque, Bernays adicionou, ele “sabia que uma era uma certeza matemática que um grande número de pessoas iriam seguir os conselho de seus médicos porque ele (o homem de relações públicas) entende a relação de dependência psicológica dos homens com seus médicos.” (Edward L. Bernays, Propaganda [New York: Liveright, 1928], pp. 9, 18, 49, 53. citado in Griffiths, p.63) Adicione “dentistas” à equação, e substitua bacon por fluoreto e você terá a essência da propaganda de Bernays.

Antes desta campanha, o flúor era largamente conhecido pelo público como o principal ingrediente de venenos de insetos e ratos; após a campanha, ele foi amplamente divulgado como um seguro provedor de dentes saudáveis e sorrisos brilhantes.

Depois de 1950 foi só colher os frutos – as forças pró-fluoretação havia triunfado, e dois terços das reservas nacionais estavam fluoretados. Havia ainda alguma áreas “ignorantes” do país deixadas de fora (menos de 16% da água da Califórnia é fluoretada) e o objetivo do governo federal e da PHS permanece sendo “fluoretação universal”.


DÚVIDAS SE ACUMULAM

Apesar da vitória relâmpago, porém, dúvidas surgiram e se juntaram na comunidade científica. Fluoreto é uma substância não biodegradável, que, nas pessoas, acumula-se nos dentes e ossos – talvez fortalecendo os destes das crianças; mas e os osso humanos? Dois problemas cruciais de fluoretos – fragilidade e câncer – começaram a aparecer em estudos, somente para serem sistematicamente bloqueados pelas agências governamentais. Tão cedo quanto 1956, um estudo federal descobriu quase duas vezes mais defeitos ósseos pré-malignos em jovens do sexo masculino em Newbergh quando comparado à não-fluoretada Kingston; mas este achado foi rapidamente dispensado com “espúrio”.

Estranhamente, apesar do estudo de 1956 e de evidências carcinogênicas surgindo desde os anos 1940, o governo federal nunca conduziu seus amados estudos carcinogênicos em animais para o fluoreto. Finalmente, em 1975, o bioquímico John Yiamouyiannis e Dean Berk, um oficial aposentado do próprio National Cancer Institute (NCI – Centro Nacional do Câncer) do governo federal, apresentaram um artigo antes do encontro anual da American Society of Biological Chemists (Sociedade Americana dos Bioquímicos). Este artigo reportava um aumento de 5 a 10 porcento nas cidades americanas que haviam fluoretado suas águas. Os achados foram disputados, mas ajudaram a começar audiências no congresso dois anos depois, quando o governo revelou a congressistas chocados de que ele jamais havia testado o fluoretado para o câncer. O congresso ordenou à NCI que conduzisse tais testes.

Falemos de enrolação! Incrivelmente, a NCI demorou doze anos para terminar seus testes, achando “evidências equívocas” que o fluoreto causava câncer ósseo em ratos machos. Sob mais ordens do congresso, a NCI estudou tendências de câncer nos EUA, e achou evidência em todo o país de “aumento no índice de câncer ósseo e de juntas em todas as idades”, especialmente nos jovens, em condados que haviam fluoretado suas águas, mas tal aumento não foi verificado em condados “não-fluoretados”.

Em estudos mais detalhados, em áreas do estado de Washington e em Iowa, a NCI descobriu que entre os anos 1970 e 1980 o câncer ósseo para jovens do sexo masculino abaixo de 20 anos havia aumentado 70% nas áreas fluoretadas, mas diminuído 4% nas áreas não fluoretadas. Parece bem conclusivo para mim, mas a NCI colocou alguns estatísticos espertos para trabalhar nos dados, para concluir que tais achados, também, eram “espúrios”. A disputa sobre esta reportagem levou o governo federal a empregar um de seus favoritos expedientes em virtualmente qualquer área: uma comissão alegadamente especialista, bipartidária e “sem valores”.

O governo já havia feito a parte da comissão em 1983, quando estudos perturbadores levaram nossa velha amiga PHS a formar uma comissão de “especialistas de classe mundial” para revisar os dados sobre a segurança de fluoretos na água. Interessantemente, o painel achou para sua profunda preocupação de que a alegada evidência da segurança do fluoreto mal existia. O painel de 1983 recomendou precaução na exposição de crianças ao fluoreto. Interessantemente, o painel recomendou que o conteúdo de flúor não fosse maior que duas partes por milhão para crianças até nove anos, por causa de preocupações com o efeito do flúor nos esqueletos das crianças e potenciais danos cardíacos.

O presidente do painel, Jay R. Shapiro do NIH, advertiu os membros, porém que a PHS poderia “modificar” os achados, uma vez que “a reportagem lidava com “questões políticas sensíveis”. Com certeza, quando o cirurgião geral Everett Koop lançou a reportagem oficial um mês depois, o governo federal havia jogado fora as mais importantes conclusões e recomendações, sem consultar o painel. De fato, o painel nunca recebeu cópias da versão final alterada. Todas as alterações do governo foram na direção pró-fluoretação, alegando que não haviam quaisquer “documentações científicas” de problemas com níveis de fluoreto abaixo de 8 partes por milhão.

Em adição aos estudo de câncer ósseo no final dos anos 1980, evidência está se acumulando de que fluoreto leva a fraturas ósseas. Nos últimos dois anos, não menos que oito estudos epidemiológicos indicaram aumento nos índices de fraturas em homens e mulheres de todas as idades. De fato, desde 1957, o índice de fraturas em rapazes aumentou agudamente nos EUA, e o seu índice de fraturas de quadril está entre os maiores do mundo. De fato, um estudo do tradicionalmente pró-fluoreto Journal of the American Medical Association (JAMA), em doze de agosto de 1992, descobriu que mesmo “baixos níveis de fluoreto pode aumentar o índice de fraturas ósseas nos idosos.” A JAMA concluiu que “é apropriado revistar a questão da fluoretação da água”

Claramente, era a hora certa para outra comissão federal. Durante 1990-91, uma nova comissão, presidida, pelo oficial veterano da PHS, e pró-fluoretacionista de longa data Frank E. Young, previsivelmente concluiu que “nenhuma evidência” fora achada associando o fluoreto ao câncer. Sobre fraturas ósseas, a comissão candidamente disse que “mais estudos são necessários”. Mas nem outros estudos nem procura espiritual não foram necessários para a sua conclusão: “A PHS dos EUA deve continuar dando suporte à fluoretação ideal da água”. Presumivelmente, eles não concluíram que “ideal” significava zero.

Apesar da lavada do Young, dúvidas continuaram crescendo mesmo dentro do governo federal. James Huff, um diretor do National Institute of Environmental Health Sciences (Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental), concluiu em 1992 que animais no estudo governamental desenvolveram câncer, especialmente câncer ósseo após receberem fluoreto – e não havia nada “equívoco” sobre sua conclusão.

Vários cientistas da Environmental Protection Agency (EPA) (Agência de Proteção Ambiental) se viraram para o alarme do anti-fluoretacionista e toxicologista William Marcus de que o fluoreto causa não somente câncer, mas também fraturas ósseas, artrite e outras doenças. Marcus menciona, também, que, um estudo não publicado do Departamento de Saúde de New Jersey (um estado em que somente 15% da população recebe água fluoretada) mostra que o índice de câncer ósseo entre jovens do sexo masculino é nada menos que seis vezes maior em áreas fluoretadas que em áreas não-fluoretadas.

Mesmo chegando a questionar a antiga sacra ideia que a água fluoretada ao menos reduz cáries em crianças de cinco a nove anos de idade. Diversos pró-fluoretacionistas altamente elogiados subita e amargamente condenaram quando mais estudos levaram-os a crer que os benefícios dentais realmente eram desprezíveis. O mais proeminente pró-fluoretacionista da Nova Zelândia era seu principal dentista, o Dr. John Colquhoun.

Como presidente do Comitê para a Promoção da Fluoretação, (Fluoridation Promotion Committee), Colquhoun decidiu coletar estatísticas para mostrar aos duvidosos os grandes méritos da fluoretação. Para seu choque, ele descobriu que a percentagem de crianças sem problemas dentais era maior em áreas não-fluoretadas da Nova Zelândia, do que na parte fluoretada deste país. O departamento nacional de saúde se recusou a permitir que Colquhon publicasse tais achados, e o expulsou do posto de diretor dental. Similarmente, o maior pró-fluoretacionista na Columbia Britânica, Richard G. Foulkes, concluiu que a fluoretação é não somente perigosa, mas que não é sequer efetiva em reduzir problemas dentais. Foulkes foi denunciado por antigos colegas como um propagandista “promovendo as bobagens dos anti-fluoretacionistas.”

POR QUÊ A DIREÇÃO FLUORETACIONISTA?

Uma vez que o caso pela fluoretação compulsória é tão fraco, e caso contra tão poderoso, o último passo é perguntar: Por quê? Por quê o PHS se involveu em primeiro lugar? E como esta coisa toda começou? Aqui devemos manter nossos olhos no papel pivotal de Oscar R. Ewing, porque Ewing era muito mais que um social democrata Fair Dealer.

Fluoreto há muito é reconhecido como um dos mais tóxicos elementos achados na crosta terrestre. Fluoretos são subprodutos de diversos processos industriais, sendo emitidos no ar e na água, e provavelmente a maior fonte deste subproduto é a indústria do alumínio. Entre os anos 1920 e 1930, flúor era um objeto de cada vez mais regulações e processos judiciais. Em particular, em 1938 a importante e relativamente nova indústria do alumínio estava sendo colocada no ritmo da guerra. O que fazer se seu maior subproduto é um veneno perigoso?

O tempo havia chegado para controle de danos; melhor ainda, para reverter a imagem pública desta substância ameaçadora. O PHS, lembre que sob a jurisdição do Departamento do Tesouro, e do Secretário do Tesouro durante os anos 1920 e até 1931 era ninguém menos que o bilionário  Andrew J. Mellon, fundador e chefe dos poderosos interesses Mellon , “Mr. Pittsburgh,” e fundador e virtual chefe da Corporation of America (ALCOA), a empresa dominante na indústria do alumínio.

Em 1931, a PHS mandou um dentista de nome H. Trendley Dean para o oeste para estudar os efeitos da concentração de água naturalmente fluoretada nos dentes das pessoas. Dean descobriu que cidades com alto nível de flúor natural pareciam ter menos cáries. Esta notícia galvanizou vários cientistas do Mellon à ação. Em particular, o Mellon Institute, o laboratório de pesquisas da ALCOA em Pittsburgh, financiaram um estudo em que o bioquímico Gerald J. Cox fluoretou alguns ratos de laboratório, decidiu que cáries naqueles ratos haviam sido reduzidas e imediatamente concluiu que “o caso (que flúor reduz cáries) deve ser tido como provado”. Ciência instantânea!

No ano seguinte, 1939, Cox, o cientista da ALCOA trabalhando para uma empresa assolada por alegações de danos causados pelo flúor, fez sua primeira proposta pública pela fluoretação da água. Cox continuou criando a urgência pela fluoretação no país. Enquanto isso, outros cientistas financiados pela ALCOA trombeteavam a alegada segurança dos fluoretos, em particular o Kettering Laboratory da University of Cincinnati.

Durante a segunda guerra mundial, pedidos de indenização por emissões de fluoreto se juntaram conforme esperado, na proporção da grande expansão da produção de alumínio durante a guerra. Mas a atenção quanto a esses pedidos foi distraída, e logo antes do fim da guerra, o PHS começou a tentar forçar a fluoretação compulsória da água. Enquanto o direcionamento pela fluoretação da água conseguiu dois objetivos de uma só vez: ela transformou a imagem do flúor de uma praga para uma benção que fortaleceria os dentes de todas as crianças, e criava uma demanda monetária substancial para fluoretos que seriam descartados anualmente nas águas da nação.

Uma nota de rodapé interessante nesta história é que o fluoretos na água naturalmente fluoretada vem do fluoreto de cálcio, enquanto que a substância descartada em todas as localidades é porém, fluoreto de sódio. A defesa do Establishment de que “flúor é flúor” se torna inconvincente quando nós consideramos dois pontos: (a) o cálcio é notoriamente bom para ossos e dentes, e que o efeito anti-cárie da água naturalmente fluoretada pode se dever ao cálcio e não ao fluoreto; e (b) fluoreto de sódio por acaso é o principal subproduto da produção de alumínio.

O que nos leva ao Oscar R. Ewing. Ewing chegou em Washington em 1946, logo após a campanha inicial da PHS começar, chegando ali como um conselheiro de longa data, agora chefe-conselheiro da ALCOA, ganhando a então astronômica quantia de  U$750.000 por ano (algo por volta de  U$7,000,000 em dólares de 1993). Um ano depois, Ewing tomou conta da Agência Federal de Segurança (Federal Security Agency), que incluia a PHS, e colocou em prática a campanha bem sucedida pela fluoretação da água. Alguns anos depois, tendo sucedido nesta campanha, Ewing saiu da vida pública, retornou à vida privada, incluindo seu cargo de conselheiro chefe na ALCOA.

Existe uma lição instrutiva nessa pequena saga, uma história de como o estado de bem estar social chegou aos EUA. Ele chegou como uma aliança de três grandes forças: social-democratas ideólogos, burocratas tecnocráticos ambiciosos e grandes homens de negócio procurando privilégios concedidos pelo Estado. A saga da fluoretação, nós poderíamos chamar o processo todo de “socialismo-ALCOA”. O estado de bem estar social resulta não no bem estar da maioria da sociedade, mas no destes grupos particularmente venais e exploradores.

Ed.: veja também (em inglês), de 2005, Fluoride Follies por Donald W. Miller, MD.
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#2
Estou convencido! Mas, e agora?

O que vocês fazem com o flúor na agua e nas pastas de dentes? Como resolvem isso? Seria interessante debatermos medidas práticas de burlar esse problema.
Responda-o
#3
Pelo fato da OMS achar o fluor um medicamento e que é recomendado adicionar no abastecimento de água é suficiente para ficar com um pé atrás...

Com essa tendência nos EUA no Brasil la pela década de 50~60 foi feito um estudo onde a conclusão foi que adicionar flúor na água reduz em cerca de 50% das caries em crianças, principalmente em áreas pobres(favela), economizando dinheiro destinado para esse problema logo seria uma vantagem... a partir de 74 tornou-se obrigatório a adição do Fluor quando o município possui estação de tratamento de água.

No HueBr a portaria 2914 de 2011 do Ministério da Saúde regulamente isso (http://www.comitepcj.sp.gov.br/download/...914-11.pdf)

Art 37 - § 1º No caso de adição de flúor (fluoretação), os valores recomendados para
concentração de íon fluoreto devem observar a Portaria nº 635/GM/MS, de 30 de
janeiro de 1976, não podendo ultrapassar o VMP expresso na Tabela do Anexo VII a
esta Portaria.

É recomendado entre 0,6 e 0,8 mg/L.

E na portaria do MS no ANEXO VII

Diz que o valor máximo permitido é 1,5mg/L.

E agora? Bom agora nós temos a doença fluorose dentaria.

Passo 1 seria comprar creme dental SEM flúor, da pra usar bicarbonato junto também.

Você pode comprar um filtro de osmose reversa por uns 3k no mercado livre.
Pode continuar tomando água normalmente(que é o que eu faço).

Pode comprar filtro com carvão ativado que remove principalmente cloro e odor da água talvez um pouco da cor e alguma coisa de matéria orgânica... não tenho certeza quanto ao flúor.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#4
O flúor é maléfico a saúde e isso é irrefutável, um ponto interessante a se frisar é que quando deixamos de usar os cremes dentais comuns as demais alternativas que podem ser pastas orgânicas ou mesmo açafrão, óleo de coco, bicarbonato... essas vias alternativas parecem não limpar corretamente os dentes, essa foi a minha impressão depois de anos utilizando flúor, parece que falta algo e a única maneira efetiva de permanecer com os dentes limpos seria então retornar com os cremes dentais poluídos demasiadamente com flúor... Passei um período bocado para me adaptar, abandonar os cremes dentais convencionais é um desafio e tanto, acreditem.

Não se preocupem com o hálito, até porque o que realmente provoca o famoso "bafo" é em suma o estômago, então se deixarem realmente de usar os cremes dentais ultra refrescantes e modernos, se sofrerem com mau hálito, tomem uma solução com água morna e limão de preferência orgânico de manhã ao acordar e ou em qualquer horário que sinta necessidade, isso é o mais efetivo a resolver seu problema, as empresas corporativistas propagam que seus cremes ultra milagrosos exterminam bactérias e eliminam o mau hálito e isso é pura jogada de marketing.

O confrade Bean trouxe boas alternativas, o filtro de osmose reversa é bastante útil, porém há algumas desvantagens como diversos minerais alcalinos que serão perdidos no meio do processo e a água em si se torna mais ácida e nem preciso comentar sobre o absurdo do preço dos filtros, é inviável para a maioria esmagadora das pessoas, quanto a insuficiência de minerais, você pode suplementar de algum modo.

Aqui onde moro a água não é tão subordinada, compro garrafões de uma boa fonte confiável que fica a alguns km's de onde moro em uma região de fazendas, o processo de tratamento é osmose reversa, eu particularmente gosto da água porque sei de suas precedências, inclusive conheço o dono da fonte, mas não me animo muito pois logo logo o dono almejando um maior lucro, faça parcerias com alguns empresários corporativistas que possam tentar burlar o processo de tratamento (convenhamos que a osmose reversa nem sempre é a opção mais viável para o lucro) e caguem tudo.

Uma opção muito boa é tentar alcalinizar a água por conta própria e isso pode ser feito de várias maneiras cabe a você encontrar a mais viável a si, poderá utilizar destiladores, ebulir a água, adicionar soluções e por aí vai ... enfim, eu particularmente sempre gosto de tomar água com limão, porém como estamos sempre na contramão das coisas tudo nos é desfavorável, o limão precisa obrigatoriamente ser orgânico, e fresco, isso não pode ser negligenciado, o limão precisa ser de boa qualidade, lhe recomendo ter uma horta em casa já facilita e muito o processo, não vou me aprofundar neste processo pois é facilmente encontrado tutoriais na internet, a água com limão é uma ótima saída também.

Quanto aos cremes dentais orgânicos, as empresas estão sumindo, está cada vez mais difícil encontrar boas pastas dentais naturais, a concorrência e recursos midiáticos das grandes corporações engolem os mais fracos e induz até mesmo os mais céticos, vejo várias pessoas que possuem uma boa mentalidade sobre a matrix, sistema corporativista e afins mas mesmo assim não abre o olho para itens simples como a introdução de flúor nesses lixos que se dizem higiênicos, a mídia é forte e consegue arrematar boa parte do rebanho, comprar pastas orgânicas não é tarefa fácil, eu só encontro pastas naturais em comercialização a em torno de 130km 'de distância de onde moro, claro isso é apenas uma situação que me ocorre, porém nas grandes cidades existem lojas especializadas, é dificil porém não impossível encontrar, e cuidado pois nem todas são confiáveis, existem algumas que se dizem orgânicas mas utilizam de recursos traiçoeiros na tentativa de ludibriar o comprador, por isso citei o exemplo que me acontece, a pasta mais confiável que encontro está a 130km's de minha residência, uma base e isso fazendo inúmeras pesquisas.

O flúor foi usado na 2° Grande Guerra como arma de manipulação porém essas informações passam batido por muitos, é uma verdadeira arma de extermínio se usada de modo inapropriado e isto é o que ocorre atualmente, não me subjugo um teórico conspiracionista mas as informações batem com a realidade e isso é algo que me faz acreditar e claro com o que posso observar no meio realístico também.

Nos tempos de holocausto, vários judeus e inocentes eram exterminados por meio de diversas técnicas sutis para matar sem causar alerta/suspeita, e isso era feito por meio de estudos científicos e modernos para a época, a literatura nos aponta apenas a morte com gás e a cremação e de fato isso ocorria com uma certa regularidade porém logo se deu a necessidade de uma técnica que não causasse tanto alarde, cientistas então puderam a partir de estudos, catalogar uma série de efeitos desencadeados pela ingestão dosada e controlada de flúor em humanos, chegaram então ao fio da meada, o flúor ao ser injetado em baixas doses porém de forma constante ou seja várias vezes ao dia, provocava no indivíduo uma reação inesperada diretamente no cérebro, era em suma uma droga narcótica, induzia o mesmo ao estado de relaxamento intenso apto a ser manipulado, perda de consciência e capacidade cognitiva. Abobado é o termo que gosto de utilizar, o flúor pode inclusive causar demência dependendo de suas concentrações no organismo.
Logo, ele foi introduzido na água pois seria impossível dosar a substância repetidas vezes ao dia em milhares de indivíduos, a maneira mais fácil e convicta de poluir a todos de forma pratica e efetiva era introduzir o mesmo na água, era o método mais rápido e fácil de envenenar a todos sem causar suspeitas.

Encontrei alguns trechos do cientista dos EUA Charles Perkins, era especialista renomado no ramo de pesquisas em substâncias químicas e em patologias..... enfim, segue alguns trechos de sua análise.

"O flúor é biologicamente ativo mesmo em baixas concentrações. Ele interfere com os ligamentos de hidrogênio, que é o centro da estrutura e funções das proteínas e ácidos nucléicos. Assim, tem o potencial de provocar distúrbios no processo vital do organismo”.

estou deixando um link de um site que aborda diversas temáticas sobre os malefícios da fluoretação, e as mazelas que essa praga pode ofertar ao mundo. este é o link http://www.fluoridealert.org

O dono e responsável pelos artigos do site é Paul Connett, que por sinal é um cientista e doutor em química que atualmente é combatente do que chamamos de fluoretação.
 

Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)