Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 2.67 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Não procure a felicidade
#1
Todos nós procuramos a felicidade, somos estimulados desde pequenos, e todos nós queremos o melhor para nós, então queremos ser felizes. Procuramos felicidade, satisfação, prazer nas coisas e nas pessoas, buscamos ter status e destaque, ser rico, ser bombado, ser um bom profissional destacado e respeitado.

Na sociedade massificada existe a anulação da individualidade, você não é o que você é, vc é apenas aquilo que vc tem, se vc tem dinheiro vc é importante, se não tem vc é lixo e será tratado como lixo.

Na infância começa o ensaio da corrida dos ratos; o que vc quer ser quando crescer? Na adolescência os sonhos estão pulsando e queremos ser médicos, engenheiros, ricos, destacados, prodígios salvadores das nossas famílias. Queremos destaque, dinheiro, riqueza e poder, pois julgamos que só assim seremos felizes, mas a vida é uma grande destruidora de sonhos e a maioria falha, seus sonhos serão reduzidos a pó. Um dia vc acordará ganhando um salário mínimo.

Um dia vc acordará e receberá a noticia que sua família morreu em um acidente de carro. Vc poderá levar um tiro no pescoço e nunca mais mover o corpo, passar a vida inteira em uma cama todo cagado e mijado. Não quero ser pessimista, mas existe a possibilidade disso acontecer, e a sociedade acaba por criar uma multidão de frustrados, pois digamos que somente 20% das pessoas conseguem realizar seus sonhos grandiosos, aqueles que são realmente importantes, é só um chute se trata do princípio de Pareto.

Mas de fato sabemos realmente o que queremos? Queremos o que precisamos?

A maior ilusão é a ilusão de felicidade futura, após realizar uma meta ou um desejo, como se quase de forma profética, as pessoas acreditam que após aquele emprego ou após ganharem x reais por mês magicamente serão felizes. Sabemos que isso é mentira. Felicidade é a capacidade de ser feliz com aquilo que se tem, é  um exercício diário, se vc não pode ser feliz hoje, sinto informar-lhe, mas provavelmente não será feliz nunca, ao menos que mude esse pensar.

O ser humano está constantemente insatisfeito, como uma criança que larga o brinquedo novo, os modos finos, as mulheres belas, os prazeres, acostumamo-nos, então a sonhada vida de rei se torna um cotidiano enfadonho. E o vazio ainda fica... Algo está errado.

Não procure a felicidade, vc nunca encontrará, pois ela não é um premio após uma meta atingida, ela é um modo de ver a vida, é um exercício diário, seja feliz hoje, olhe dentro de vc. Por mais clichê de livro de auto ajuda que isso possa parecer é a real.Lembra que eu falei da morte, de ficar no fundo posso? Então aproveite as coisas simples da vida, não viva correndo atrás do pote de ouro no final do arco íris, olhe o céu azul, escute uma música, tenha um lazer, fique na companhia de familiares.

Não estou dizendo para deixar de lado seus sonhos, vc deve lutar pelo que sonha, mas não passe a vida inteira sonhando e jogando sua vida fora, existe o sol lá fora, e afinal se não der certo o que é que tem? Levante de novo, o sol continuará lá fora e vc ainda tem a vida para viver, família etc, ainda pode sorrir. Não que tudo seja maravilha, mas o sorriso ajuda a melhorar, então faça o melhor para vc, chega de ansiedade, angustia, o que tiver que ser será.
Responda-o
#2
Se nossa vida fosse total e plenamente feliz, seria um saco. Possivelmente não aprenderíamos nada, não cresceríamos e nem desenvolveríamos capacidades como a de reagir diante de dificuldades. As tristezas fazem parte da vida e são, até certo ponto, benéficas.

Vi esses dias o Prof. Clóvis de Barros dando uma palestra onde dizia que costumamos pensar que, se nossa vida fosse diferente, não teríamos tristeza. "Ah, se eu fosse mais alto"; "Ah, se eu fosse mais forte"; "Ah, se eu tivesse nascido em uma família rica", etc.. E o professor dizia que isso não significa nada; apenas teríamos outras tristezas.

Penso que felicidade são momentos; comer um pastel, dormir depois de um dia cansativo, ler um bom livro, pegar uns peitinhos. Importante é lembrar sempre que tudo passa, mesmo os momentos felizes.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#3
Minha teoria tb é a de que não existe a felicidade plena e sim apenas momentos felizes

Responda-o
#4
Segundo reportagem da Galileu:

"Pessoas verdadeiramente felizes aparentam saber intuitivamente que a felicidade duradoura não se trata apenas de fazer aquilo de que gostamos. Ela também exige crescimento pessoal e se aventurar além dos limites da sua zona de conforto."

"Ninguém diz que ter um objetivo na vida é fácil ou que seja uma tarefa simples, mas pensar nas atividades gratificantes e significativas que você fez na semana passada, no que você é bom e nas experiências das quais você não abre mão pode ajudar. Observe também as situações em que suas respostas refletem aquilo que você acha que devia dizer em vez daquilo em que realmente acredita. Por exemplo, ser pai não significa que o tempo que você passa com seus filhos é a parte mais energizante e significativa da sua vida — e é importante aceitar isso. As pessoas mais felizes conseguem combinar aquilo que mais gostam com uma vida de objetivos e satisfação.
Responda-o
#5
Em relação a mim, não procuro felicidade, mas tão somente paz de espírito.
Responda-o
#6
Mais um texto na linha do primeiro:

"Se você não encontra satisfação nas coisas que possui, se tem um sentimento de
frustração ou de aborrecimento por não ter tudo o que quer no presente, isso pode levá-lo
a querer enriquecer, mas, mesmo que consiga milhões, continuará a ter uma sensação de
que falta alguma coisa. Talvez o dinheiro lhe compre muitas experiências excitantes,
embora passageiras, deixando sempre uma sensação de vazio e estimulando uma
necessidade de gratificação física ou psicológica ainda maior. Você não vai se conformar
em simplesmente Ser e, assim, sentir a plenitude da vida agora – a verdadeira prosperidade."
Responda-o
#7
O que importa não é o destino, mas a viagem.
Responda-o
#8
10/10, Machadation... muito bom.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#9
Quando alguma coisa boa é vivenciada, o cérebro libera substâncias que causam uma sensação boa. É como uma droga, os momentos felizes ocorrem quando algo favorável acontece e nosso cérebro está liberando essas substâncias. A propósito, é assim que jogos de RPG viciam as pessoas.

A felicidade plena é um conceito obscuro e sem nenhum fundamento científico. Imagine o cérebro ficar 24h por dia sujeito a substâncias tóxicas e o teor só aumentar com o passar do tempo, é totalmente surreal.
A pessoa deve correr atrás de seus objetivos, e não ficar correndo atrás de conceitos abstratos e obscuros.

Se uma bala perdida te pegar e você ficar cagado numa cama pra sempre paciência ué. O sujeito nesse estado deve reavaliar os seus objetivos e sonhos de acordo com a sua nova realidade. É necessário ser flexível. Lao Tsé falava que as pessoas devem ser como a água, a água assume qualquer forma.

Quem fica muito feliz quando acontece alguma coisa boa irá ficar muito infeliz quando acontecer alguma coisa ruim. Quem é um robô e quase não sente felicidade/infelicidade não irá passar por esses ciclos porém terá pouco incentivo ao desenvolvimento. Não é a toa que Nietzsche botou Zaratustra numa caverna, os chineses botaram Lao Tsé na caverna também.

Se você está recebendo um salário mínimo, use esse dinheiro para o seu desenvolvimento pessoal. Dinheiro é como sementes, mesmo com poucas delas é possível plantar uma floresta inteira no longo prazo. Se sua mãe morrer você vai ter de superar isso. As pessoas possuem medo de se adaptarem, são como o óleo. Eu não achei esse trecho pessimista, mas sim os considero um péssimo argumento. Você tentou refutar a 'felicidade plena' citando eventos tristes e estatísticas baseadas no seu achismo e no 'vamos supor'. Pra começo de conversa, como foi dito, nem existe a felicidade plena, é um conceito sem sentido nenhum.

A pessoa deve sonhar, mas deve correr atrás do sonho. Se demorar a vida inteira e o sujeito morrer sem cumpri-lo a vida do mesmo foi jogada fora? Ele morreu buscando alguma coisa, a morte foi um acidente no meio do percurso. A vida dele valeu a pena.
Responda-o
#10
Me vem o seguinte texto em mente: 



"Eu vejo aqui as pessoas mais fortes e inteligentes. 

Vejo todo esse potencial desperdiçado. 

A propaganda põe a gente pra correr atrás de carros e roupas.

Trabalhar em empregos que odiamos para comprar merdas inúteis. 

Somos uma geração sem peso na história. 

Sem propósito ou lugar. 

Nós não temos uma Guerra Mundial. 

Nós não temos uma Grande Depressão. 

Nossa Guerra é a espiritual. 

Nossa Depressão, são nossas vidas. 

Fomos criados através da TV para acreditar que um dia seriamos milionários, estrelas do cinema ou astros do rock. 

Mas não somos. 

Aos poucos tomamos consciência do fato. 

E estamos muito, muito putos. 

Você não é o seu emprego. 

Nem quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco. 

Nem o carro que dirige. 

Nem o que tem dentro da sua carteira. 

Nem a porra do uniforme que veste. 

Você é a merda ambulante do Mundo que faz tudo pra chamar a atenção. 

Nós não somos especiais. 

Nós não somos uma beleza única. 

Nós somos da mesma matéria orgânica podre, como todo mundo."



Tyler Durden (Clube da Luta).
Prove que você está vivo. Se você não for atrás da sua humanidade, você vira uma estatística.
Responda-o
#11
Otima iniciativa, texto muito bom.

Vale fazer uma reflexao.
Responda-o
#12
(12-07-2016, 05:41 PM)Aragons Escreveu: Quando alguma coisa boa é vivenciada, o cérebro libera substâncias que causam uma sensação boa. É como uma droga, os momentos felizes ocorrem quando algo favorável acontece e nosso cérebro está liberando essas substâncias. A propósito, é assim que jogos de RPG viciam as pessoas.

A bioquímica cerebral é influenciada pela atividade física, mas também é pelo simples pensamento, pessoas pessimistas serão tristes, mas se um pessimista mudar sua maneira de ver o mundo a bioquímica cerebral também mudará. A bioquímica cerebral causa emoção, mas os pensamentos também influenciam na química cerebral, se vc pensar só coisas positivas o dia inteiro vai ficar mais feliz.

A felicidade plena é um conceito obscuro e sem nenhum fundamento científico. Imagine o cérebro ficar 24h por dia sujeito a substâncias tóxicas e o teor só aumentar com o passar do tempo, é totalmente surreal.
A pessoa deve correr atrás de seus objetivos, e não ficar correndo atrás de conceitos abstratos e obscuros.

Se uma bala perdida te pegar e você ficar cagado numa cama pra sempre paciência ué. O sujeito nesse estado deve reavaliar os seus objetivos e sonhos de acordo com a sua nova realidade. É necessário ser flexível. Lao Tsé falava que as pessoas devem ser como a água, a água assume qualquer forma.

Quem fica muito feliz quando acontece alguma coisa boa irá ficar muito infeliz quando acontecer alguma coisa ruim. Quem é um robô e quase não sente felicidade/infelicidade não irá passar por esses ciclos porém terá pouco incentivo ao desenvolvimento. Não é a toa que Nietzsche botou Zaratustra numa caverna, os chineses botaram Lao Tsé na caverna também.

Se você está recebendo um salário mínimo, use esse dinheiro para o seu desenvolvimento pessoal. Dinheiro é como sementes, mesmo com poucas delas é possível plantar uma floresta inteira no longo prazo. Se sua mãe morrer você vai ter de superar isso. As pessoas possuem medo de se adaptarem, são como o óleo.

Eu não achei esse trecho pessimista, mas sim os considero um péssimo argumento. Você tentou refutar a 'felicidade plena' citando eventos tristes e estatísticas baseadas no seu achismo e no 'vamos supor'. Pra começo de conversa, como foi dito, nem existe a felicidade plena, é um conceito sem sentido nenhum.

Não falei de felicidade plena, falei apenas de felicidade, satisfação, prazer; definir felicidade é desnecessário e inútil, todo mundo define felicidade de um jeito, mas todo mundo sabe que é algo bom. Então quando falei felicidade, quis dizer momentos bons.

A pessoa deve sonhar, mas deve correr atrás do sonho. Se demorar a vida inteira e o sujeito morrer sem cumpri-lo a vida do mesmo foi jogada fora? Ele morreu buscando alguma coisa, a morte foi um acidente no meio do percurso. A vida dele valeu a pena.

Só valerá a pena se ele sonhou, mas também viveu, se sonhou apenas, logo desperdiçou a vida. Se correu atrás do sonho, mas não viveu com a família, com seus livros, com aquilo que ele gosta, se não sentiu a vida, se só viveu uma vida mental, ignorando a matéria, objetos, pessoas e natureza ao seu redor, então desperdiçou a vida.

É como se no quintal da casa da pessoa houvesse um pé de manga, o cara lutou a vida inteira para comer abacaxi, mas nem se deu conta que era só esticar a mão e comer uma manga ali do seu lado, morreu sem comer manga, é como se fosse um cego que desperdiçou alegrias por estar obcecado.
Responda-o
#13
VAleu confrades, é bom trocar uma ideia a respeito dessas coisas.
Responda-o
#14
As pessoas com o emocional forte geralmente são pragmáticas, metas, objetivos, execuções, e realização. E devemos ser assim mesmo. Porém pessoas com o emocional mais vulnerável acabam sendo influenciadas em demasia pelo emocional(todos somos nem que seja um pouco).

Aprender a ver as coisas por outros ângulos é uma forma de deixar o nosso emocional mais forte, pensar de forma diferente de outrora. Fortalecer o emocional é importante para não se abalar com a inconstância da vida.

Eu mesmo já me abalei muito, tive depressão e tal, mas hoje estou aprendendo a ser mais forte.
Responda-o
#15
Acredito que a felicidade seja apenas um ideal, quase que uma utopia (ser feliz sempre, em todos os momentos). Mas não deixa de ser algo importante, pois ela nos "avisa" quando algo é satisfatório ou não, o que nos leva a escolher melhor nossas lutas e conquistas.

Quanto ao sentimentalismo, acredito que seja um luxo para os fortes, pois os fracos se perdem em meio aos sentimentos.

Por serem complexos, os sentimentos precisam de um portador preparado, que saiba como se portar. 

Exemplo: a inveja (que todos temos, sem exceção, apesar de muitos negarem), para uma pessoa forte e preparada, pode ser moldada em inspiração. Agora para o fraco e despreparado, se molda em cobiça.
Prove que você está vivo. Se você não for atrás da sua humanidade, você vira uma estatística.
Responda-o
#16
(12-07-2016, 01:06 PM)machadation Escreveu: Todos nós procuramos a felicidade, somos estimulados desde pequenos, e todos nós queremos o melhor para nós, então queremos ser felizes. Procuramos felicidade, satisfação, prazer nas coisas e nas pessoas, buscamos ter status e destaque, ser rico, ser bombado, ser um bom profissional destacado e respeitado.

Na sociedade massificada existe a anulação da individualidade, você não é o que você é, vc é apenas aquilo que vc tem, se vc tem dinheiro vc é importante, se não tem vc é lixo e será tratado como lixo.

Na infância começa o ensaio da corrida dos ratos; o que vc quer ser quando crescer? Na adolescência os sonhos estão pulsando e queremos ser médicos, engenheiros, ricos, destacados, prodígios salvadores das nossas famílias. Queremos destaque, dinheiro, riqueza e poder, pois julgamos que só assim seremos felizes, mas a vida é uma grande destruidora de sonhos e a maioria falha, seus sonhos serão reduzidos a pó. Um dia vc acordará ganhando um salário mínimo.

Um dia vc acordará e receberá a noticia que sua família morreu em um acidente de carro. Vc poderá levar um tiro no pescoço e nunca mais mover o corpo, passar a vida inteira em uma cama todo cagado e mijado. Não quero ser pessimista, mas existe a possibilidade disso acontecer, e a sociedade acaba por criar uma multidão de frustrados, pois digamos que somente 20% das pessoas conseguem realizar seus sonhos grandiosos, aqueles que são realmente importantes, é só um chute se trata do princípio de Pareto.

Mas de fato sabemos realmente o que queremos? Queremos o que precisamos?

A maior ilusão é a ilusão de felicidade futura, após realizar uma meta ou um desejo, como se quase de forma profética, as pessoas acreditam que após aquele emprego ou após ganharem x reais por mês magicamente serão felizes. Sabemos que isso é mentira. Felicidade é a capacidade de ser feliz com aquilo que se tem, é  um exercício diário, se vc não pode ser feliz hoje, sinto informar-lhe, mas provavelmente não será feliz nunca, ao menos que mude esse pensar.

O ser humano está constantemente insatisfeito, como uma criança que larga o brinquedo novo, os modos finos, as mulheres belas, os prazeres, acostumamo-nos, então a sonhada vida de rei se torna um cotidiano enfadonho. E o vazio ainda fica... Algo está errado.

Não procure a felicidade, vc nunca encontrará, pois ela não é um premio após uma meta atingida, ela é um modo de ver a vida, é um exercício diário, seja feliz hoje, olhe dentro de vc. Por mais clichê de livro de auto ajuda que isso possa parecer é a real.Lembra que eu falei da morte, de ficar no fundo posso? Então aproveite as coisas simples da vida, não viva correndo atrás do pote de ouro no final do arco íris, olhe o céu azul, escute uma música, tenha um lazer, fique na companhia de familiares.

Não estou dizendo para deixar de lado seus sonhos, vc deve lutar pelo que sonha, mas não passe a vida inteira sonhando e jogando sua vida fora, existe o sol lá fora, e afinal se não der certo o que é que tem? Levante de novo, o sol continuará lá fora e vc ainda tem a vida para viver, família etc, ainda pode sorrir. Não que tudo seja maravilha, mas o sorriso ajuda a melhorar, então faça o melhor para vc, chega de ansiedade, angustia, o que tiver que ser será.

Parabéns Confrade pela reflexão! Sou um tipo difícil e exigente com aquilo que leio, mas você conseguiu segurar a minha atenção, porque aquilo que expôs é real, lúcido e coerente.
"Os únicos homens que possuem uma visão romanceada e idealista das mulheres são aqueles que tiveram poucas experiências em sua vida. Os demais, adquirem uma postura realista e não caem nas artimanhas."
Responda-o
#17
- O centro da felicidade está em nós mesmos. A falha de muitos é concentrar o centro da felicidade em algo e/ou alguém. Se por algum motivo esses mesmos não existirem mais, a "felicidade" da pessoa obviamente acaba. Justamente por ser uma felicidade vazia.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#18
A felicidade está nos pequenos atos.

Muitos que entram aqui, acham que devem ser pessoas frias em todos os aspectos, serem como robôs, mas são nessas situações nas quais elas erram.

A felicidade está nas pequenas vitórias do dia a dia, por que eu aprendi a não procurar a felicidade, mas viver a vida a cada dia, e no fim, a felicidade me procurará.
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)