Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 4.5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] [ESPIRITUALIDADE] Lei do Retorno
#1
Bem, há algumas semanas em que venho pensando na tal Lei do Retorno, devido à alguns fatos que vem ocorrendo comigo. E cheguei ao ponto de criar este tópico para obter opiniões Realistas sobre o assunto, pois como sempre, além de querer me aprimorar como Homem, gostaria de aprender mais sobre a vida, e quem sabe, poder aproveitar melhor a passagem nesta.

O que gostaria de saber dos confrades, é sua opinião sobre a Lei do Retorno. É possível crer que existe?

Não digo em relação à coisas óbvias, como por exemplo, estude, trabalhe e dedique-se que você terá uma vida melhor. Obviamente terá uma vida melhor em comparação à que não faz isso.

Vou exemplificar aleatoriamente:

Uma pessoa definida como de bem, educada, dedicada para com o próximo, que busca sempre ser uma pessoa melhor, obterá uma vida melhor, ou receberá um bom retorno da vida, ao contrário de que uma má pessoa, que prejudica os outros e vive em função do mal?

Faz sentido o "Aqui se faz, aqui se paga." ou "Plante o bem para colher o bem."?

Ou seria a mesma questão do Senso de Merecimento, a qual nós, realistas estamos sempre a combater sobre nos mesmos?

Antes que alguém me interprete mal, ou queira saber o motivo da dúvida, eu não vou mudar minha maneira de agir, tentarei sempre ser um Homem justo. O que me ocorre é que as vezes sinto que algumas pessoas tentam me prejudicar à troco de nada, pois eu nada fiz à eles. Então eis que eu expandi isso pra vida e me surgiu a dúvida.

Comentem por favor.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#2
Acredito sim.

Já recebi coisas boas e más de pessoas ao qual não fiz nada por merecer, como já fiz o bem e o mal da mesma forma.

A questão é que a vida não te devolve na mesma forma ou na mesma moeda.

A pessoa que vai te estender a mão, não necessariamente é aquela ao qual você ajudou, como a pessoa que vai te sacanear não significa que foi sacaneada por você no passado.

Pense apenas em atitudes, não em pessoas.
Responda-o
#3
As pessoas hoje em dia fazem muito o "comércio espiritual", ou seja, elas pensam que se forem boas em 100% das vezes, só acontecerão coisas boas, MENTIRA!

Claro que se você levar a vida com leveza de espirito e não deixar o mal te abalar, essa energia boa que você joga no mundo, vai voltar em coisas boas.

Mas você tem que entender que o ser humano tem falhas, ele vai fazer algo de não favorável a ele, e terá algumas consequências, mas saiba de uma coisa, naquele momento, bom ou mau você fez o que tinha de fazer, e isso não é motivo de ficar remoendo isso.

Não deixando o mal te abalar já é um bom começo!
Responda-o
#4
Acreditar que a vida te retribuirá por seus atos bondosos seria a mesma coisa que um coelho achar que não será atacado pela raposa pelo fato dele ser vegetariano.
O sol e as estrelas irão brilhar independente de sua moralidade, o banco vai te cobrar caso você atrase as prestações independentemente do motivo do empréstimo, e problemas de saúde afetarão todos os que ainda não desenvolveram suas respectivas doenças.
Na cabeça das pessoas, tudo o que acontece em suas vidas possui um ou mais responsáveis com um nome e uma imagem. Quando algo anda dando errado a culpa é do capeta, do encosto, do governo, da sociedade, do sistema, do seu chefe, do karma, daquele conhecido ou até mesmo de você mesmo. Quando tudo está ocorrendo como o planejado daí tudo isso é graças a Deus, graças à sua própria bondade, graças às suas características pessoais e profissionais, ou graças ao apoio de conhecidos. A mente humana funciona como um tribunal, precisa de um réu.
O momento em que a pessoa bondosa ajuda os necessitados é aquele em que ela passa a ganhar poder. Pessoas de bem em ascenção profissional acabam montando uma relação inexistente de retorno envolvendo seus atos bondosos e seu progresso social e financeiro.
Quem ajuda esperando retorno é um interesseiro, é uma pessoa desprovida de moralidade que só pensa na relação causa-efeito. Se eu mijar fora da fraldinha meu dono vai me dar um tapa, então não vou mijar. Agora troque os verbos e os substantivos para adaptar a citada expressão pelo assunto em questão.
A pessoa deve fazer o bem sem esperar nenhum tipo de retorno, sem esperar o paraíso, sem esperar que o universo lhe entregue aquele emprego ou cargo, sem esperar que outra pessoa o retribua no futuro.
A bondade não é uma relação de trocas de favores, a bondade é o mais alto grau da moralidade. É quando a moralidade do sujeito supera os seus interesses e paixões.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Responda-o
#5
A curto prazo não.

Mas a longo sim, afinal é aquela máxima: aqui se faz, aqui se paga e quem planta colhe.

O que não pode ter em mente é que dentro da sociedade a qual estamos hj, se pensar que irão te tratar bem e te dar emprego pq é educado, honesto, etc. se decepcionará.

Tem muitas pessoas corrompidas pelos "modernismos" nocivos, infelizmente

Responda-o
#6
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Gálatas 6:9

Esses dois textos do apóstolo Paulo aos gálatas falam sobre isso. A vida do homem é uma semeadura, mas o paradoxo da vida, é que ela não é justa. Salomão fala muito disso em Eclesiastes, de homens bons morrerem cedo na sua justiça, e homens maus prosperarem na sua injustiça. É o que vemos na vida, pessoas boas se fudendo e muita gente sacana se dando bem na vida, aí que somos tentados a seguir pelo mesmo caminho pra prosperar também. Mas como eu acredito numa vida após a morte, entendo que a justiça virá no fim.
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)

Responda-o
#7
Aqui se faz aqui se paga.... uma hora a vida cobra.

E para seguir na lida do dia-a-dia há uns anos passei a acreditar nisso, se não não vai...

Quem faz uma bondade esperando algo não é bondade isso não vale para isso.

Quem planta colhe depois, principalmente quando o cidadão é um filha da puta da maior idade, uma hora ou outro ele encontra o seu e ai meu amigo ele vai chorar, vai culpar tudo e a todos... mas as filhadapuatgem que ele fez a isso ele não lembra.

Por mais que tenha sacana se dando bem na vida, uma hora o sono dele vai pesar, aparentemente pode estar tudo ok, mas seja um filho, seja uma esposa, seja um relacionamento, seja a familia uma hora ou outro alguém irá cobrar as suas atitudes passadas.
"Há um amplo fosso de aleatoriedade e incerteza entre a criação de um grande romance – ou joia, ou cookies com pedaços de chocolate – e a presença de grandes pilhas desse romance – ou joia, ou sacos de biscoitos – nas vitrines de milhares de lojas. É por isso que as pessoas bem-sucedidas em todas as áreas quase sempre fazem parte de um certo conjunto – o conjunto das pessoas que não desistem." O andar do bêbado.
Responda-o
#8
Ah com certeza, Mas a lei do retorno também depende muito da carga cármica que cada um tem em sua missao.

Tem pessoas que são o cão chupando manga, uma tremenda desgraça do caralho, e demora tanto para justiça chegar, enquanto outras, que só fazem o bem, vivem no sofrimento e na tristeza. Nao sei, até penso que numa vida passada deva ter feito alguma merda e esta aqui pagando, sei lá.

São aquelas coisas que estão além do nosso entendimento. Este assunto é um tanto complexo que daria muito pano pra manga.
Responda-o
#9
Exatamente Gangster...
O negocio é todos nós focarmos no aqui e no agora, e melhorar o que tem pra melhorar nessa vida, fazer a diferença nessa vida, pq oq fazemos aqui vai ecoar na eternidade.... na nossa eternidade tb....

Todos nós temos uma missão, uma "cruz" pra carregar, um ponto para melhorar nessa vida, então vamos fazer o que tem q ser feito, da melhor forma possível...
Responda-o
#10
Comparações com os outros nunca será efetiva... Cada um tem sua missão, cada um tem seu karma, cada um tem sua historia, cada um tem seus desafios....
Se vc pensa q o outro não sofre o quanto deveria, por ser um ser humano perverso na Terra... Talvez vc esteja visualizando por um prisma pequeno.
Nada escapa das leis universais. É matemática pura. Preciso como o Cosmo.
Responda-o
#11
(19-04-2016, 01:02 AM)Mandrake Escreveu: Exatamente Gangster...
O negocio é  todos nós focarmos no aqui e no agora, e melhorar o que tem pra melhorar nessa vida, fazer a diferença nessa vida, pq oq fazemos aqui vai ecoar na eternidade.... na nossa eternidade tb....

Todos nós temos uma missão,  uma "cruz" pra carregar, um ponto para melhorar nessa vida, então vamos fazer o que tem q ser feito, da melhor forma possível...
Realmente Mandrake, é isto que de fato importa. Muito boas suas consideraçoes, Parabens.

É por estas e outras que é bom fazer parte do MR e encontrar pessoas que tenha opinioes consistentes acerca de varios assuntos aqui abordados. Enriquecendo o forum cada dia mais.

Só uma coisa me entristece aqui no forum é que tem muito confrade na geladeira e nao é tao participativo igual ao  mandrake, tesla , Roland e tantos outros que estao todos os dias por aqui.
Responda-o
#12
Grande Tesla.

Vou te exemplificar com um fato, e vale também para os demais que já conhecem a estória.

Pra quem não sabe, há quase dois anos a minha amada irmã (que tinha na época 17 anos) saiu de casa pra se juntar com o salafrário do meu ex patrão. Um cara visado, estelionatário, lixo da pior espécie. A guria foi criada como uma princesa; loira, olhos azuis, uma beldade que jamais limpou um chão de quatro. Ela inventou que nós a maltratávamos e o filho da puta a levou de casa com ele.

O casal 20 ainda passou a cometer diversos males contra mim e meus demais familiares. Enfim.

Foi um momento especialmente difícil, porque ela era a minha alegria em casa, era a pequena que amei desde o primeiro dia... Foda.

Depois desse tempo todo, ontem fiquei sabendo por uma fonte muito confiável dentro do CRECI, que o canalha fechou a imobiliária que tinha e, ao que tudo indica, ele e a minha irmã teriam fugido da cidade porque deram um golpe. Só pra constar, a imobiliária dele (s) já estava envolvida em várias maracutaias e foi autuada mais de uma vez.

A lei do retorno existe. Creio que tudo o que fazemos, de bom ou mau, nos voltará em determinado momento. No caso desses dois, parece que está começando a vir a conta. Por essas e outras procuro não fazer o mal a terceiros; apenas uso de legítima defesa, seja física ou emocional, nada além disto. Ademais, já pude comprovar também que atraímos aquilo que carregamos conosco. Em dias de raiva e revolta, só encontrava portas fechadas e pessoas amargas; nos dias de alma leve, coisas e pessoas se apresentavam com naturalidade.

Isto é uma guerra, mas eu só "mato" pra me defender.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
#13
Primeiramente gostaria de agradecer à todos os confrades pelos comentários, os quais fizeram eu firmar ainda mais minha teoria. Não entendam como uma punhetação filosófica, ou pensem que eu estou perdendo meu tempo tentando descobrir ou explicar algo inexplicável, são questões que me vem em momentos que eu fico de bobeira, raros por sinal.

Como já era de se esperar os comentários divergem bastante devido à complexidade do assunto, embora sigam uma mesma linha.

Sempre fui muito cético em relação à tudo, e não acho que isto seja tão benéfico pra mim, devido à tudo carecer de uma explicação fundamentada para me fazer crer. Desviando um pouco o assunto, nunca cheguei a me considerar ateu, fui batizado em igreja católica, mas nunca frequentei. Esses dias estava pensando em ir à uma igreja (católica mesmo), um dia/hora que não tenha muito movimento, pra ver se me sinto à vontade. Tenho a impressão que se eu me aproximar mais de deus (como dizem), levarei uma vida mais leve, mas pode ser apenas impressão.

Bom, indo ao que interessa, minha conclusão é de que a Lei do Retorno não existe. Embora quisesse muito crer que sim. Justifico por que:

Como já foi citado aqui, a nossa vida gira conforme nossas atitudes, sejam elas bem ou mal intencionadas. Sabemos que para cada ação existe uma reação, unindo isso dentro de um espaço e tempo, que é o que vocês disseram em relação à longo e curto prazo, temos o que chamamos de destino, que consequentemente, muda à todo instante.

Não faz sentido nenhum ter uma atitude mal intencionada do assunto X, e futuramente ser punido por um assunto Y. Ambas reações ocorreram devido à ações tomadas previamente, e não existe nenhuma conexão lógica entre elas.

Dizer que a atitude bem intencionada do assunto X, lhe rendeu bons frutos Y Z W, também é afirmar uma reação de uma ação, porém, com uma conexão lógica.

Poderia citar vários exemplos aqui nesta linha de pensamento, e o fato de o fulano ter prejudicado o cicrano, mas ter sido prejudicado pelo beltrano, nunca vai se encaixar em alguma lógica, apenas em crenças. Parece que associamos os fatos para dar um alento ao nosso pensamento.

O restante são crenças, se colocarem um olhar cético sobre as coisas do cotidiano, verão que absolutamente TUDO, está em nossas mãos, e TUDO é um reflexo de nossas decisões, seguidos de uma ação, que trará uma reação.

Não quer dizer que eu esteja certo, como eu disse, talvez exista algo muito complexo ao qual não se pode explicar, mas é o que consigo enxergar no momento.

Abraços
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#14
Eu não acredito em lei do retorno ou justiça divina, como queira chamar.

A pessoa sacaneia com outra, prejudica, colhe e vive confortavelmente com os frutos da pilantragem por anos até que um belo dia , por conta da falta de caráter e honra se dá mal aí os crentes vão atribuir a lei do retorno, é plantando que se colhe....

Outra o cara vive ajudando um e outro e quando ele precisa só encontra portas fechadas, justificativas furadas e olhares raivosos.

Lei do retorno é ramisterização de "bonzinho"

Não funciona assim, acho todos já viram exemplos de o que funciona é a lei do "olho vivo" essa sim evita que malandros e aproveitadores tirem vantagens de suas ações e de seu trabalho.

Colhemos aquilo que plantamos mas plantamos no nosso terreno não no dos outros.

Se uma mulher faz de tudo com um cafa e depois paga de santinha, é óbvio que ela está agindo de má fé e prejudicando alguém.
Responda-o
#15
Na minha opinião, deve-se ter cuidado com isso.

Uma coisa bem comum de acontecer, é você fazer uma coisa, sem deixar claro as suas expectativas, não ter o retorno e ficar brabo com isso. São os "contratos encobertos". Um exemplo disso é o beta que lava a louça e limpa o banheiro e espera que em retorno disso a mulher faça um sexo selvagem com ele, e quando a mulher nega o sexo, ele fica brabinho e ressentido.

Na minha opinião sim, você deve fazer o bem, ajudar os outros, mas por QUERER fazer isso e se sentir bem ao fazer, não por esperar que um dia retribuam isso pra você, ou que você vai pro céu por fazer, ou que será condenado por não fazer.
Responda-o
#16
Não acredito em uma espécie de justiça dos homens. Então, para não cair em uma espécie de niilismo, me apeguei a essa ideia de que existe algum tipo de karma, uma "justiça divina", algo que lá na frente faça com que alguns paguem por sacanagens alheias. Mas é difícil, na maior parte do tempo, o que vigora é mesmo uma injustiça. Pessoas que fazem o que fazem e as coisas acabam assim mesmo, e foda-se. Aí só fica aquele apego para que lá na frente estes indivíduos se fodam, mas é raro ver alguém pagar por algo.
Antes de crer que algo divino, ou só uma consequência de uma decisão, fará algo para me "vingar" ou a outrem, vou tocando minha vida, fazendo o que tem que fazer, para botar a cabeça no travisseiro e dormir tranquilo (e olha, não há dinheiro que pague isso). Quem faz merda que pague por isso. 

Muitas vezes, a tal Lei do Retorno acaba se manifestando como uma mera consequência de uma decisão equivocada de alguém que estava por cima, e não por obra do acaso. É aquilo, as pessoas conseguem uma corda e dão um jeito de se enforcar.
Responda-o
#17
Se existe a Lei do Retorno? Depende.


Quando você faz algo positivo para si mesmo, é provavel que ocorra um retorno positivo, a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, aprender a investir, estudar investimentos, etc. Estudar um novo idioma, desenvolver alguma habilidade que possa ser comercializada, etc. Com paciência isso pode te recompensar no futuro.

Agora quando colocamos outras pessoas na questão, ai se torna mais complicado, aumentam as variáveis. Como disseram ai, não faça as coisas para os outros esperando algo em troca, pq a chance de se frustrar é grande. Se você quer fazer o bem ao próximo, faça sem esperar nada em troca, sem interesse. Se você se sentir bem fazendo, se sentir gratificado, eis sua recompensa.

E é claro, tome cuidado com aproveitadores, pq é o que mais tem por ai.
Responda-o
#18
Up nesta reflexão. 

Diariamente penso sobre a Lei do Retorno e cada confrade conseguiu explicar de maneira clara (Dentro de suas opiniões pessoais) sobre o assunto. 

Tem muito a ver com a questão de ser ético: Não faça porque é fácil e sim, porque é certo. 

A lei de Deus é perfeita e a prova de falhas.


Responda-o
#19
Legal ver estes meus tópicos antigos.

Em uma auto-avalição percebo claramente o quão "casca grossa" me tornei com o tempo.

Não é ser cuzão, é pelo fato de estar cansado, cercado de merda e lixo diariamente e cada vez me fechando mais. Exatamente como um membro que tende a se atrofiar com o passar do tempo. Longe de ser especial, a ideia é manter a integridade mental e talvez espiritual.

Para tanto, parei de trazer estes assuntos para dentro da casca quando aceitei a verdade de que tudo sob o Sol é ilusão, que não foi uma conclusão minha, já está escrito há milênios.

Não parei e nem vou desistir da minha caminhada, mas não sinto mais aquele tesão de "chegar lá". Enquanto isso vou aguardando a minha hora.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#20
(20-04-2016, 05:59 AM)cabraman Escreveu: Eu não acredito em lei do retorno ou justiça divina, como queira chamar.

A pessoa sacaneia com outra, prejudica, colhe e vive confortavelmente com os frutos da pilantragem por anos até que um belo dia , por conta da falta de caráter e honra se dá mal aí  os crentes vão atribuir a lei do retorno, é plantando que se colhe....

Outra o cara vive ajudando um e outro e quando ele precisa só encontra portas fechadas, justificativas furadas e olhares raivosos.

Lei do retorno é ramisterização de "bonzinho"

Não funciona assim, acho todos já viram exemplos de o que funciona é a lei do "olho vivo" essa sim evita que malandros e aproveitadores tirem vantagens de suas ações e de seu trabalho.

Colhemos aquilo que plantamos mas plantamos no nosso terreno não no dos outros

Acredito na lei do retorno, que gosto de chamar de mérito karmico, (não acredito em vidas passadas então desvirtuo o conceito de karma) mas não que ela aconteça de forma linear e direta do tipo, roubou será roubado, traiu será traído, mentiu será enganado, etc.

Creio que podemos pagar aqui ou do outro lado por tudo de ruim que fizermos durante a vida, mas pagar aqui eu creio que seja muito mais barato, por isso fico imaginando o que está reservado para esses políticos que vivem no luxo ao custo da vida de milhares de brasileiros que morrem em consequência da corrupção generalizada.
Membro Associado da Marmito Man Corporation

Quer me perguntar algo? - Visite meu Ask.fm - [Backup]
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)