Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ChatGPT: uma revolução ou uma moda?
Qual é a opinião dos homens desse fórum sobre o uso do ChatGPT.

Vocês conseguem usar para fazer alguma mudança radical em suas vidas?

É realmente indispensável?

Minha experiência é de que é mais usado por estudantes para responder provas e fazer trabalhos de conclusão de curso.

Nunca consegui produzir nada de revolucionário com o ChatGPT.

Responda-o
(04-09-2026, 10:52 AM)Captain Vincent Escreveu: Minha experiência é de que é mais usado por estudantes para responder provas e fazer trabalhos de conclusão de curso.

Nunca consegui produzir nada de revolucionário com o ChatGPT.
Mesma coisa aqui, só tenho usado para estudo de concursos (criar questões em cima de uma lei, explicar uma matéria com mais facilidade).
E de vez em quando usando para zoar alguma foto de politica em outro forum que frequento.

Agora o ápice, foi um video no tico e teco que o cara fez uma musica com o vocal do ACDC usando a IA, eu pesquisei se a musica tinha sido gravada pela banda e me surpreendi que não, foi um cara que compos a letra e pediu para a Ia criar a musica nos moldes do ACDC
Responda-o
Pelo amor de Deus ne, o cara quer criar algo revolucionário no chat gpt kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É apenas um algoritmo muito complexo, com muitas informações baseados em matrizes, você não vai criar nada de revolucinário, inclusive a própria IA não é nada revolucionaria, já existe a muitos anos, só foi liberada para o povao agora.
É uma ferramenta, como o google, como o whatszap, cumpre bem a sua função. Geralmente eu uso para perguntar algumas coisas bastante especificas que tenho alguma duvida, e se você souber descrever bem a duvida, a resposta torna-se muito precisa também, lembrem-se que é um rôbo, e robos são burros, portanto precisam de instruções claras e objetivas, e as vezes até de algum documento especifico como base de dados.
No geral a IA não é tudo isso que falam, e eu também duvido muito da tese de que ela irá roubar os nossos empregos, pelo fato dela ser limitada em muitos aspectos e principalmente porque a longo prazo ela vai exigir muitos gastos, bem como também vai implicar em sérias consequências ecológicas ao mundo.
Torna-te quem tu és 
Responda-o
Antes eu era bem reticente quanto ao uso de IA. Muito por conta desses filmes tipo: "Terminator", "A.I." de 2001; como o próprio "The Matrix". Mas acabei cedendo e usando muito o Gemini. 

Acabo usando o como um 'secretário' para resolver alguns problemas técnicos do meu site. Já me ajudou muito! Também, acabaei usando como 'ombro 'mêcanico amigo', despejando uma boa parte das minhas frustrações em conversas, debates, e dicas. (Isso aqui eu acho perigoso!). Estou até começando a evitar em usar o tal Gemini como "terapeura".

Especificamente o Gemini, ele é muito "qual é o próximo passo? Precisa formar um plano de 3 passos para agir?", Sendo que Às vezes só estou trocando ideia, jogando conversa fora, não quero um plano de 10 etapas para o assunto... Este chat é muito Reduntante. Reafirmando o que já falei, e não trazendo algo que não captei...

O chat também perde muitas nuances de uma conversa, e vira e mexe tenho que ficar relembrando algo que já discutimos. Já cheguei a conversar com o próprio, e segundo o chat, é algo de memória temporária mesmo. Mesmo no plano pago, isso também tenderá a acontecer.

Para mim, até certo ponto é bom. Enquanto eles não conseguirem captar nuances, percepções, sem ser resumos generalistas, digo, de fato, "pensar", e não ir numa resenha de site, video ou mesmo livro.

Em outras palavras. O ser humano ainda está na frente porque VIVE AS SUAS EXPERIÊNCIAS e CONSEGUE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO para tentar entender seu ponto de vista, por exemplo. Com isso, ter informações, 'experimentar', e concluir tal ação ou comportamento. 

Por sua vez, estas [...] o chat não consegue fazer, logo, "criar", misturar com outras experiências passadas para formar algo novo ou inovador.

Mas já ouvir relatos, videos de pessoas que trabalharam nesses projetos, que é algo cabuloso! Se para gente, público massivo, com versão gratuita e simples, já tem este impacto. Imagine eles com super computadores, ou mesmo computadores quânticos...

Essas IA, não pedindo sacrifícios, em contratos de sangue e alma, para mim está ok. Joinha

Mas que é muito estranho essa mídia de décadas de IA, robôs, "Blade Runner", "Guerra dos mundos", "Eu robô", "Detroit - become human",  muito estranho toda essa "programação preditiva".

Enquanto esses chat ficarem só em textos, imagens e videos "GENÉRICOS" está ótimo. O que não podem, como já disse, é "pegar raiva dos humanos", acha que são um estorvo para natureza ou evolução deles, e se rebelarem Gargalhada  ou tentar reimplantar memórias (ou alma) de uma pessoa falecida para tentar dar mais 'humanidade'...  Observando

No mais, tenho parente que faz faculdade de direito, e utiliza muito, não só Gemini Plus, mas ChatGPT, Deep Seek, Copilot... Para esses estudantes, parece bom. 

Sobretudo, ainda acho que o filtro e crivo humano, supera qualquer resumo de IA. Porque IA tende a sinteizar informações. Mas o ser humano, com outros sentidos (principalmente o emocional e espiritual), consegue tira nuances de outro ser humano, afinal, somos da mesma espécie.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Quanto a uma possível revolução, eu acredito que seja possível sim. A questão das habildades, treinamento e conhecimento, bem, esses camaradas muitos espertos já estão treinando em segredos. Já saiu vários escândalos que a META, Google e outros estavam treinando IA em segredo, com CAPTCHA, baixando livros ilegal para treinar (eles podem né), etc.

Acho que o maior gargalo para eles no momento é o gasto energético, ao menos nessa primeira fase de treinamento. Até criar um "big data", vai levar alguns anos. Porém, depois disso, as pesquisas tendem a serem reduntandes. Logo, respostas rápidas e genéricas (menos gasto energético e computacional) será necessário.

Fora que muitas IAs rodam em praticamente tudo com bateria 3v e 5v. Logo logo teremos gadget com "mini IA" que farão o trabalho de "mini secretário". Reduzindo ainda mais o alocamento de processamento da IA principal, se é que posso dizer assim.

A preocupação está no que irão fazer com esse tal "Intelligence big data ". A preocupação está em quem têm poder social, político e militar + dinheiro para bancar tudo isso, tipo os governos. O que pretendem fazer...? "Grande Irmão" está por vir?!

Me lembrou até um anime "Psicho Pass", onde:

Citação:...se passa em um futuro distópico no Japão, onde a sociedade é controlada pelo Sistema Sibyl, uma rede de inteligência artificial que mede e quantifica o estado mental e a personalidade de cada cidadão em tempo real.

Imagina usar essa IA como braço virtual para controle/crédito social como na China? Ou mental como no Anime...

No Brasil, com uma canetada já tiram o compartilhamento de vídeo do Discord, tão pedindo confirmação de identidade facial... Imagine se tudo estiver integrado, como o sistema financeiro já está. Esse tal "GOV.BR" também, praticamente sabe de tudo do cidadão.

Eu acho que o governo tente ir para esta linha, afinal tem recursos infinitos para subsidiar tal método de controle populacional.

Já as Big tech, basicamente fazem o mesmo que o govenno, só que, em teoria, sem o fator militar. Mas... Não duvido nada eles terem uma força de elite para resolver os B.O.s deles. 

Como já disse, eu meu receio é começarem a pedir contratos suspeitos, rituais, marcas, vai saber... Já fizeram o escaneamento de irís... o que mais querem...? e com qual finalidade?! 

Ou farão experimentos malucos, com 'transferência de mente (big data)', porque o corpo metálico já existe! Robôs humanóides, com pele de silicone ultrarealista já são realidade. Falta a "Inteligência" (ou consciência, mas isso acredito que só com uma alma... Dá onde tirariam isso? Portais?! (C3rn3?))

Posso está parecendo um lunático, mas não tem como negar mais!
Corre
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Eu estudo para trabalhar com IA
Estudo com IA
E me divirto com IA (inclusive tem um tópico sobre IA)

Inteligência Artificial já é realidade, quem se adaptar mais rápido vai sair na frente, a questão nem é mais usar e sim como usar da melhor forma e implantar.

Eu uso Gemini e Claude e vou falar algo bem de leve que uso muito, eu pego vídeos do YouTube e o gemini descreve para mim, assim eu posso ler o vídeo ao invés de acelerar ou ficar vendo 40 min de vídeo

Outra função que uso muito é estudo guiado do gemini, ele cria a questão, comenta o gabarito, diz onde tem que melhorar e ainda por cima cria cards no fim

E por último eu uso muito o cloud como co-pilot nos meus projetos do github, as vezes ele faz tudo e co-pilot sou eu kakakaka

Enfim, a questão nao é quee são essenciais, mas eles fazem você ganhar muito tempo , e tempo é o seu melhor recurso. Encontre a melhor para o que você quer realizar e realize.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Eclesiastes 1:9
Responda-o
(04-09-2026, 12:08 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Pelo amor de Deus ne, o cara quer criar algo revolucionário no chat gpt kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É apenas um algoritmo muito complexo, com muitas informações baseados em matrizes, você não vai criar nada de revolucinário, inclusive a própria IA não é nada revolucionaria, já existe a muitos anos, só foi liberada para o povao agora.
É uma ferramenta, como o google, como o whatszap, cumpre bem a sua função. Geralmente eu uso para perguntar algumas coisas bastante especificas que tenho alguma duvida, e se você souber descrever bem a duvida, a resposta torna-se muito precisa também, lembrem-se que é um rôbo, e robos são burros, portanto precisam de instruções claras e objetivas, e as vezes até de algum documento especifico como base de dados.
No geral a IA não é tudo isso que falam, e eu também duvido muito da tese de que ela irá roubar os nossos empregos, pelo fato dela ser limitada em muitos aspectos e principalmente porque a longo prazo ela vai exigir muitos gastos, bem como também vai implicar em sérias consequências ecológicas ao mundo.

Então Miletao,  como você  mesmo disse , a IA ja existe há muitos anos e é junção  de várias  tecnologias. Está correto.

Contanto você  se engana quando fala sobre não  ser isso tudo , a IA Generativa  realmente  não  é isso tudo, foi liberado para o povão.  Porém  inteligências de uso militar  e corporativas vão  sim mudar o mundo e vão  sim roubar empregos, na verdade já estão  roubando e eu poderia citar vários exemplos como auto-atendimento e robótica. 

Tem um app gerado por IA no Ceará,  algo com shooter salvo engano o nome,  ele consegue identificar  o tiro e a localidade onde foi assim possibilitando uma ação  mas rápida  da polícia  militar.

Países como. China e EUA sabem disso, pode pesquisar a diferença  de porcentagem de investimento  entre eles e comparar com o BRA.

Como disse o povão que fica nas camadas mais generativas da IA, devemos se adaptar ou ficaremos para trás.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol

Responda-o
Vai nada cara, isso é balela, alarmismo. Toda era tem alguma coisa para roubar o emprego de todo mundo, no passado foram as maquinas, agora temos a I.A. Nada de novo debaixo do sol
Torna-te quem tu és 
Responda-o
(04-09-2026, 03:41 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Vai nada cara, isso é balela, alarmismo. Toda era tem alguma coisa para roubar o emprego de todo mundo, no passado foram as maquinas, agora temos a I.A. Nada de novo debaixo do sol

FGV IBRE (Brasil): A IA generativa afeta diretamente 30 milhões de trabalhadores no Brasil. Os dados apontam substituição de tarefas concentrada principalmente na faixa etária de 18 a 29 anos, gerando queda na taxa de ocupação e renda para profissionais em início de carreira.

Econômico Mundial (WEF) aponta que 86% das empresas vão acelerar a adoção de IA até 2030, colocando atendentes de call center, cobradores e auxiliares de escritório no topo do declínio ocupacional global, enquanto a consultoria Challenger, Gray & Christmas já contabiliza mais de 112 mil demissões corporativas atribuídas diretamente à tecnologia.  

Enfim , o futuro está ai, mas não,  não  é o fim do mundo ou revolução  das máquinas.  O ser humano vai se adaptar.

Responda-o
(04-09-2026, 02:21 PM)Luiz Escreveu: Eu estudo para trabalhar com IA
Estudo com IA
E me divirto com IA (inclusive  tem um tópico  sobre IA)

Inteligência Artificial já é realidade, quem se adaptar mais rápido vai sair na frente, a questão nem é mais usar e sim como usar da melhor forma e implantar.

Eu uso Gemini e Claude e vou falar algo bem de leve que uso muito, eu pego vídeos do YouTube e o gemini descreve para mim, assim eu posso ler o vídeo ao invés de acelerar ou ficar vendo 40 min de vídeo

Outra função que uso muito é estudo guiado do gemini, ele cria a questão,  comenta o gabarito, diz onde tem que melhorar e ainda por cima cria cards no fim

E por último eu uso muito o cloud como co-pilot nos meus projetos do github, as vezes ele faz tudo e co-pilot sou eu kakakaka

Enfim, a questão  nao é quee são essenciais,  mas eles fazem você ganhar muito tempo , e tempo é o seu melhor recurso. Encontre a melhor  para o que você  quer realizar e realize.

Leia livros pela I.A também, mande ela resumir Gargalhada
Torna-te quem tu és 
Responda-o
(04-09-2026, 04:40 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Leia livros pela I.A também, mande ela resumir Gargalhada

Pior que faço  isso, com livros de assuntos que não  me interessam.
E faço  para revisar livros que já li também. 

IA é para aumentar produção,  se a pessoa não  produz nada realmente  ela não  terá serventia alguma.
Uso para dar contrapontos aos meus próprios  pensamentos também. 

Discordar de autores que eu li , enfim tem vários  usos para leitura .
Recomendo  uso.

Responda-o
O problema é vocês lerem INTELIGÊNCIA e acharem que isso é a mesma coisa que a sua inteligência.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Se querem mesmo se desenvolver, ainda é livro e escrita.

Chat GPT tem seus usos, mas não do jeito que todo mundo usa.

Você precisa da informação CERTA é isso só se acha na FONTE, não no GPT

Que eu saiba o chat GPT nem fala direito de o de tirou a informação.
Responda-o
É bom pra estudar História...

Exemplo: História do Brasil... aí tu vai digitando os títulos que tem no Wikipédia, que vai falando de forma resumida, se um assunto ficar resumido demais, é só reproduzir o resumo, que a IA vai falando mais detalhes.

Prefiro o Gemini, pois não precisa conta pra usar (tem o Perplexy, mas é meio incompleto).

Tópicos recomendados:

A brecha da Matrix: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=7105

Tipo de texto que NUNCA MAIS devemos postar: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=7182

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o
(04-09-2026, 07:38 PM)Awaken Escreveu: O problema é vocês lerem INTELIGÊNCIA e acharem que isso é a mesma coisa que a sua inteligência.
A I.A não é inteligente, ela só tem muita informação e sabe organiza-la. Inteligencia envolve criatividade e sensibilidade.

(04-09-2026, 08:22 PM)eremita_urbano Escreveu: Se querem mesmo se desenvolver, ainda é livro e escrita.

Chat GPT tem seus usos, mas não do jeito que todo mundo usa.

Você precisa da informação CERTA é isso só se acha na FONTE, não no GPT

Que eu saiba o chat GPT nem fala direito de o de tirou a informação.
Pois é, o pessoal fica usando I.A para resumir livro ai, pode ser que ela dê alguma informação enviesada ou até alucine, não é muito confiavel para isso. Exceto se tu jogar o pdf que tu quer que ele use como base, mas ai mesmo assim ainda tem certos riscos...
Torna-te quem tu és 
Responda-o
Eu uso bastante a IA no trabalho como assistente, como já disseram acima. Eu trabalho com volume grande de dados e ela me ajuda nas análises e estatísticas. Diminuiu drasticamente o meu tempo. Hoje acho difícil ficar sem ela no serviço. É uma ferramenta poderosíssima mas tem que saber usar, senão vai sair resposta errada e o incoerente. Não é a toa que os americanos chamam de Garbage In, Garbage Out (GIGO).
"Escola? E o aprendizado com os próprios erros? A experiência te faz professor de si próprio".
Responda-o
(05-09-2026, 04:51 AM)Bilidequidi Escreveu: Eu uso bastante a IA no trabalho como assistente, como já disseram acima. Eu trabalho com volume grande de dados e ela me ajuda nas análises e estatísticas. Diminuiu drasticamente o meu tempo. Hoje acho difícil ficar sem ela no serviço. É uma ferramenta poderosíssima mas tem que saber usar, senão vai sair resposta errada e o incoerente. Não é a toa que os americanos chamam de Garbage In, Garbage Out (GIGO).

Uma das minhas funções é justamente  essa, limpar os dados para a leitura da IA ser a mais clean possível.

Importante ressaltar a diferença entre inteligência e Consciência.

(04-09-2026, 09:56 PM)Hombre de hielo Escreveu: É bom pra estudar História...

Exemplo: História do Brasil... aí tu vai digitando os títulos que tem no Wikipédia, que vai falando de forma resumida, se um assunto ficar resumido demais, é só reproduzir o resumo, que a IA vai falando mais detalhes.

Prefiro o Gemini, pois não precisa conta pra usar (tem o Perplexy, mas é meio incompleto).

DuckIA tem uma forma de navegação sem identificação, porém  com atualizações de personalização se torna bem melhor usar o gemini com identificação,  a verdade que a gente não tem muita coisa para esconder, isso se reserva a empresas e segurança nacional (por enquanto)

Responda-o
Até mesmo para escolher o presente de amoversário para a filha de uma amiga usei-o.
Entre as listas de sugestões, enviei e perguntei quais daqueles presentes as pessoas mãos dão pra eu ter menos risco de repetição. Digitei monha cidade e o orçamento é veio uma recomendação excelente que eu não pensaria sozinho: luminária do homem-aranha, com 16 cores que pode trocar por controle remoto via ML pra retirar em um posto que fica a 1km da minha casa.

Coisa bobagem do dia a dia.
Já fiz muita coisa também no Grok, até gosto mais.
É uma transformação, não gosto do termo revolução. Quem usa revolução como algo bom já está com sua linguagem e imaginário dominados pelo sistema anticristo, mesmo que não perceba.

Só não é bom usar IA pra pessoas que já dão rasas e fúteis, daí a IA vai dar respostas mais rasas e fúteis. Até em comentários do YT, tem gente que copia e cola um texto de IA pra "argumentar". Tenho raiva até da estilometria! Quando eu peço pra IA fazer uma imagem, por exemplo, peço para que pareça que não trnha sido feita por IA ou inspirada em determinado estilo.
Responda-o
Convenhamos também que dificilmente conseguiremos fazer alguma revolução com as ferramentas que,  contra quem façamos a mesma, fornece né. Eles não darão algo com que possam ser depostos de seus cargos ou posição de poder.

Por isso, sou cada vez mais a favor do 'open soucer', 'open hardware', etc... Não para esses Crackers, criminosos sejam físicos ou virtuais acobertarem seus atos, mas porque não dar para deixar todo o poder na mão de uma organização ou seus representantes. Vide aqui mesmo no fórum.

Pode parecer um papo anarquista, mas não é. Infezlimente, as pessoas tendem a se alinenhar por seus próprios desejos ou necessidades. Que por usa vez, é utilizado como canal para influenciar, manipular opiniões pública ou pior, para tomadas de decisão.

Vou falar da minha área de atuação, elétrica de potência e controle (eletrônica). Mal começou a ficar popular os módulos fotovoltáicos e o governo já enrabou. Em 2016, quando estudamos tal, já era necessário a anuência da concessionária elétrica para ter o projeto aprovado, e não podereia sair do sistema deles. 

Fora que o pessoal que tem tal sistema ligado a rede, são obrigados a mandar, digamos assim, o "excesso" de volta para a mesma. Sistema offgrid são raros, tipo em fazendas e tal. Mas convenhamos que isso é para uma quantidade, diria que dar para contar nos dedos, quantas pessoas, ou porção de terra pode ter tal.

Logo, sem "energia livre" para os "fora do sistema." não dar. Sem energia de médio porte, fica difícil escalar qualquer tipo de complô revolucionário. Só voltarmos a revolução das máquinas a vapor, e posteriormente ao motor elétrico.

Olha o exemplo do sistema de fazendas de mineiração. Rapidamente fora interceptados no Brasil, especificamente. Sem falar que agora é necessário declarar o próprio. Não vou entrar nesse assunto, porque há confrades mais competentes para tal. Logo, sem uma modea para trocas, fica díficil sair do sistema e viver em comunidade, com a sua própria economia a parte.

Sistema de ensino, homeschooling, também é vetado nesse país das bundas grandes e futebol 'a la europeu'. Todos nós tivemos que passar pelo sistema de ensino, grade curricular definida pelo patrono da educação. Por mais que exista muitos autodidadas, a nível de uma nação, esses pouco impacto têm, a menos que consigam atingir uma posição socio-politica.

Até o sistema religioso, se é que posso classificar assim, também já foi, em grande parte, tomado pelo por líderes que pouco importam com as ovelhas do Senhor. Estão apenas preocupados em enriquecer, passar as novinhas e fazer, sabe se lá o que em off...

A comunidade "open-code" e "open-hardware", já existe há anos. Mas convenhavos, conseguiu fazer algo revolucionário? Não quero colocar peso nesses guerreios. Mas é fato que sem dinheiro para pesquisas, testes, ensaios em larga escalas, fica difícil desenvolver algo a ponto de abrirmos mão do comercial.

Estamos acessando tal fórum por meio de gadget, PCs, notebook fabricados por grandes marcas, que basicamente detêm todo o know-how de como fazer tais produtos. Ninguém aqui faz um PC, monitor e outros em casa. Dependemos dessas incorporações a nível mundial para ceder tal ferramentas.

Sem falar na internet, que fosse a Radiofusão ou satélite, ainda existe as provedoras e esse treço chamado anatel que barra/fiscaliza qualquer meio de transimssão. Eu não posso, em teoria, desenvolver um TX-RX amador, porque tem que ter o aval da anatel... Para quem não sabe, a Anatel barrou a internet do Starlink em celulares do Brasil. Assim, fica muito dificil combinar com outros aliados qualquer coisa. Voltaremos a usar morse ou telegrafia kkkkkk

Por mais que essas IA's possam se tornar boas aliadas, escalar tal é muito díficil. No máximo teriamos "guerreiros virutais" contra o "sistema central de comado" de um gorveno, por exemplo. 

Todavia, o que essas IAs fazem que o cerébro humano ou, melhor ainda, mastermind não possa fazer? Talvez, analisar o Big DATA, mas ainda assim, acho pouvo provável alguma coisa vir delas especificamente. No entanto, não quer dizer que não podem ser utilizadas como 'soldados' para um revolução num futuro próximo.

Como alguém disse: não se faz revolução do quarto ou sentado no computador...  Observando
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)