Avaliação do Tópico:
  • 2 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Que livros estão lendo?
Vou falar de um livro que comecei no final do ano passado e só fui terminar recentemente (sim, leio e abandono vários livros de uma vez).

Trata-se do livro "Tempo: O sonho de matar Chronos", do físico italiano Guido Tonelli.

O livro aborda de uma maneira bem convidativa as terias da relatividade e de como a percepção do tempo foi se moldando ao longo da história humana. A leitura começa bem leve e vai escalando em termos de dificuldade e complexidade, mas nada que qualquer leigo em física não possa entender.

Para aqueles que pretendem seguir a carreira como físico é uma excelente porta de entrada, já para os que leem apenas por curiosidade, vão se impressionar com o quão vasto é o assunto e como, mesmo após décadas de estudo, ainda não sabemos de nada sobre.

[Image: tempo.jpg]
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Responda-o
Atualizando as leitura. 

Temos aqui gênero maravilhoso que esse país já conseguiu produzir que são as crônicas de jornal.

Peguei uma do já conhecido aqui do fórum Nelson Rodriguês:
[Image: 5911.jpg]

O livro é ótimo para quem quer ter uma ideia de como era o futebol no Brasil em décadas passadas, é uma reunião da coluna esportiva do Nelson em alguns jornais.

Bons tempos onde um ingresso de jogo era algo acessível a um proletário de salário mínimo. Hoje ainda é possível, mas só em jogos abaixo da primeiro divisão. Era uma época mais perigosa também, afinal, não havia a regulamentação das torcidas organizadas. Mas ainda era um programa para o pai levar o filho.

Minha infância foi nos anos 90 e 2000 e lembro do meu velho dizendo que não me levaria num estádio, porque era um ambiente perigoso. Hoje acho que não é mais o caso, só é um ambiente caro mesmo. 

Época de ouro do futebol. Sempre digo que o esporte não está nem de longe entre o maiores problemas desse país. Apesar dos contratempos, ainda é uma coisa boa de nossa nação.

Como ao estilo do texto, acho fantástico o jeito do Nelson escrever: embora simples, é interessante como ele consegue utilizar referências de clássicos da literatura para descrever ao leitor o aspecto humano e social das partidas; a experiência humana e social que ocorre, inclusive, fora dos palcos.

Leitura mais que aprovada.
Responda-o
Eu vou indicar 3 materiais para o estudo de ciências sociais que eu considero mais "completos", mais gerais e que dá pra ficar lendo por bastante tempo.

Alguns deles:

Muqqadimah (Ibn Khaldun): um dos precursores da Sociologia, esse material trata de um monte de assuntos diferentes: economia, política, antropologia, psicologia, e até mesmo desenvolvimento pessoal-espiritual e influência de seres sutis. Também é um dos precursores das teorias cíclicas da história, quando uma dinastia está indo pra frente e outras dinastias caem. Além disso, fala de desenvolvimento tecnológico, de ciências etc. Esse livro serve pra qualquer um, desde o cara que quer ler coisa de Sociologia até pro cara que tá buscando material de desenvolvimento pessoal.
Compêndio de Sociologia Geral (Vilfredo Pareto): esse material fala como funciona alguns ciclos sociais (elite revolucionária e elite estabilizada), como ficam alguns resquícios de outras culturas (um povo é liberal e tem a cultura substituída por outro povo mais caxias, mas o resquício de cultura liberal ainda fica), algumas formas de analisar a sociedade etc. esse livro é bem completo e é a versão resumida (autorizada pelo autor) de um tratado de 4 volumes
Dinâmica Social e Cultural (Pitirim Sorokin): analisa várias coisas que ocorrem na sociedade, mudanças de mentalidade (uma hora é mais religiosa-mágica, outra hora preferem lógica e filosofia, outra hora preferem ciência, e o ciclo continua), épocas mais estáveis e épocas com mais mudanças etc. esse livro é muito completo também, e também é uma versão resumida de um tratado com vários volumes (autorizado pelo autor).

Tem material que eu nunca li, mas dando uma olhada rápida, eles parecem falar de vários assuntos.
Tem outros livros que eu também considero mais "completos", que falam mais coisa geral e que dá pra ficar lendo muito tempo muito tempo... Jardim das Aflições (Olavo de Carvalho), Ciência Nova (Giambatista Vico), Luz das Civilizações (Nicholas Hagger), Espírito das Leis (Montesquieu) etc. Também tem Dicionário de Sociologia (Allan G. Johnson), só pra ficar mais familiarizado com os temas e expressões.
Mas se tivesse que escolher só 3 materiais de ciências sociais, eu escolheria os que eu indiquei aí, e se fosse só 1, eu indicaria o Muqqadimah.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Marcações de livros do acervo da real e outros livros Myers 3 1,852 13-09-2022, 10:33 AM
Última Postagem: Myers

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitante(s)