Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Meditações sobre o Sermão da Montanha
#1
O objetivo desse tópico é uma detida meditação sobre esse famoso sermão de Cristo, onde todos possam participar com suas contribuições.

Planejo transcrever um versículo, ou unidade de raciocínio, por vez e deixar as minhas impressões, abrindo a oportunidade para que os membros interessados também deixem seus registros. Acredito que ao final do texto teremos um grande material de contribuição mútua que servirá para todos. Utilizarei a clássica tradução do Pe Antonio Pereira de Figueiredo dos textos de Matheus 5, 6 e 7. Os membros estão livres para incluir outras traduções e textos externos adjuntos.

Cristo já havia iniciado seu ministério há algum tempo quando se deu este sermão. Seu Nome já tinha fama nas regiões da Galiléia, Jerusalém, Judéia, em toda a Síria e nos povos ao leste do rio Jordão. Analisando esse território, fiquei um tanto surpreso com a sua extensão pois nunca tinha parado para pensar nisso. A Síria não estava limitada ao território atual, mas a um espaço que incluia o centro-leste da Turquia, a Armênia e a Geórgia, até o Eufrates no atual Iraque. Ao sul, o limite natural é o deserto da arábia, onde Cristo passou seu tempo de preparaçã descrito literariamente como os 40 dias no deserto. A quantidade de pessoas que O conheciam era bastante considerável, e o povo que o seguia em busca de seus ensinos e curas era numeroso.

O monte onde Cristo sobe para ensinar está próximo a cidade moderna de Tiberiades, ao oeste das margens do Mar da Galiléia. É um monte baixo, de cerca de 50 metros de altura, mas de onde se pode avistar ampla faixa de terra. Esse contexto geográfico é bastante importante para a meditação que quero começar. O texto de Matheus inicia assim:

“(1) E vendo Jesus a grande multidão do povo, subiu a um monte, e depois de se ter sentado, se chegaram para o pé dele os seus discípulos. (2) E ele abrindo a sua boca os ensinava dizendo:”

A subida de Cristo a um monte baixo, de onde se podia ver grande quantidade de terra, é um símbolo da sua posição de autoridade, como um monarca, mas ao mesmo tempo de proximidade com o grande povo que o seguia. O “Deus que se fez homem” estava ali implicito. Ao assentar-se Cristo comunicava esta posição, pois os grandes mestres do mundo também ensinam sentados. Chegados aos seus pés estavam os discípulos, seus entes mais íntimos, submissos à sua autoridade. E na planície estava a multidão, receptiva aos ensinos, mas em busca principalmente de seus sinais mais prodigiosos.

Então essa imagem inicial já tem grande carga simbólica: Cristo assentado no alto do monte como monarca, um catedrático a ensinar com grande autoridade. Os discípulos dispostos aos seus pés, como os primeiros a receber os ensinamentos. O grande povo espalhado ao redor do monte, como aos pés dos discípulos, de quem receberia por extensão o ensino. Ali estava resumido o ministério de Cristo e como sua doutrina seria compreendida e transmitida ao longo dos séculos por vir, naquele que seria intitulado o Reino dos Céus.

Daí a grande importância do Sermão da Montanha, fonte de vida aqueles que o buscam e o observam.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#2
Capitulos interessantes para se dedicar estudos , vou colocar aqui as falas de rodapé de uma biblia(versão restauração) que estou lendo no momento onde ele fala sobre o versículo uma nota que diz :
"Um novo rei chamou seus seguidores a beira mar, mas para dar lhes constituição do reino dos céus subiu ao monte. Isso indica que, para obtermos a clara percepção do reino dos céus, temos de ir a um nível mais alto com ele."


Ele também fala que esse episódio marca o começo da constituição dos reino dos céus, que foi feito não só para os judeus mas para todas as nações. Esses capitulos têm assuntos para meses na real.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#3
(22-06-2024, 02:06 AM)Luiz Escreveu: Capitulos interessantes para se dedicar estudos , vou colocar aqui as falas de rodapé de uma biblia(versão restauração) que estou lendo no momento onde ele fala sobre o versículo uma nota que diz :
"Um novo rei chamou seus seguidores a beira mar, mas para dar lhes constituição do reino dos céus subiu ao monte. Isso indica que, para obtermos a clara percepção do reino dos céus, temos de ir a um nível mais alto com ele."


Ele também fala que esse episódio marca o começo da constituição dos reino dos céus, que foi feito não só para os judeus mas para todas as nações. Esses capitulos têm assuntos para meses na real.

Sim, nesse movimento ascendente Cristo convida todos a uma elevação espiritual. O homem que até agora cumpria os preceitos da Lei de Moisés como disciplina didática, é exortado à nova aliança em que a religião é praticada para a santidade, a união com o próprio Deus, a theosis. Isso é simbolizado no verso 2, em que Cristo abre sua boca e começa a ensinar. Até então, Deus abria as bocas dos profetas e falava por eles. Agora é o próprio Deus que fala como Homem.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#4
o próximo versículo é bem interessante , o começo da constituição.

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. 

O que o Padre fala sobre?
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#5
Essa parte do verso "pobre de espírito" na época eu interpretei como falto de entendimento, mas no sentido de alguns ali estarem ali de bobeira, esperando um espetáculo, tal qual vemos em algumas denominações atualmente. E me perdoem se não era o objetivo do tópico abordar esse tipo de assunto.  

Enfim, algum tempo depois, ouvi um pastor dizendo que pobre de espírito é o cristão que é humilde o suficiente para reconhecer que depende totalmente de Deus, e por isso era bem-aventurado. No meu entender isso reforça a salvação pela graça.
Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força. Agir com sabedoria assegura o sucesso. - Salomão em Eclesiastes 10.10.
Muito cara legal foi parar debaixo de uma ponte por causa de uma mulher. - Bukowski.
As maiores redpills ouvimos da boca de mulheres.
Responda-o
#6
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" esse talvez seja um versículo que eu vejo que muitos tem dificuldade de levar para a vida, pois refletindo um pouco, a sociedade moderna exalta sempre as posições mais altas, seja financeiramente, seja fisicamente, seja moralmente. Talvez por conta disso, acaba-se alimentando um pouco de soberba. Cristo nos chama para refletirmos um pouco sobre isso, que as vezes a salvação está nas coisas pequenas, nos gestos mais simples, mas de coração aberto.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2

強さと名誉と尊厳
Responda-o
#7
Sim, esse versículo encuca muita gente, outro ponto importante é que o reino dos céus é utilizado somente no evangelho de Mateus , alguns acreditam que ele se refere ao reino milenar e não ao reino de DEUS especificamente.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#8
As oito bem-aventuranças são proferidas como dísticos, uma forma retórica usada pelos mestres para facilitar a memorização dos ouvintes. Começam enunciando uma virtude cristã e terminam com um motivo sempre idêntico, embora enunciado em diferentes imagens: a posse do Reino dos Céus. Matheus usa a palava "Céus" apenas para evitar usar o nome "Deus" repetidas vezes, como era costume entre os Judeus (e ainda é até hoje). Então, podemos entender que a bem-aventurança é a cidadania do Reino de Deus, que vinha ao mundo por Cristo, Deus que se fez homem. "Arrependei-vos e fazei penitencia, pois o Reino está próximo" era a pregação de Jesus, e não acredito num reino futuro milenar pois isso contradiria o adjetivo "próximo". Jesus falava de um reino prestes a vir, o que se realizou no dia de Pentecostes, marcando o início de sua Igreja.

Pretendo escrever um comentário mais extenso sobre a pobreza de espírito, pois pode-se fazer um bom paralelo com a "morte do ego", assunto tão caro no meio realista.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#9
Não se deve entender a pobreza de espírito como baixa capacidade mental ou pouco discernimento, muito menos com ignorância científica. Fosse assim Cristo jamais teria dito "Buscais e achareis, bateis e abrir-se-vos-a", nem os cristãos teriam legado ao mundo o método científico, as universidades e toda a pedagogia jesuítica que era a base do ensino escolar até a tomada do estado moderno que transformou a educação universal em circo e controle. 

Para maior compreensão, principalmente de textos antigos, gosto de buscar a raíz etimológica dos termos. Nesse caso, pobreza de espírito traduz peuperes spiritu do latim e ptochoi pneumati do original grego. 

Em grego, pneumati, a palavra "espírito" evoca ar, vento, sopro, remetendo à imagem do Deus que soprou nas narinas do homem, e este passou a ser alma vivente. No magnificat a Virgem canta que seu espírito (pneuma) exulta em Deus seu salvador, enquanto sua alma (psyche) engrandece o seu Senhor. Já ptochoi é uma palavra usada aqui como adjetivo, como algo que se encurva numa posição de súplica ou mendicância. Nesse sentido, o espírito curvado é o daqueles homens que entendem sua posição em relação ao Senhor, não procurando contender com a ordem divina, mas antes adequando a vontade própia à vontade dAquele que rege o universo. Santo Agostinho entende como oposto ao espirito pobre um espírito que incha, que infla o homem a ponto deste não poder mais absorver as verdades divinas. Um paralelo com um copo cheio que não comporta mais agua limpa, um homem soberbo que não obtem mais bondades externas porque já saturado das elocubrações internas. Um homem a tal ponto afeiçoado ao seu sistema que descrê dos próprios olhos apenas para justificar sua lógica.

O latim traduz pneumati por spiritu, daí o nosso "espírito". A pobreza nesse sentido é o despendimento do homem não somente daquilo que é externo a ele (o espírito do mundo), mas também de si prório (o espírito em si). Não entender como um desprezo de si, em que se tornaria facilmente soberbo pela contrariedade. Mas esse desprendimento é um abandono, descanso, uma paciência, em que aquele que é pobre não deseja os bens materiais, e aquele que é rico não se prende às riquezas. É ávido em ajudar o seu semelhante, porém lento em julgá-lo. Busca incessantemento o aprendizado, consciente de sua condição de aprendiz. 

Em suma, a pobreza de espírito é a perfeita humildade em que o homem entende o seu papel no mundo, destino desejado por Deus que sabe até o número de seus fios de cabelo. Nesse entendimento, já não importa mais para si o seu ego, tornado em cinzas e deposto no altar divino como oferta da vontade própria e abandono incondicional, seus olhos postos na vida eterna.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#10
(22-06-2024, 12:35 PM)Wissen Escreveu:
(22-06-2024, 02:06 AM)Luiz Escreveu: Capitulos interessantes para se dedicar estudos , vou colocar aqui as falas de rodapé de uma biblia(versão restauração) que estou lendo no momento onde ele fala sobre o versículo uma nota que diz :
"Um novo rei chamou seus seguidores a beira mar, mas para dar lhes constituição do reino dos céus subiu ao monte. Isso indica que, para obtermos a clara percepção do reino dos céus, temos de ir a um nível mais alto com ele."


Ele também fala que esse episódio marca o começo da constituição dos reino dos céus, que foi feito não só para os judeus mas para todas as nações. Esses capitulos têm assuntos para meses na real.

Sim, nesse movimento ascendente Cristo convida todos a uma elevação espiritual. O homem que até agora cumpria os preceitos da Lei de Moisés como disciplina didática, é exortado à nova aliança em que a religião é praticada para a santidade, a união com o próprio Deus, a theosis. Isso é simbolizado no verso 2, em que Cristo abre sua boca e começa a ensinar. Até então, Deus abria as bocas dos profetas e falava por eles. Agora é o próprio Deus que fala como Homem.

Considerar algum acréscimo ao vocabulário de vocês.

Mar = povos pagãos.
Montanha = Lugar onde Deus habitava "Eloim" é literalmente Deus da Montanha, no antigo testamento Deus habitava no monte Moriá.
Chamar aqueles que estão à beira do mar para lhes dar a constituição do reino dos céus é claramente o que Jesus veio fazer, abrir a aliança à todos os povos e nações.

Jesus Cristo é claro com os judeus: "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." S. Mateus 21:43
Essa nação conhecemos como a Universal Assembleia, mais conhecida como Igreja Católica, que não é um conceito denominacional, mas parte da própria cultura cristã do primeiro século: A ideia de pertencer à este povo.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#11
@Awaken Interessante o mar como símbolo dos povos gentios. Em outra passagem, Cristo diz aos discípulos que se eles tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam mandar uma amoreira se lançar ao mar e ela obedeceria. Uma imagem do Reino dos Céus, simbolizado como uma árvore que dá frutos, sendo levado aos povos pagãos, como de fato aconteceu aṕós o Pentecostes.

Catholicum Eclesia = Assembléia Universal, foi termo usado por Inácio de Antioquia por volta do ano 100dc numa carta à Igreja de Esmirna, enquanto no caminho para o martírio em Roma. "Onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica".
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#12
Citação:
(22-06-2024, 04:14 PM)Luiz Escreveu: o próximo versículo é bem interessante , o começo da constituição.

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. 

O que o Padre fala sobre?

Pra saber o que é pobre de Espírito você tem que saber primeiramente o que é Espírito.

O espírito é uma faculdade da alma que é parte do ser humano. O ser humano não é um ser simples, é um ser composto por matéria (corpo), forma, alma (sensitiva) e espírito (intelecto)

O intelecto humano é o que diferencia a alma humana das demais almas, como a alma vegetativa e a alma sensitiva, no sentido de que as demais almas só podem reconhecer e agir de acordo com aquilo que serve para a sua própria sobrevivência.

Quantas vezes você já se questionou sobre o critério usado por uma planta para nascer entre as rochas ou sobre o quão estúpido foi um animal ao agir de determinada forma?

As demais almas não tem a capacidade sobre refletirem sobre si mesmos ou sobre os seus próprios atos como nós porque lhes falta justamente o Espírito na alma.

Quantas vezes você já ouviu falar em "nossa, mas o meu cachorro é muito inteligente, ele só falta falar, ele entende tudo o que eu falo"...
Na verdade, ele não entende o que você fala; ele reage instintivamente porque isso gera nele algum prazer, algum estímulo sensorial. Não há reflexão na ação. Apesar de serem tão bonzinhos e inofensivos, pets atacam crianças, agridem seus próprios donos, e, acredite, há até mesmo casos em que os pets comem os cadáveres de seus donos quando eles morrem sozinhos dentro de casa.

Eu tô falando isso não é pra você pagar de chatão e ficar falando isso com mãe de pet não, por favor.

Outro exemplo que não envolve a faculdade do espírito é a tal da inteligência artificial. Eu sei que, por ser artificial, o sentido é simular uma inteligência, mas não existe de fato algo perto disso. Todos os casos de inteligência artificial são projetados para tarefas específicas, sempre seguindo a mesma programação que conhecemos de "if" e "else". A inteligência artificial é incapaz de tomar decisões fora de sua programação, ter vontade própria ou criar outra inteligência artificial para trabalhar para ela.

Todas essas faculdades são referentes ao Espírito humano, a reflexão, a inteligência, a vontade, a decisão racional, a argumentação. O ser humano é o único capaz de LER ATRAVÉS DAS COISAS, o que é de fato, "inteligir"

...........................

Sabendo disso tudo, o que você pode compreender sobre a pobreza de espírito?


A pobreza de espírito é literalmente ser uma pessoa comum, a melhor analogia de um pobre de espírito é a ovelha, porque é mansa, é facilmente guiada e dócil segue as ordens do pastor. O pobre de espírito é aquele que entrega sua própria faculdade espiritual na custódia de outrem.
A Bíblia é clara, e aqui peço desculpas aos protestantes com a teoria do livre exame, mas nem todos são capazes de ler as escrituras e compreendê-las. Se Deus revelasse tudo a todos apenas pela leitura de um livro, não seria necessária a pregação do evangelho, apenas a impressão em massa de Bíblias. O resto o Espírito Santo faria sozinho. Mas não é assim; desde a antiguidade, Deus separou patriarcas, líderes, profetas, reis, sacerdotes e juízes para liderar o povo, e esses são os ricos de espírito. O fato importante para todos é que Deus não vai aplicar uma prova do ENEM cobrando o quanto você memorizou das escrituras ou o quanto você observou da vírgula da lei, mas aquilo que você fez por amor a Deus e ao próximo.

Agora que você sabe quem são os pobres de espírito e os ricos de espírito...

PORQUE O CÉU É DOS POBRES DE ESPÍRITO E NÃO DOS RICOS DE ESPÍRITO
?

Porque a ação consentida é o que dá a culpa ao homem em seus delitos. E, quando o assunto é Deus, aqueles que praticam crimes sem saber, porque eram ignorantes ou porque foram guiados erroneamente por aqueles que deveriam ser seus pastores, são totalmente inocentados de seus crimes. Então é fácil você imaginar o céu cheio de ovelhas e com menos pastores, afinal de contas, Deus não vai cobrar da ovelha uma posição de tutela que não era tarefa dela.
Totalmente ao contrário disso, há diversas parábolas e frases marcantes de Cristo sobre a riqueza de espírito. A parábola dos talentos é uma das mais populares nesse quesito, porque reflete claramente o papel de um vigário de um rei que viaja para longe e, antes de sua volta, deixa sua riqueza com seus vigários para ser multiplicada. Veja, ele não deixa as moedas com o povo, ele não deixa suas riquezas com todos que disserem 'eu gosto do rei'; ele deixou com pessoas específicas que são responsáveis por negociar.

No fim, quando ele volta, ele não cobra prosperidade do povo, mas de quem? De seus vigários.

Jesus tem uma frase excepcional para os ricos de espírito: 'A quem muito foi dado, muito será exigido.'

Ah, só pra finalizar... os misericordiosos, os puros de coração e os pacificadores são igualmente ricos de espírito, tá? Então o sermão não é uma idolatria à pobreza, mas apenas um destaque no meio de tantas riquezas espirituais que são dadas como dons, mas são cobradas igualmente.

(30-06-2024, 07:30 PM)Wissen Escreveu: @Awaken Interessante o mar como símbolo dos povos gentios. Em outra passagem, Cristo diz aos discípulos que se eles tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderiam mandar uma amoreira se lançar ao mar e ela obedeceria. Uma imagem do Reino dos Céus, simbolizado como uma árvore que dá frutos, sendo levado aos povos pagãos, como de fato aconteceu aṕós o Pentecostes.

Catholicum Eclesia = Assembléia Universal, foi termo usado por Inácio de Antioquia  por volta do ano 100dc numa carta à Igreja de Esmirna, enquanto no caminho para o martírio em Roma. "Onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja Católica".

Wissen, na leitura do domingo passado do evangelho Jesus acalma a tempestade.

Jesus leva os 12 para o mar e lá começa um mar revolto, não tô dizendo que Jesus não acalmou o mar de verdade, mas olha a simbologia carregada nesse negócio...

Só 3 dos 12 discípulos morreram na Judeia, todos os outros foram mortos no... MAR (em povos estrangeiros)

E até então os povos falavam sobre deuses diferentes, eram revoltos na confusão, no século 2 você já vê cristãos romanos e cristãos germânicos lutando uns contra os outros servindo aos seus países e por causa de Jesus muita coisa ruim deixou de acontecer na Europa, e até mesmo a união de povos que NUNCA se bateram, aconteceu por causa do cristianismo, Jesus controlando as ondas do mar...
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#13
(30-06-2024, 06:50 PM)Awaken Escreveu: Essa nação conhecemos como a Universal Assembleia, mais conhecida como Igreja Católica, que não é um conceito denominacional, mas parte da própria cultura cristã do primeiro século: A ideia de pertencer à este povo.

Já tinha visto o que tu citou e é realmente isso , menos essa parte ai , pode me falar de onde foi retirada ?
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#14
"A Bíblia é clara, e aqui peço desculpas aos protestantes com a teoria do livre exame, mas nem todos são capazes de ler as escrituras e compreendê-las. Se Deus revelasse tudo a todos apenas pela leitura de um livro, não seria necessária a pregação do evangelho, apenas a impressão em massa de Bíblias. O resto o Espírito Santo faria sozinho. Mas não é assim; desde a antiguidade, Deus separou patriarcas, líderes, profetas, reis, sacerdotes e juízes para liderar o povo, e esses são os ricos de espírito. O fato importante para todos é que Deus não vai aplicar uma prova do ENEM cobrando o quanto você memorizou das escrituras ou o quanto você observou da vírgula da lei, mas aquilo que você fez por amor a Deus e ao próximo.  "


Eu vim do protestanismo e realmente é o erro e o acerto deles, eles pregam muito a palavra mas esquecem de praticar. São como os escribas de Mateus 23 , e normalmente quando eu mostro isso a eles , negam. Como disse no tópico da Gnose antes da prática da leitura tem que ter oração , na verdade antes de qualquer ação física eu recomendo oração, qualquer uma mesmo.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#15
Spoiler Revelar
(01-07-2024, 04:28 AM)Luiz Escreveu:
(30-06-2024, 06:50 PM)Awaken Escreveu: Essa nação conhecemos como a Universal Assembleia, mais conhecida como Igreja Católica, que não é um conceito denominacional, mas parte da própria cultura cristã do primeiro século: A ideia de pertencer à este povo.

Já tinha visto o que tu citou e é realmente isso , menos essa parte ai , pode me falar de onde foi retirada ?

22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
24 E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Daí que surgiu o nome "Igreja Católica".
A igreja dos primogênitos foram os 144 mil salvos durante a grande tribulação da judeia em 70D.C.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#16
(01-07-2024, 05:59 AM)Awaken Escreveu:
Spoiler Revelar
(01-07-2024, 04:28 AM)Luiz Escreveu: Já tinha visto o que tu citou e é realmente isso , menos essa parte ai , pode me falar de onde foi retirada ?


22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
24 E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Daí que surgiu o nome "Igreja Católica".
A igreja dos primogênitos foram os 144 mil salvos durante a grande tribulação da judeia em 70D.C.
Interessante, não conhecia essa interpretação . Não falando do nome da igreja e sim dos 144 mil , porque tinha um visão espiritual dessa parte e não terrena.

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;



e os senhores o que dizem sobre os versículos acima e principal, sobre ser MANSO .
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o
#17
(30-06-2024, 08:09 PM)Awaken Escreveu: E até então os povos falavam sobre deuses diferentes, eram revoltos na confusão, no século 2 você já vê cristãos romanos e cristãos germânicos lutando uns contra os outros servindo aos seus países e por causa de Jesus muita coisa ruim deixou de acontecer na Europa, e até mesmo a união de povos que NUNCA se bateram, aconteceu por causa do cristianismo, Jesus controlando as ondas do mar...

De fato, por muitos séculos o cristianismo foi o único elemento de unidade da Europa. Na cultura da cristandade houve grande florecimento das artes, do direito civil e das ciências. Até mesmo os idiomas europeus foram estruturados com o esforço de tradução das Escrituras, começando com o Bispo Ulfilas traduzindo os livros sagrados para o gótico já no século IV.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#18
Spoiler Revelar
(01-07-2024, 06:31 AM)Luiz Escreveu:
(01-07-2024, 05:59 AM)Awaken Escreveu: [spoiler]


22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
24 E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Daí que surgiu o nome "Igreja Católica".
A igreja dos primogênitos foram os 144 mil salvos durante a grande tribulação da judeia em 70D.C.
Interessante, não conhecia essa interpretação . Não falando do nome da igreja e sim dos 144 mil , porque tinha um visão espiritual dessa parte e não terrena.

Spoiler Revelar
[quote pid='113546' dateline='1719826275']
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;



e os senhores o que dizem sobre os versículos acima e principal, sobre ser MANSO .
[/quote]
[/spoiler]


Sobre os 144mil são 12 mil de cada uma das 12 tribos de Israel, totalizando 144mil.

A Bíblia é clara que esses 144mil vieram da grande tribulação.
A grande tribulação ocorreu no ano 70DC quando os judeus se revoltaram contra os romanos e Tito, sendo a terceira ou quarta tentativa, se não me engano, conseguiu invadir Jerusalém, na invasão os judeus destruíram o templo, sendo a última coisa que sobrou de pé não é um muro do templo, o muro das lamentações é um muro do pátio externo, o pátio dos pagãos que foi feito por Herodes.

Recomendo os 7 livros de Flavio Josefo: A guerra dos judeus.

Eles são a descrição histórica dos eventos do Apocalipse (exceto, lógico, o julgamento final)

Quanto ao ser manso, eu não me aprofundei sobre isso, não vou responder.
The absence of virtue is claimed by despair






Responda-o
#19
(01-07-2024, 06:31 AM)Luiz Escreveu: e os senhores o que dizem sobre os versículos acima e principal, sobre ser MANSO .

A mansidão é um complemento à pobreza de espírito, citada no verso anterior, uma segunda faceta da virtude da humildade, em que o homem se porta com paciência em relação ao próximo. Enquanto pobre de espírito, sabe que deve esperar tudo de Deus, e enquanto manso sabe que não deve esperar nada do próximo. Antes, é indulgente para com as faltas dos outros, lento em julgar e ávido em ajudar. 

Não confunda a mansidão com a bunda-molisse, de homens que se calam e se vendem diante do mal. O manso nunca é subserviente ou fraco, mas mais forte que quem pratica a maldade para poder vencê-lo pela força. Por isso Cristo complementa a bem-aventurança usando a imagem da possessão da terra para remeter a conquista de Canaã, que foi feita pela força e estirpou o mal daquela região.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."


Responda-o
#20
(02-07-2024, 07:55 AM)Wissen Escreveu:
(01-07-2024, 06:31 AM)Luiz Escreveu: e os senhores o que dizem sobre os versículos acima e principal, sobre ser MANSO .


Não confunda a mansidão com a bunda-molisse, de homens que se calam e se vendem diante do mal. O manso nunca é subserviente ou fraco, mas mais forte que quem pratica a maldade para poder vencê-lo pela força. Por isso Cristo complementa a bem-aventurança usando a imagem da possessão da terra para remeter a conquista de Canaã, que foi feita pela força e estirpou o mal daquela região.

Esse é o ponto chave, a falta de interpretação ou da leitura original faz com que muita gente confunda. Concordo contigo neste ponto mas vou redigir o que é falado na biblia que estou lendo atualmente. 

"1 Ser manso significa não resistir a oposição do mundo, mas sofrê-la de bom grado
 2 O mansos herdarão a terra na era vindoura como revela em HB 2: 5 ao 8 e Lc 19: 17 ao 19"
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 11:8,9
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)