Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ciclo do Desenvolvimento Pessoal
#1
CICLO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL


Quase todo mundo aqui já deve ter visto aquela frase assim, que é até meme:

Tempos difíceis fazem machos sigmas homens fortes;
Homens fortes fazem tempos fáceis;
Tempos fáceis fazem homens fracos;
Homens fracos fazem tempos difíceis.

Essa "Teoria dos Ciclos Históricos" pode servir pro desenvolvimento pessoal também.

Às vezes nossa vida tá cheia de problemas, e depois a gente toma iniciativas pra mudar. Aí depois que dá uma melhorada, a gente esquece como que a gente fez pra mudar de vida, e então começa a desandar de novo.

A vida do cara tá meio complicada (dificuldades, miséria, pandemia, crise social, vícios, traumas, paixão, anomia, pensamentos ruins, vizinhança bandida etc) e ele recebe alguma luz, algum clique de que ele pode melhorar e mudar de vida, e começa a correr atrás de desenvolvimento pessoal, espiritual, intelectual etc: tempos difíceis fazem homens fortes;
O cara se desenvolve, larga maus hábitos, muda de lugar e a vida dele melhorou, ele se sente mais "leve e solto", mais aliviado: homens fortes fazem tempos fáceis;
O cara começou a vacilar e esqueceu os princípios que fez a vida dele melhorar, e então começa a ficar entediado, e se deixa levar pelas conversas de outras piranhas, ter coma alcoólico, passar a madrugada vendo pornô, ficar fazendo porra nenhuma etc: tempos fáceis fazem homens fracos;
A vida do cara começa a ficar difícil de novo (excessos, alcoolismo, paixão, pensamentos ruins, relações ruins etc): homens fracos fazem tempos difíceis;

Esse processo não é um esquema em linha reta, mas a gente percebe coisas desse tipo. Acredito que quem tem mais de 3 anos de Real já deve ter passado por algo assim, mais exagerado ou menos exagerado (principalmente se for jovem adulto ou adolescente): o cara tá lá se desenvolvendo e a vida dá uma melhorada. Melhorou e relaxou, esquecendo o que fez ele querer mudar. Aí começa a ter uns pensamentos ruins e tal, e tomar uns goró logo de manhã, gastar 2 terços do salário com puta e balada, se apaixonar por alguma piranha ou se reapaixonar por alguma antiga piranha, deixar o lençol ou a escrivaninha cheia de porra, ficar sem rumo, às vezes até usar droga ilícita, retardo na mente, deprimido, desnutrido, fudido, e mal pago.

Mas o ser humano tem livre arbítrio. Esse processo não é "obrigatório", não é fatal e não é determinista. Ninguém é obrigado a se fuder outra vez pra mudar de vida e nem desanimar. Ninguém é obrigado a ir ao fundo do poço de novo só pra ganhar mais energia de vida... pode ser um processo menos tortuoso... não precisa ter ciclo de "decadência e ascensão" o tempo todo... em tempos bons também é possível ter mais iniciativa pra fazer as coisas, largar hábitos ruins, não procrastinar e ficar pensando demais em besteira, mudar de vida etc. O ser humano é livre.

Como fortalecer a vontade e a personalidade, mesmo em tempos bons?
Pensei nisso depois da pandemia e agora deixo essa reflexão no final desse ano... 
Responda-o
#2
Vou falar o português claro, a chave do desenvolvimento pessoal sólido é a disciplina, não é pra qualquer um, constância, resiliência, mirar onde quer chegar independente do que seja e foda-se o resto, não parar até alcançar aquilo, de um jeito ou de outro, canalizar todos seus pensamentos, sua fé, sua energia para alcançar seu objetivo, mas você só consegue alcançar esse nível de disciplina quando entende, aceita e cria uma consciência que o caminho não é fácil, não é rápido, não é prazeroso, pois se fosse todo mundo conseguiria.

Tem que cravar na sua mente que a recompensa melhor é a recompensa final, essa mentalidade de melhorar um pouquinho e já se perder em prazeres efêmeros é coisa de gente burra, miserável, pobre e impulsiva, não pode crescer um pouquinho que já começa a se achar, nem sobrar um troco na carteira que já se entrega ao impulso e começa articular como aquilo pode render um prazer mais rápido.

Você tem que respeitar o caminho que você tem que trilhar, não adianta buscar atalhos ou priorizar aparências que te darão uma sensação similar de sucesso mas sem fundamentos sólidos como esses tipos que você citou, depois que trilhar seu caminho você poderá fazer o que bem entender, não antes, não importa o quanto as influencias de puxem para isso.

Ai que vem as distrações, porque no caminho do impulso você se perde com as distrações que podem te proporcionar prazeres mais rápidos mas por motivos óbvios te desviam do foco e o objetivo perde a importância, o desenvolvimento pela disciplina é algo que tem que ter uma base interna forte, pilares fortes, consciência, uma certeza que chega a ser quase uma obsessão do que se quer, daí você tem base para trilhar todo o caminho até ele independente do quão sofrido, demorado, doloroso possa ser pois você sabe que a recompensa final valerá a pena.

Ninguém constrói uma casa começando pelo teto, você faz a fundação, as colunas, as paredes, o piso, o telhado, o acabamento, você mobilha e só ai você vai desfrutar de sua moradia, qualquer coisa que não siga essas etapas ficará uma merda e tem risco de desmoronar.

É a diferença entre um peão que gasta o salário todo com mulher, bebida, droga, ostentação fajuta e na segunda feira tá comendo arroz com ovo e um juiz federal ou grande empresário que pode fechar um bordel de luxo para si e não fará a menor diferença na sua vida ou suas finanças.
Responda-o
#3
O segredo é a disciplina. Como desenvolver a disciplina? Considerando como um outro eu esse ser procrastinador e negativo, com objetivo de repreende-lo em voz alta ou conversando internamente de forma rude, até ele silenciar e deixar você fazer o que você quer. Parece meio maluco, mas sempre que encontramos um propósito na vida é porque já fizemos isso com este outro eu. É importante falar coisas como "Quem manda aqui sou eu" e "É para fazer isso e não aquilo", falando assim consigo mesmo, você se disciplina.
"O mundo continuará, pois, a mergulhar nesse vazio, nessa barbárie, e esses sonhadores maravilhosos, jamais vão acordar dos seus sonhos." 
- Esther Vilar, em O Homem Domado
Responda-o
#4
Controlar a dopamina no desenvolvimento da disciplina é muito útil também. No intuito de só liberá-la após algum esforço com foco no seu objetivo, algo como uma recompensa ao cérebro.

Exemplo:
Vou estudar de manhã uma hora e após isso assistir algum episódio de série etc.
Responda-o
#5
(31-12-2023, 09:44 PM)O Incansável Escreveu: O segredo é a disciplina. Como desenvolver a disciplina? Considerando como um outro eu esse ser procrastinador e negativo, com objetivo de repreende-lo em voz alta ou conversando internamente de forma rude, até ele silenciar e deixar você fazer o que você quer. Parece meio maluco, mas sempre que encontramos um propósito na vida é porque já fizemos isso com este outro eu. É importante falar coisas como "Quem manda aqui sou eu" e "É para fazer isso e não aquilo", falando assim consigo mesmo, você se disciplina.

Pode parecer veadagem, mas fazer auto-sugestão é bom. Lógico que tem o esforço humano também, mas isso ajuda no auto-controle para várias coisas (excesso de punheta, preguiça de estudar, exercícios etc).

Nem sempre o cara tem "motivação", energia etc. aí essas práticas podem dar constância pra pessoa.
Responda-o
#6
(31-12-2023, 05:24 PM)Texugo Real Escreveu: Como fortalecer a vontade e a personalidade, mesmo em tempos bons?

Sempre temos que buscar a sabedoria, passar a vida interiorizando a filosofia e espiritualidade, e estudando e aprendendo com os nossos erros e dos outros.

Esse provérbio oriental sobre os tempos difíceis criarem homens fortes, traduz um pensamento assumindo que os homens já são sábios. Porque tempos difíceis em homens ignorantes, não cria homens fortes, pelo contrário, cria cada vez mais homens fracos. A crise se perpetua até que surga uma onda de homens sábios o bastante para aplicarem a força na reversão da crise. Tempos difíceis só vira tempos fáceis se houver homens com sabedoria, senão, vai ser tempo cada vez mais difícil até chegar na total aniquilação.

Quantos homens não existem por aí, que já passaram por diversas crises durante a própria vida, e continuam os mesmos e errando nos mesmos erros? Eles não conseguem criar o "tempo fácil" para eles mesmos porque não buscam sabedoria.

Salomão pediu a Deus sabedoria, pois sem sabedoria, não é possível construir coisa alguma. A sabedoria é a mãe da disciplina, da honestidade, da temperança, da coragem... Tudo o que é preciso para construir uma boa vida para si e para os outros, primeiramente, vem da sabedoria.
Responda-o
#7
(02-01-2024, 04:26 PM)Texugo Real Escreveu:
(31-12-2023, 09:44 PM)O Incansável Escreveu: O segredo é a disciplina. Como desenvolver a disciplina? Considerando como um outro eu esse ser procrastinador e negativo, com objetivo de repreende-lo em voz alta ou conversando internamente de forma rude, até ele silenciar e deixar você fazer o que você quer. Parece meio maluco, mas sempre que encontramos um propósito na vida é porque já fizemos isso com este outro eu. É importante falar coisas como "Quem manda aqui sou eu" e "É para fazer isso e não aquilo", falando assim consigo mesmo, você se disciplina.

Pode parecer veadagem, mas fazer auto-sugestão é bom. Lógico que tem o esforço humano também, mas isso ajuda no auto-controle para várias coisas (excesso de punheta, preguiça de estudar, exercícios etc).

Nem sempre o cara tem "motivação", energia etc. aí essas práticas podem dar constância pra pessoa.

Indo além, reparei que em meu apogeu de desenvolvimento eu sempre tive objetivos e valores pessoais sólidos, consolidados e muito claros em minha mente.

Para exercitar a disciplina você precisa suprimir prazeres, abrir mão mesmo. 

Como fazer isso? Tendo em mente o seu objetivo maior. Como ser saudável para ter uma vida longeva? Me exercitando, saindo da procrastinação e comendo bem, deixando o hamburguer de lado. Se você não almejar a saúde e o shape com muita força, não terá o impeto necessário para dizer não para o ifood, a cervejinha sem limite, etc.

Esse foi apenas um exemplo, mas para encontrar esses objetivos você precisa de muito autoconhecimento, reflexão e definir prioridades. O que você quer? O que realmente importa? 

A melhor forma de encontrar o caminho correto, é caminhando. Ficar parado esperando milagrosamente que um GPS (ou um guru) te indique a direção não resolverá, vão se passar 20 anos e você vai estar no mesmo lugar.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Desenvolvimento Pessoal: Qual o seu objetivo? Vital 21 2,363 07-01-2024, 06:57 PM
Última Postagem: Vital
  [REFLEXÃO] BRUCE LEE: O preço do desenvolvimento pessoal Sagitario 25 14,670 02-04-2019, 09:11 PM
Última Postagem: Ronin
  Nenhum desenvolvimento pessoal será o bastante! Sagitario 9 4,315 18-09-2017, 11:48 PM
Última Postagem: Über

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)