Postagens: 1,089
Tópicos: 72
Ingressou: Aug 2015
Reputações:
154
Eu não gosto de estudar tudo junto e acho importante ter um objetivo claro. Meu objetivo é aumentar o meu vocabulário, até janeiro quero estar com 4000 palavras no teste aí de cima, podem me cobrar
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Postagens: 110
Tópicos: 6
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
4
Fiz o teste e meu vocabulário deu que tenho 5620 palavras... Porém se for contar as derivadas do latim ai da pra acrescentar umas 5 mil fácil. hehehe
Lembrei de um teste que fiz de vocabulário de português e no teste deu que eu tinha um vocabulário tão bom quanto a do confrade Machado de Assis.
Aproveitei e fiz o teste deles sobre inglês e deu que tenho 6750 palavras na caixola "Top 48.13% Your vocabulary size is like that of a 10-year-old child in the US!", achei compatível com o primeiro teste.
O negocio é aprender Phrasal Verb essa porra buga a mente em conversação, o bagulho é louco.
Postagens: 50
Tópicos: 4
Ingressou: Sep 2018
(16-10-2018, 07:18 PM)lyonheart Escreveu: Fiz o teste e meu vocabulário deu que tenho 5620 palavras... Porém se for contar as derivadas do latim ai da pra acrescentar umas 5 mil fácil. hehehe
Lembrei de um teste que fiz de vocabulário de português e no teste deu que eu tinha um vocabulário tão bom quanto a do confrade Machado de Assis.
Aproveitei e fiz o teste deles sobre inglês e deu que tenho 6750 palavras na caixola "Top 48.13% Your vocabulary size is like that of a 10-year-old child in the US!", achei compatível com o primeiro teste.
O negocio é aprender Phrasal Verb essa porra buga a mente em conversação, o bagulho é louco.
Vamo que vamo @ lyonheart estamos no caminho certo não tem segredo, basta praticar e manter a disciplina. Cara sobre aprender Phrasal Verb eu uso o site do Mairo Vergara eu tive um certo preconceito com os Phrasal Verbs quando comecei a estudá-los, principalmente os compostos por palavras que você já conhece.
O eat away por exemplo, tem quatro sentidos: erodir uma estrutura física, destruir uma crença, preocupar alguém e comer. Se você for traduzir separadamente ao "pé" da letra seria eat away = Comer fora só que muda muito dependendo do contexto, eu dei muita importância aos Phrasal Verbs quando comecei ver a serie how i met your mother, o pessoa da seria usa muito Phrasal Verbs dai comecei a colocar no anki, vejo que conhecendo Phrasal Verbs pode deixar seu inglês bem mais parecido com um nativo já que os Phrasal Verbs são bem utilizados em situações mais informais.
(15-10-2018, 09:52 AM)Machado Annihilator Escreveu: (15-10-2018, 12:26 AM)Nucky Thompson Escreveu: Esse teste é baseado no que afinal?
Palavras chave em lista de frequência?
Algumas palavras ali eu nunca nem vi rsrsrs
Meu resultado
Consigo ler e ouvir numa boa na maior parte do tempo, agora falar que é bom nada, tenho que começar a treinar fala, acho que vou começar a gravar eu mesmo falando.
Boa sorte ai nos estudos de vocês e para o @Machado Annihilator, não é necessário 25mil palavras para ler, nem para artigos acadêmicos precisa disso rsrs
Com 6000 palavras você ja faz a festa rsrs
Foque em aprender tambem expressões idiomaticas e phrasal verbs
Aqui tem um site interessante confrades:http://www.cursodeinglesgratis.org/
Aqui tem uma postagem interessante sobre vocabulário: https://www.universeofmemory.com/how-man...ould-know/
Pelo que eu li, você não consegue falar porque não tem vocabulário ativo e nem o costume de falar. Existe o voacabulário de input o passivo; e de output que é o ativo. Ler e escutar = vocabulário passivo. Falar e escrever = vocabulário ativo.
Quando você esquece uma palavra em português :"Como é o nome daquela planta mesmo? E daquela fruta? Como se chama uma pessoa que é muito isso ou aquilo?" Você sabe a palavra, mas ela não está facilmente acessível no seu vocabulário ativo por falta de uso. Então, você não consegue se expressar com facilidade. Além disso, quanto mais você faz algo, melhor articulado você fica; um orador, palestrante ou um cara acostumado a participar de debates vai se sair bem fazendo isso, mesmo tendo menos vocabulário que seu "concorrente", simplesmente pela prática.
Você tem um bom vocabulário. Acho que agora o que você deve fazer é praticar. Simplesmente fale.
1- Fale com nativos.
2- Use o TED tem transcrição então vc finge que é um ator e vai falando e imitando o palestrante; para quem não tem vocabulário, pode começar com coisas do dia a dia com Peppa Pig transcrição .
O segredo é ouvir e ler atuando várias vezes, para assim conseguir ter vocabulário ativo, assim você aprende ritmo e lembrará do modo que o cara fala. Se você vê vários filmes ou episódios apenas uma vez, isso é um erro, será difícil conseguir um vocabulário ativo. Use o ANKI, e marque episódio 1 friends, e toda vez que isso aparecer no ANKI, você vê o episódio e depois atua imitando os personagens. Tente fazer isso ser divertido. Eu basei isso no que a Georgiana disse(Vídeo abaixo).
É fácil achar a transcrição de algumas séries:
https://www.springfieldspringfield.co.uk...ow=friends
http://transcripts.foreverdreaming.org/
Eu usava esse método, mas percebi que não funcionava para mim por causa q tenho pouco vocabulário, então comecei a jornada de aumentar o vocabulário.
Como vc fez para conseguir esse vocabulário?
Só assistia séries que não entendia, sem anotar nada? Conte-me sobre sua aquisição vocabular, quantos nos de estudo, metodologia e tals
Show de bola... Obrigado por compartilhar os links.
Georgiana que você compartilhou o link usa a mesma metodologia que o curso Effortless English, baseado em curtas histórias onde você escuta e interage respondendo algumas perguntas. Isso só reforça mais um motivo para testar o método. Inclusive o A.J do Effortless English dá essas mesmas dicas que você comentou de encenar isso faz com que você internaliza o vocabulário. O que ajuda muito na hora de conversar.
(15-10-2018, 12:30 PM)Nucky Thompson Escreveu: (15-10-2018, 09:52 AM)Machado Annihilator Escreveu: Aqui tem um site interessante confrades:http://www.cursodeinglesgratis.org/
Aqui tem uma postagem interessante sobre vocabulário: https://www.universeofmemory.com/how-man...ould-know/
Pelo que eu li, você não consegue falar porque não tem vocabulário ativo e nem o costume de falar. Existe o voacabulário de input o passivo; e de output que é o ativo. Ler e escutar = vocabulário passivo. Falar e escrever = vocabulário ativo.
Quando você esquece uma palavra em português :"Como é o nome daquela planta mesmo? E daquela fruta? Como se chama uma pessoa que é muito isso ou aquilo?" Você sabe a palavra, mas ela não está facilmente acessível no seu vocabulário ativo por falta de uso. Então, você não consegue se expressar com facilidade. Além disso, quanto mais você faz algo, melhor articulado você fica; um orador, palestrante ou um cara acostumado a participar de debates vai se sair bem fazendo isso, mesmo tendo menos vocabulário que seu "concorrente", simplesmente pela prática.
Você tem um bom vocabulário. Acho que agora o que você deve fazer é praticar. Simplesmente fale.
1- Fale com nativos.
2- Use o TED tem transcrição então vc finge que é um ator e vai falando e imitando o palestrante; para quem não tem vocabulário, pode começar com coisas do dia a dia com Peppa Pig transcrição .
O segredo é ouvir e ler atuando várias vezes, para assim conseguir ter vocabulário ativo, assim você aprende ritmo e lembrará do modo que o cara fala. Se você vê vários filmes ou episódios apenas uma vez, isso é um erro, será difícil conseguir um vocabulário ativo. Use o ANKI, e marque episódio 1 friends, e toda vez que isso aparecer no ANKI, você vê o episódio e depois atua imitando os personagens. Tente fazer isso ser divertido. Eu basei isso no que a Georgiana disse(Vídeo abaixo).
É fácil achar a transcrição de algumas séries:
https://www.springfieldspringfield.co.uk...ow=friends
http://transcripts.foreverdreaming.org/
Eu usava esse método, mas percebi que não funcionava para mim por causa q tenho pouco vocabulário, então comecei a jornada de aumentar o vocabulário.
Como vc fez para conseguir esse vocabulário?
Só assistia séries que não entendia, sem anotar nada? Conte-me sobre sua aquisição vocabular, quantos nos de estudo, metodologia e tals
Muito obrigado por sua contribuição e é bem verdade isso dai, eu não tenho vocabulario ativo, não tento falar e nem escrever em ingles. Adquiri esse vocabulario apenas assistindo filmes e series, não sei se comentei 2012 mas comecei em 2010 mas apenas a fim de passar o tempo mesmo e não com intuito de aprender ingles. Eu era daqueles retardados que maratonavam séries de madrugada e isso por um tempo chegou até a me atrapalhar no trabalho por causa do sono, durante 3 anos foi assim kkk depois eu maneirei, continuo assistindo series mas vejo 1 ou outra e não é todos os dias como antes. Pra você ter uma noção uma vez eu fiz uma lista de séries que ja assisti ou ainda acompanhava isso a 2 anos e meio atrás e deu mais de 40 séries. Tem que ser muito mula pra gastar o seu tempo assim kkk. Se eu tivesse pego uma lista de palavras por ordem de frequência, formado frases e as estudado ouvindo, escrevendo e falando seria mais eficiente pois eu passaria meu tempo estudando palavras que realmente usaria e não palavras sortidas que algum roteirista colocou em alguma serie simplesmente porque tal personagem tem uma linguagem diferenciada, essas palavras eu nunca mais as vi depois.
Como tambem tenho interesse em outros idiomas, series agora serão como forma de bonus na alavacagem do estudo. Minha ideia atual é pegar lista de frequencia das palavras mais usadas, umas 3000 de inicio e fazer uma busca de tais palavras nos scripts de séries e filmes, assim encontrando frases onde elas estão sendo usadas. Scripts de series e filmes eu ja fiz alguns inclusive em outros idiomas, tem sites que fazem isso, você joga a legenda .srt e ele te da o texto tudo junto ou com espaçamento entre as falas mas tudo sem aqueles timecodes (numeração de tempo), da pra fundir legendas tambem e depois transformar em script deixando a lingua que você quer acima e a tradução abaixo. Para esclarecer eu sempre assistia series no idioma original e legenda em portugues, só no começo desse ano comecei a ver com legenda em ingles mas assistir sem legenda eu ja via a muito tempo coisas que eu não encontrava legenda. Nunca anotei nada, se eu não entendia uma palavra no momento depois do terminar da frase ou na frase seguindo eu ja entendia pelo contexto ou as vezes nem isso, mas não fazia com que eu deixasse de entender o acontecimento central de tudo ali no momento. Hoje em séries e filmes ou até mesmo videos no youtube são poucas as palavras que não entendo, mas sei que existem inumeras outras que eu nunca vi ou se quer ouvi.
Obrigado pelos links, vou dar uma olhada.
Tenho um curso aqui de pronuncia feito por essa professora do link, acho que vou começar a coloca-lo em pratica https://rachelsenglish.com/
Éee... Hoje vejo que se eu tivesse tido acesso a essas informações quando comecei estudar inglês lá no ensino médio, teria aprendido muito e não teria ficado só no verbo to be kkkk. Mas ainda bem que ainda está em tempo.
Essa sacada de estudar o que realmente interessa faz uma grande diferença no seu estudo, inclusive eu já li algo a repeito não lembro onde, que existe até um nome para isso é o principio de pareto ou o 80/20 que focar em 20% da ações que te trará 80% de resultado.
Esse principio é muito aplicado ao mundo dos negócios por exemplos, 20% dos clientes dá 80% do lucro de uma loja. Nesse sentido hoje eu sei por onde começar quando for estudar uma nova língua, sei quais são as habilidades mais importantes a serem treinadas e por consequência tem o melhor resultado sem gastar muito tempo. É essa maneira de pensar que faz a diferença no nosso aprendizado, você testa e ajusta para sua realidade.
21-10-2018, 04:23 PM
Semana #4
Falaaa galera mais um domingão ae e mais um dia de review da utilização do Effortless English. Essa semana faz um mês que comecei a utilizar o método sinto claramente que meu listening vem melhorando muito, contato diário com inglês tem feito toda diferença.
Os primeiros resultados
Essa semana aconteceu algo interessante, estava em aula e o professor foi nos apresentar um software e foi no site da fabricante abriu e estava todo em inglês ele começou a ler e depois começou a engasgar em umas palavras que estavam escritas na descrição do site, aí eu comecei a acompanhar e percebi que estava lendo e entendendo o que estava escrito, fiquei muito feliz em ver que o esforço está dando resultado.
Graded Readers
Como havia dito no último post comecei a ler os livros da coleção Graded Readers, a meta era ler um capitulo por dia, mas a rotina da facul não deixou eu cumprir a meta, li apenas dois capítulos essa semana. O livro que estou lendo e o A Kiss Before Dying, assim que terminar faço um review da história. Criei um bloco de notas com as palavras novas que eu leio no livro, e que eu não conheço para colocar no anki.
Quantidade de horas liquidas estudada na semana #2
Listening de manhã 30 min x 7 dias: 3:30 min
Speaking à noite 30 min x 7 dias: 3:30 min
Tempo morto 40 min x 5 (Seg a sexta): ~3:30 min
Total: ~ 07:00 horas.
Considerações
Com um mês de estudo vejo que sim, já tenho uma melhora considerável no entendimento. Para testar resolvi fazer um MOOC Curso Online Aberto e Massivo, do inglês (Massive Open Online Course) em minha área de formação, além de aprimorar o inglês no final do curso tem certificado que ajuda a dar um up na carreira com um certificado dos estates. Semana que vem conto como foi... por hoje é só, até semana que vem!
Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino.
week four, done.
Reputações:
154
O que vc quer dizer com "tempo morto"?
David Goggins. A lei da semeadura não falha. A única coisa que a vida exige de nós é coragem. Somos prisioneiros dos nossos instintos e emoções e jamais seremos homens livres. A natureza se prepara para algo ainda pior.
Reputações:
154
Very few people are willing to endure the pain, the sacrifice, and the diligence required to be successful.
Reputações:
154
Um modo de melhorar é vocabulário ativo é escrevendo e falando. Tive dificuldades de encontrar estrangeiros para corrigir os meus textos. Vcs conhecem algum site com esse fim?
Reputações:
154
04-11-2018, 12:30 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 04-11-2018, 12:34 PM por Mazzaropi.)
(22-10-2018, 02:42 PM)Machado Annihilator Escreveu: O que vc quer dizer com "tempo morto"?
Seria o tempo em que eu não estou fazendo alguma atividade que requer atenção, aquelas coisas que a gente faz no piloto automático tipo lavar louça, andar de bike, dirigir. Por exemplo o tempo gasto esperando da fila do banco (tempo morto, sem executar nenhuma tarefa). Eu gasto 10 min de casa até a faculdade de busão, as vezes tenho aula de manhã e à tarde então eu vou na facul duas vezes ao dia, quando vou de manhã gasto 10 min para e ir e mais 10 para voltar e se eu tiver aula a tarde no mesmo dia será mais 10 min para ir à tarde e mais 10 para voltar. O que dá uns 40 min de “tempo morto”, eu já saio de casa com o fone de ouvido ouvindo a lição do dia. Isso me dá umas 3:30 a 04:00 por semana de listening de tempo “morto” sem que eu tenha que sentar e estudar.
(27-10-2018, 06:25 AM)Machado Annihilator Escreveu: Very few people are willing to endure the pain, the sacrifice, and the diligence required to be successful.
This is true my friend, nothing in life come easy. No pain no gain.
04-11-2018, 12:44 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 04-11-2018, 12:45 PM por Mazzaropi.)
(29-10-2018, 10:26 AM)Machado Annihilator Escreveu: Um modo de melhorar é vocabulário ativo é escrevendo e falando. Tive dificuldades de encontrar estrangeiros para corrigir os meus textos. Vcs conhecem algum site com esse fim?
Cara conheço o www.italki.com que já usei porém acho muito caro, também tem a questão de você ter que ir por tentativa e erro até achar um bom professor.
Atualmente eu venho usando o www.conversationexchange.com e o www.language-exchanges.org ambos são grátis basicamente você faz um cadastro no site e procura pessoas que desejam aprender português em troca elas te ajudam com o inglês. Você pode escolher a forma de como deseja estudar se e por chat via mensagem de texto ou via vídeo chamada no Skype. Aqui você pode trocar seu número de whatsapp com a pessoa e ir praticando a escrita, eu conversei bastante com uma canadense via whatsapp perdi contato com ele quando mudei de número. Vale a pena recomendo...
(02-11-2018, 07:22 AM)Machado Annihilator Escreveu: canal bom para aprender com filmes:
https://www.youtube.com/channel/UCX7Y-oL...Xt0NReRHFw
Muito bom o canal vlw... Obrigado por compartilhar.
Semana # 5 e 6
Mais um domingão ae e mais um dia de review da utilização do Effortless English. Semana passada não deu para fazer o review então esse será um pouco maior com a semana 5 e semana 6. Final de semestre na faculdade fica puxado, mas vamo que vamo.
Um sonho
Sim galera eu sonhei conversando em inglês, achei muito massa o contexto, eu estava conversando com uma pessoa e ela me entedia. Esse fato curioso aconteceu duas vezes semana passada ambos os sonhos foram em contextos diferentes. Fiquei um pouco curioso a respeito, fui dar uma lida na web para saber o que falam achei uma matéria interessante que diz que. Há alguns estudos que chegaram à conclusão que, quando você sonha em idiomas estrangeiros, significa que você está começando a adquirir fluência nesse idioma. Alguns psicólogos e neurocientistas tomaram este como um tema digno de estudos, procurando investigar de forma mais aprofundada a relação entre os sonhos com outras línguas e o aprendizado do sonhador. Se é verdade ou não só com o tempo para descobrirmos.
Graded Readers
Como havia dito alguns posts atrás comecei a ler os livros da coleção Graded Readers, terminei o primeiro livro da série o A Kiss Before Dying achei muito bom e viciante. Hoje mesmo começo a ler o segundo livro da série.
Pronuncia
Um fato interessante aconteceu essa semana estava vendo um vídeo no YT e percebia o movimento da boca da moça que estava cantando ao pronunciar a palavra this o pesadelo de todo estudante de inglês é pronunciar o th e vi a forma como ela coloca a língua entre os dentes para pronunciar a frase “So Much More Than This”, vejo que de ouvir bastante o idioma já começo a sacar as sutilezas da língua. Abaixo segue o trecho do vídeo.
Quantidade de horas liquidas estudada na semana # 5 e 6
Considerações
Percebo que a consistência tem sido fundamental para esses pequenos resultados ao longo de pouco mais de 6 semana utilizando o método, não é fácil manter a disciplina, mas com os resultados vejo que em pouco tempo já alcançarei meu objetivo. Por hoje é só, até semana que vem!
Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino.
week five and six done.
Postagens: 3,312
Tópicos: 135
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
1,029
Semana # 7
Mais um domingão e mais um dia de review da utilização do Effortless English. Final de semestre na faculdade fica puxado, mas mantenho o hábito firme de escutar todo santo dia, saio de casa já coloco o fone e começo a escutar.
Graded Readers
Estou gostando muito da coleção Graded Readers, essa semana começo o segundo capitulo do segundo livro chamado Far from the Madding Crowd.
Quantidade de horas liquidas estudada na semana # 5 e 6
O ritmo continua o mesmo
Considerações
Em quase dois meses de estudo com o método percebo um grande avanço principalmente no reconhecimento dos sons da língua, a capacidade de compreender tem melhorado bastante e a leitura também.
week five and six done.
25-11-2018, 09:29 PM
Semana # 8 and 9
Mais um domingão e mais um dia de review da utilização do Effortless English. Final de sácome né... puxado, mas mantenho o hábito firme de escutar todo santo dia.
Graded Readers
Super recomendo para quem quiser aumentar o vocabulário e de bônus curtir grandes histórias vale muito a pena... já comecei o terceiro livro. Estou gostando muito da coleção Graded Readers.
Quantidade de horas liquidas estudada na semana # 8 e 9
O ritmo continua o mesmo
Os primeiros resultados
Semana passada me inscrevi na appen, a Appen é uma empresa de serviços de tecnologia e interfaces de comunicação, incluindo reconhecimento de voz, serviços de busca e mídias sociais, com experiência em mais de 150 línguas. Essa empresa presta serviços para o google melhorando os robôs, para isso precisa de recursos humanos e é eai que o inglês entra na história. Recebi um e-mail com a proposta de fazer parte de um treinamento de reconhecimento de voz de pessoal do Brasil, a tarefa consiste em ligar para uma pessoa e conversar por uma hora sobre determinado assunto (cinema, notícias recentes, esporte etc.) para que os robôs do google aperfeiçoem o reconhecimento do sotaque de várias regiões do pais. E para isso eu ganho $ 25,00 dólares por cada hora. Sim senhores vou receber em dólar. Onde é que o inglês entra? O material é todo em inglês e tem uma prova onde tem que acertar 90% das questões, sim eles são muitos exigentes. Abaixo segue print da área de trabalho.
Os primeiros resultados 2
Dessa vez me arrisquei a conversar com um nativo por mensagem de texto, achei muito massa e conheci diversas pessoas e o mais legal de tudo foi obter feedback positivo de que o meu inglês está indo no caminho certo. O app que estou usando chama “tandem” recomendo de mais.
Os primeiros resultados 3
Também utilizei um app chamado “NPR”, esse app é um aplicativo de podcast onde você escolhe baseado no tema de seu interesse. Encontrei um muito bom chamado “fresh air”, comecei a ouvir e não larguei mais. Ouvir uma entrevista com os criadores do filme “Coco” que história... fiquei muito empolgado pelo fato de conseguir entender praticamente tudo o que eles diziam, a entrevista durou 37 min. Se alguém me perguntar sei contar o que foi que eles falaram, eu gostei tanto que não resistir e fui assistir ao filme, em inglês é claro. O diálogo do filme e bem simples não tive dificuldades, ah.... Se você não viu o filme vale a pena conferir.
Considerações
Dois meses de estudo com o método percebo um grande avanço principalmente no reconhecimento dos sons da língua, a capacidade de compreender tem melhorado bastante e a leitura também, o que mais tem me motivado e o fato de que os nativos com quem conversei disseram que meu inglês e bom o que dá uma motivação muito grande para continuar estudando. Por hoje é só... Semana que vem tem mais. Vlw
week eight and nine done.
Reputações:
154
Um método bom para melhorar o entendimento das palavras é com um dicionário de sinônimos, ajuda bastante.
https://www.thesaurus.com/browse/gloomy?s=t
Parabéns pelo desempenho.
Postagens: 3,312
Tópicos: 135
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
1,029
@"agrigeo" TA NAMORANDO, TA NAMORANDO... Tandem é tinder gay?
O cara adiciona macho no zap para ganhar elogio sobre a performance do idioma, coisa a la Machadation, cuidado jovi ou irá parar em saunas, paradas gays e até em Universidades públicas igual o Viadation.
Só Jesus salva, vá e não peques mais...
27-11-2018, 08:24 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-11-2018, 08:25 PM por Mazzaropi.)
(27-11-2018, 05:07 PM)Minerim Escreveu:
KKK pho @Minerim... Nao o app não e Tinder gay não, e você conversa com quem está online. E ninguém dá número de telefone para desconhecido. A ideia é compartilhar a evolução usando o método da forma mais transparente possível para galera vê que vale a pena investir tempo.
@"agrigeo" TA NAMORANDO, TA NAMORANDO... Tandem é tinder gay?
O cara adiciona macho no zap para ganhar elogio sobre a performance do idioma, coisa a la Machadation, cuidado jovi ou irá parar em saunas, paradas gays e até em Universidades públicas igual o Viadation.
(27-11-2018, 10:43 AM)Machado Annihilator Escreveu: Um método bom para melhorar o entendimento das palavras é com um dicionário de sinônimos, ajuda bastante.
https://www.thesaurus.com/browse/gloomy?s=t
Parabéns pelo desempenho.
Valeu obrigado por compartilhar, não conhecia o site.
|