06-05-2022, 10:39 PM
(06-05-2022, 12:17 PM)Fernando_R1 Escreveu: Quem bom, é justamnente a esperança e o mover de uma melhora que são o diferencial, pelo menos na boca do poço a gente enxerga o mundo exterior
Esta é a coisa, muitos estados mentais deploráveis começam da apreensão interna de reconhecer os seus problemas que inevitavelmente vai calhar na tomada das ações práticas como: ... agora vou tirar a carteira de motorista!; agora vou começar a treinar na academia; Vou botar a cara na rua para melhorar minha comunicação; Vou arrumar um serviço, etc. Muito disso consiste em aprender 'no tranco', 'na porrada' vai ocorrer constrangimento, nervosismo, suadeira, mas no fim é recompensador. Muitos podem dar uma ajuda no processo, mas o start é sempre pessoal, você conduz sua vida!
A noção de um 'propósito superior', de um sentido na vida, através de uma regência transcendental ao que imaginamos e da noção que não somos consequência de processos químicos-organicos aleatórios ou existimos porque somos átomos soltos destinados a virar matéria orgânica é um fator de motivação, de força para seguir em frente, bem como de que nossa vocação ecoa para eternidade, isso ajuda nas coisas e faz toda diferença.
Exatamente, tudo na vida serve como um aprendizado. No livro em busca de um sentido o Viktor Frankl até fala que acredita que quem nunca chegou a uma situação de caos, nunca alcançou o seu total potencial. Claro que ele falou isso em outras palavras, é que não lembro agora totalmente, mas é bem real isso mesmo, tanto que muitas pessoas bem sucedidas falam que virou a chave na vida deles depois de uma situação conturbada, alguns mesmo até depois de ter perdido tudo.

