29-03-2022, 05:03 PM
(29-03-2022, 09:35 AM)Raynor Escreveu: Por exemplo, uma mulher foi violentada e normalmente se comenta "Olha a roupa que ela estava vestindo, ela pediu pra que isso acontecesse".
Não importa o caminho lógico para se pronunciar essa frase, quando ela é falada se cria um senso de culpa na pessoa que é a vitima da situação.
Lá atrás eu também achava essa frase absurda, mas como eu tenho um hábito não tão bom de caminhar por ai de madrugada, eu consigo entender mehor ela agora.
Minha mãe quando eu era mais novo sempre chamava a atenção para isso, já sai para correr 3:00, 1:00, com o cu sem passar nada, mas ia porque precisava desestressar, ela sempre falava para eu tomar cuidado, e chamava a minha atenção, mas com o tempo, parou de tentar proibir, viu que não ia adiantar, isso quando eu era bem mais novo.
Uma vez apenas que aconteceu de um carro me parar e ficar me seguindo, mas estava perto de casa e me virei, e como é interior, nem deu nada, mas serviu de lição.
Hoje eu ainda continuo correndo, mas só depois das 5:00 ou antes da 1:00, e me certifico de correr sempre em ruas de mão única, na posição contrária a de que os carros estão vindo, pois assim, se alguém começar a me seguir de carro, eu saco logo de cara.
Também corro um quarteirão onde a polícia militar fica repousando entre uma ocorrência e outra, fico dando voltas exatamente nesse quarteirão, porque se alguém começar a me seguir, eu diminuo as chances de me foder.
Me visto da forma mais mulamba possível para não passar imagem de playboy, aparentemente dá certo, os molentons e calças largas, velhas, e até meio rasgadas, fazem eu passar invisível, mesmo quando encontro algum cria andando por ai de madrugada.
Agora eu te pergunto, eu que sou homem, saudável, e forte, sei muito bem que corro riscos ao sair a noite, mesmo no interior e tomo minhas providências quando vou fazer isso.
Então quando alguém fala a frase "mas olha como ela estava se vestindo", pode sim ter essa interpretação de que na cabeça do sujeito, ela merecia ser abusada por estar daquele jeito? Pode, mas pra mim faz muito mais sentido essa frase ser um chamado a lucides.
Eu mereço ser assaltado por sair na ruas as 2:00 da manhã para correr? Não. Mas porra, qualquer um vai falar para mim ficar esperto porque estamos no brasil e eu deveria evitar isso.
O mesmo deveria valer para mulheres, o cara que realmente é abusador só está esperando a brecha, e claro que não é roupa que vai impedir isso.
Mas da mesma forma que eu não saio de madrugada para dar uma caminhada com roupa de marca, relógio de ouro, e pulseira de diamante, para não chamar a atenção, é no minimo plausível alguém falar para a muher se cobrir, PARA NÃO CHAMAR A ATENÇÃO e evitar isso.
Mas não, falar isso é errado, e por isso ninguém fala mais.
Essa falta de senso pode custar a vida, mas quem se atrever a falar isso é que é errado.