16-03-2021, 12:13 PM
(15-03-2021, 10:38 AM)Fernando_R1 Escreveu: @"Scant"
Embora acredite que exista uma elite que aspira um controle global a ação deles ainda não é total, muitos planos pontuais ainda dão água em algumas conjunturas;
A análise política do Jessé, embora pontualmente correta em mencionar o fenômeno do rentismo, cai naqueles chavões e basicidades de não estudar os fenômenos de forma específica como o Jacob Gorender o fez (embora discorde de bastante coisa ali);
Já a famosa 'auditoria cidadã' (nome horrível) da Fatorelli que conclui que o Brasil nunca esteve quebrado e que o país tem 4.500.000.000.000,00 - 4.5 TRILHÕES!!! disponíveis mas não os usa para investir na Sociedade, mas para pagar juro aos banqueiros é bem contestada por gente séria.
não tenho conhecimento técnico para chegar aos números corretos, mas lembro de um comentário do Décio Bazin, dizendo que havia pessoas pessoas que fizeram fortunas no mercado nacional de ações tranferindo dívidas de seus negócios para os entes federativos; o que me faz hoje pensar nos empréstimos do BNDES e em diversos bancos públicos que faliram e transferiram suas dívidas para seus entes federativos
por outro lado, a crise americana de 2007-2008 foi causada pela elite financeira e ficou por isso mesmo: nada aconteceu com essa elite só ficara mais ricos
sobre dominação global, nem imagino como anda isso, mas me parece preocupante a ausência de uma discussão pública no brasil sobre o mercado financeiro, seus limites e abusos.