03-07-2020, 09:24 AM
(01-07-2020, 10:37 PM)hjr_10 Escreveu: Iniciei Hollywood, do Bukowski... Gosto demais desse cara, leitura completamente do submundo, suja, sem penduricalhos e bijuterias. É porrada gratuita, muita cachaça, mulheres e putaria. Ah, e solidão. Muita solidão.
Vou aproveitar o seu comentário para falar de um dele que estou lendo agora:
Assim como você, eu adoro Bukowski. Apesar de falar dos aspectos menos apreciáveis do ser humano, de coisas vis e de situações "escatológicas", é uma leitura muito agradável e divertida de se ter. Sempre com um senso de humor preciso, misturado com algumas reflexões sobre como a nossos desejos podem ser "toscos" em diversos aspectos. Na verdade ele escancara como o ser humano é tosco.
Este livro trata da infância, adolescência e começo da vida adulta de Chinaski - que é um alter ego do Bukowski - e todos o problemas familiares que ele teve, explicando como ele acabou se tornando um viciado em bebida.
Ler esse livro é uma montanha russa de emoções, uma hora você gargalha incontrolavelmente, logo em seguida se sente triste e compassível ... relembra muito bem da nossa ingenuidade infantil, o que acaba por promover um sentimento melancólico mas muito prazeroso no leitor.
O teatro social - sempre ele - e o submundo de Los Angeles, ou melhor, da sociedade Americana são pormenorizadamente detalhados e escrachados por esse jovem germânico "durão" que não ligava para títulos ou para opinião das outras pessoas, que na sua esmagadora maioria são cretinos estúpidos que vivem como ovelhas. Porém, esse mesmo jovem, com um aspecto exterior de ignorante e desumano, possui uma sensibilidade profunda para as infinitas tonalidades que a vida humana pode adquirir, como as coisas simples e singelas são sempre as que mais nos marcam.
Sem dúvida, vale a lida.
(02-07-2020, 06:26 PM)Libertador Escreveu: Se possível, compartilha com a gente qual é o seu top 5.
Farei em breve no meu blog.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)