02-07-2020, 01:50 PM
(29-06-2020, 08:39 PM)Gorlami Escreveu: No militarismo existe a Teoria das Baionetas Inteligentes ("Ordem absurda não se cumpre"). Entende-se que o subordinado possui culpa ao executar uma ordem ilegal, mesmo que diretamente dada por um superior. Paralelamente, eu vejo como cúmplices, aqueles que no mundo civil, se calam diante de agressões à liberdade, aos direitos naturais (concorde você com eles ou não) de propriedade, liberdade e vida.
Não conhecia esse conceito. Achei bem interessante.
(29-06-2020, 08:39 PM)Gorlami Escreveu: Aqui entra o conceito de desobediência civil.
Citação:"Henry David Thoreau escreveu um livro chamado Desobediência Civil para protestar contra a guerra que os Estados Unidos realizavam contra o México em 1846. Thoreau influenciou bastante o pensamento americano, e era um forte defensor da idéia de que o melhor governo é aquele que governa menos, ou seja, que mais respeita as liberdades individuais. Para ele, seria ainda melhor o governo que não tivesse que governar de fato nada!"
"Sob um governo que aprisiona qualquer um injustamente o verdadeiro lugar para um homem justo é também uma prisão." Thoreau não media as palavras quando, em 1849, explicava as razões da sua decisão de não pagar impostos. Ou seja, a desobediência civil é uma maneira não-agressiva de agir contra ações absurdas e que vão contra suas convicções.
Quase comprei esse livro na semana passada, mas acabei comprando o livro Walden ou A vida nos bosques desse mesmo autor. Esse livro sobre desobediência civil está na minha lista de futuras leituras.
(30-06-2020, 10:39 AM)Héracles Escreveu: A ideia é interessante,pertinente, e sem dúvida necessária. O problema que o estado controla o poder de polícia. Ou seja, podem te prender a qualquer momento e nós, infelizmente, não podemos fazer muito contra isso individualmente falando. Por isso eu acredito - CONFORME SEMPRE DIGO E REPITO AQUI - QUE É DE URGÊNCIA FUNDAMENTAL QUE O HOMEM realista primeiro entenda a filosofia, para posteriormente poder criar na prática mannerbunds com pessoas que pensam parecido. Essa é a nossa ultima salvação quando o caos tomar conta. -
Esse fórum é o nosso mannerbund. A nossa pauta vai bem além do que é dito no dia a dia pelas pessoas comuns. É aqui que organizamos as ideias e projetos.
O problema é que o mannerbund é digital com participantes espalhados pelo Brasil inteiro. Se o fórum tivesse essa mesma quantidade de realistas mas o país fosse do tamanho do estado do Paraná por exemplo teríamos uma projeção muito maior. Principalmente no quesito se organizar e se ajudar. Seria possível EDRs mais frequentes, realistas com academias funcionando escondido ajudando outros a continuar treinando durante a pandemia, apoio jurídico e contábil, poder comprar em lojas de outros realistas, se organizar para se defender em casos mais sérios, fazer algum tipo de trabalho organizado para tirar políticos corruptos e muito mais coisa.
Então, apesar do fórum ser um mannerbunds, o ideal é ter um regional e presencial, isso ajuda muito no dia a dia, imagina que em uma situação de caos social ou algum maluco querendo invadir sua casa você consegue chamar seu grupo e chega dezenas de pessoas para te ajudar a resolver uma situação? Alguns fazendeiros estavam tendo as terras sendo invadidas na epoca do PT aqui perto, até que invadiram uma fazenda de um que tinha um grupo pessoal forte com outros fazendeiros, simplesmente chegaram várias caminhonetes com vários caras armados e expulsaram os caras e monitoravam a movimentação deles para que caso esse grupo tentasse invadir a fazenda de qualquer um do grupo todos os outros iriam em peso lá expulsar eles a força novamente. Funcionou e não houve invasões nessas fazendas, eles foram para outro lado onde deviam ter fazendeiros menos organizados e assim mais indefesos. Agora imagina você sozinho com sua família defendendo sua propriedade contra um monte de sem terras, mesmo armado você fica em uma situação difícil.
O ser humano médio perdeu essa característica de se organizar em grupos menores e aí com famílias pequenas, sem ninguém para ajudar a se defender, são presas fáceis nas mais diversas situações. E é exatamente isso que o status quo quer, você isolado e indefeso enquanto eles estão em grupos grandes e poderosos.
O ideal é participar de algum clube bom de motociclistas, participar de academia de luta como jiujitsu, e assim, aos poucos ir formando grupos regionais e próximos para se fortalecer. A instabilidade social está crescendo a cada dia e participar de um mannerbund está se tornando cada vez mais necessário.
(30-06-2020, 10:55 AM)Fernando_R1 Escreveu: ... desobediência civil pacífica é fácil de fazer, eu mesmo ando sem máscara e fumando pela rua, por hora nem fui abordado pela PMERJ ou guarda municipal.
Tenho feito o mesmo desde a segunda quinzena de março até hoje. Saio sem máscara, só coloco na hora de entrar em um estabelecimento como supermercado e coisas do tipo que é obrigatório e tem um fiscal na porta. Mesmo assim, uso a máscara com o nariz de fora.
Na rua, apesar de andar sem máscara eu ando sempre com uma máscara no bolso, se algum policial me abordar eu coloco a máscara, mas até hoje nenhum fez isso. Até já encontrei um PM que é conhecido meu andando sem máscara também.
Saio para correr sem máscara. Continuo fazendo as compras normalmente, quando chego em uma loja e está fechada eu bato na porta principal ou em uma porta lateral e várias vezes algum atendente abre e me deixa entrar e fecha a porta logo em seguida. Na medida do possível vários lojistas estão tentando burlar os decretos para continuar vendendo e não falirem e eu apoio eles indo lá e comprando o que quero em vez de ficar esperando essa quarentena eterna acabar para comprar as coisas.
E não duvido nada que surja uma nova pandemia quando essa estiver acabando para disseminar o pânico novamente na população fazendo os governos forçarem as pessoas a ficar em casa por mais vários meses.
E como disse Benjamin Franklin: "Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança."
(30-06-2020, 10:38 PM)Gorlami Escreveu: Não duvidem do poder que o exemplo possui sobre as pessoas.
Nossas ações ecoam além de nós, podem acreditar. Sempre há alguém nos observando. Quem já possui alguma vivência vai concordar com o que digo.
Por isso, tenho andado sem máscaras e algumas pessoas próximas começaram a fazer isso também há alguns meses atrás, apesar de eu não ter pedido ou sugerido.
(01-07-2020, 05:49 PM)Reddington Escreveu: No Bananil o STF tem medo do presidente convocar o exército, rasgar a constituição e começá-la do zero.
Fazer uma nova constituição não seria ruim não, contando que eles fizessem uma com menos estado e mais liberdade individual. Eu até comentei que o problema do Brasil precisa ser mudado a nível constitucional para ser resolvido nesse tópico A Lei. Eu já tinha uma aversão ao estado no sentido geral, mas esse livro me fez entender a grandeza do problema que é o estado.
(01-07-2020, 11:11 PM)hjr_10 Escreveu: Digo isso pois não vejo a possibilidade de um encorajamento coletivo do brasileiro, uma guerra ou desobediência civil ou qualquer coisa do tipo.
O meu objetivo com a desobediência civil não é criar uma revolução. É simplesmente fazer a minha parte, o que eu acredito que é o certo, se influenciar os outros ou não influenciar ninguém eu sei que pelo menos fiz a minha parte, mesmo que em uma escala pequena.
Do mesmo jeito que eu já venho praticando o boicote individual que expus aqui #somostodosotários.
Spoiler Revelar
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.