05-02-2020, 05:57 PM
![[Image: photo-of-woman-reading-magazine-3021329.jpg]](https://1.bp.blogspot.com/-AzYZzESpahk/Xf7P8zXEanI/AAAAAAAAJCY/gfYis0so5HQ42g4chnhHA5X-8DhzmFAyACLcBGAsYHQ/s640/photo-of-woman-reading-magazine-3021329.jpg)
Photo by Jonathan Borba from Pexels
A - Introdução
Somos nossas experiências.
Não somos apenas isso, mas elas dão um baita impacto na nossa personalidade, carreira, ambições e outros aspectos da nossa vida.
Conforme vamos envelhecemos temos a opção de desenvolvermos nossa inteligência refletindo sobre nosso passado e planejando nosso futuro.
Se, no passado, a única opção era o papiro, hoje tempos uma infinidade de meios:
- livros,
- quadrinhos
- arquivos digitais,
- dvd's,
- vhs,
- blu-ray,
- cd-rom,
- esculturas,
- miniaturas,
- posteres,
- revistas,
- etc.
B - O que Armazenar?
Nosso maior trabalho é selecionar o que do mar de informação disponível pode ser útil para nosso desenvolvimento pessoal ou alegria.
Ou seja, o material ligado aos diversos assuntos que interessam:
- Temas de minha formação profissional: livros, arquivos de vídeos aulas, anotações etc, enquanto for relevante ou atualizado
- hobbies: revistas, quadrinhos, miniaturas, posteres, dvds etc, enquanto não for possível ou desejável trocar por uma versão digital
- lembranças de família: fotos, vídeos etc, sempre com cópia digital e backups
- temas outros áreas de interesse: finanças, organização, cultura geral etc, tudo preferencialmente digital
C - "Hardware" e Software Mínimo
![[Image: unnamed%2B%25282%2529.png]](https://1.bp.blogspot.com/-h3uaa8h9g2E/XgZndBO60fI/AAAAAAAAJEs/yHkdKw0_toY90fXFSvDxvHMK8_q8b6-xACLcBGAsYHQ/s400/unnamed%2B%25282%2529.png)
autoria desconhecida
Tudo isso com base no meu Home Office, onde detalho mais essa parte
1 - Móveis:
- 2 estantes de aço
- 1 estante de mdf
- prateleiras reguláveis
- rack
2 - Eletroeletrônicos:
- televisor (opcional)
- câmera digital (opcional)
- kindle
- notebook
- tablet
- hd externo
- cartões de memória e pen drives (opcional)
- cabos e fontes
- caixas de som
- etiquetadora eletrônica
- impressora multifuncional
- leitores de blur-ay, dvd (opcional)
- etc
3 - Suprimentos e Acessórios:
- sacos plásticos;
- organizadores;
- fita durex
- tinta para impressora
- etiquetas
- etc
- feedly - te permite criar uma lista com os sites que vc deseja ler, lê-los e salvar artigos
- google keep - agenda gratuita e intuitiva
- google drive, dropbox e mega.nz - armazenamento gratuito
- gmail - vc também pode guardar textos no rascunho do e-mail para editar e usar
- comic screen - para quadrinhos no tablet
- xodo, Foxit - leitura e edição de pdfs
- blogger - vc pode criar um blog
- jdownloader - para organizar downloads
- favoritos de seu navegador - para guardar links
- Calibre - para organizar ebooks
Citação:D - ManutençãoCitação:Quer fazer algo em inglês, mas não tem quem traduza para você? Google Translate. Precisa de um ícone para fazer um logotipo e não sabe mexer em programas de edição? The Noun Project. Quer fazer um card de Facebook? Canva.com. Quer um site e não tem quem faça para você? Tumblr, Wordpress, Squarespace, Wix. Mailing? MailChimp. Formulários? Typeform. Fontes legais? Dafont. GIFs? Giphy. Organização de projetos? Wunderlist, Asana. Trilha sonora? Youtube Audio Library. Estatística? Google Analytics. Fotos de graça? Unsplash, The Stocks. Para todo e qualquer serviço do qual você possa vir a precisar para seu projeto, pode ser encontrado um correspondente free na internet. (Luciano Braga)
- Limpeza - tirar a poeira, evitar pragas etc.
- Backup - já falei disso nesse post.
- Refinar - significa verificar de tempos em tempo se vale a pena continuar mantendo aquele item no acervo de sua biblioteca. Vou dar alguns exemplos abaixo:
Citação:
- Livros e gibis - com a chegada do Kindle e do tablet, fica cada vez menos necessário manter as edições físicas na estante, mesmo assim certa edições por sua beleza ou valor sentimental merecem ser mantidas. Tenho uma bíblia com a dedicatória escrita a mão por minha falecida mãe - apenas para mim é uma obra de valor inestimável. Tenho quadrinhos lindos: capa dura, papel especial - esses valem a pena conservar junto com outros não tão belos, mas que não possuem versão eletrônica. Por outro lado, também há a opção de trocar uma edição antiga por uma nova ou mais bem conservada.
Citação:
- Fotografias - digitalizei todas as fotografias que tinha da minha família e joguei fora os físicos. Se eu tiver saudade, basta imprimir novamente e hoje a tecnologia me permite fazer isso em casa.
Citação:
- Cópias amadoras - é possível achar na web: cópias amadores com qualidade profissional dos mais diversos materiais feitos por fãs, o que nos permite deixar de guardar muita tralha, como discos, cartuchos de games, dvds, VHS etc
Citação:Acontece também de livros introdutórios perderem a utilidade quando já temos uma boa base teórica em determinado assunto.
Nesses casos, não havendo apego emocional, a solução é se desfazer da edição o mais rápido possível, pois, nesse caso, o velho não pode tomar ocupar o espaço do novo.
Para onde mandar o inútil? Para:
- vender, inclusive pela Amazon, mercado livre, olx, enjoei ou sebos;
- Trocar,
- dar como presente a amigos ou conhecidos,
- doar para bibliotecas ou escolas públicas;
- jogar no lixo (em relação às revistas, uma solução é guardar a reportagem que te interessa e descartar o resto) ou
- simplesmente abandonar em lugares estratégicos.
E - Acervo Físicos X Virtual
Citação:Citação:
- (...) precisamos menos dos livros do que daquilo que eles nos transmitem: inspiração para o futuro. - Maxwell Gillingham-Ryan
Hoje sou a favor de ter obras virtuais como regra no acervo e os físicos como exceção, pois isso facilita o acesso, armazenamento e até a mudança de domicilio. O mais importante aqui é ter um bom sistema de backup regular.
Algumas edições físicas que podem merecer um lugar em sua estante:
- Obras visuais: livros de arte, arquitetura e fotografia, por exemplo;
- Obras "afetivas": presentes de infância, com autógrafo etc;
- Obras para colecionador: feitos com materiais nobres e/ou com edições ricamente elaboradas;
- Obras sem versão eletrônica: principalmente os esgotados e raros
F - Como organizar?
![[Image: cores.JPG]](https://4.bp.blogspot.com/-rWIov70Nik0/WQuVbJbM7pI/AAAAAAAAEQg/-kEX1Gk69a0lOPVExk9pUkfxro_z9hoegCLcB/s1600/cores.JPG)
Foto: Talita Carlos
[/size]
- Método 1 - Dividir em Categorias ou Assuntos
Foto: Talita Carlos
[/size]
- Observações:
Citação:
- recuo de 3 cm da borda da prateleira,
- não ocupar mais que 90% da prateleira (tem que ter pelo menos 10 de espaço livre, pois o vazio também faz parte da decoração)
- manter os livros em regra na posição vertical para facilitar o acesso
- não guardar livros atrás de outros livros: uma única fileira por prateleira.
![[Image: D_Q_NP_586315-MLB25227714822_122016-H.jpg]](https://3.bp.blogspot.com/-bYDXVIZOTJk/WTApoh7e2TI/AAAAAAAAESI/qzWUcpMZTsYbFZX0NdlnLv8XFdgdDFv0QCLcB/s200/D_Q_NP_586315-MLB25227714822_122016-H.jpg)
Cantoneiras também são muito úteis
para mantê-los arrumados.
- Método 2 - Cds, Dvds, Blu-rays
Atualmente penso que esses discos físicos só valem a pena caso de trate de raridades (principalmente pelos extras), ou pelo valor afetivo (principalmente edições de colecionador). Para ripar o disco e guardar em um hd externo atualmente gosto do programa DVD Fab.
Tenho algumas dezenas de discos e vejo que há alguns tem um conteúdo bem pobre, pois nem extras contêm, o que torna praticamente inútil guardá-los fisicamente. Fora que um disco deve durar bem menos tempo que um HD externo.
[/size]
Citação:
- Fichários especiais da Chies - Até agora a melhor maneira de organizar meus discos foi em fichários específicos da Chies, que não são excelentes, mas quebram o galho para economizar espaço. o ponto alto dele é permitir guardar o disco e a capa na mesma folha. Suporta 20 discos (pode-se expandir para 30) e custa cerca de 37 reais.
Citação:[size=undefined]
- Maleta porta cd/dvd da Case Logic - adoro essa marca e essa é uma boa maleta que suporta cerca de 300 discos. O único problema é não poder guardar a capa junto com os discos, mas pensando bem: sempre podemos guardar a capa digitalmente (seja escaneando, seja baixando diretamente da web). Achei pelo mercado livre e custou uns 300 reais.
![[Image: 20190116_112449-1.jpg]](https://1.bp.blogspot.com/-xmcziytq7Ec/XD8xlIJOcqI/AAAAAAAAHTs/6Fz0wYZDUBw-aADY2t0OYdSL7_TClb_WACLcBGAs/s400/20190116_112449-1.jpg)
Dvds na pasta da Chies.
![[Image: Screenshot_2019-02-03-14-19-24-1.png]](https://3.bp.blogspot.com/-pXFMeGVXWNs/XFcVI45ZFMI/AAAAAAAAHXw/sncaqzyy4FAgat1LlUJdFSqHWnNd-Ec4ACLcBGAs/s400/Screenshot_2019-02-03-14-19-24-1.png)
Ela também serve para blu-rays.
[/size]
Para livros eletrônicos a Amazon é insuperável.
Para livros de papel é difícil listar editoras nacionais que conseguiram imprimir edições memoráveis. Lembro apenas da Cosac Naify e da Dark Side Books
Citação:Além disso recomendo o Blog do Neófito (categoria livros e livros de arte) para conhecer melhor muita coisa legal que já foi lançada nessa área.
Para Dvds e Blu-rays não temos uma Criterion collections e importar nem sempre é viável financeiramente.
Contudo há boas distribuidoras nacionais de grandes filmes em atividade, por exemplo:
- Obras-primas do Cinema,
- Colecione Clássicos e
- Versátil
- etc
Além disso, podemos achar raridades em sites como Mercado livre, OLX, enjoei.
H - Conclusão
Absorver conhecimento é essencial.
Citação:Resumindo, e aqui evocaremos Montaigne, todo educador visa a formar uma cabeça bem feita: deveria, portanto, visar, não a enchê-la de conhecimentos, informações e "simples fatos" rapidamente caducos, mas desenvolver pela prática essas indispensáveis habilidades de alto nível que, em seguida, o aluno poderá utilizar em diferentes contextos - isto é, transferir - e ao longo de toda a sua vida.A tragédia é que - e Montaigne bem sabia - sem esses simples fatos, essas faculdades intelectuais não conseguem se revelar, e elas não existem independentemente deles: sem uma rica bagagem de conhecimentos em cada forma de saber, não há pensamento crítico, criador, etc., nessa forma de saber. Portanto, volta-se à longa, pesada mas indispensável tarefa de transmitir, pacientemente, pouco a pouco, os diversos conteúdos da cultura geral que decidimos fazer alguém adquirir. (Normand Baillargeon)
Grande abraço!
___________________________________________________
Sites consultados:
- https://papodehomem.com.br/como-organizar-a-sua-estante-de-livros/
- https://projetosnopapel.wordpress.com/tag/lombada-de-livro/
- http://educarcom-karine.blogspot.com.br/2011/09/organizando-biblioteca.html
- https://bibliotecabauru.wordpress.com/2013/06/14/o-que-e-esse-codigo-colado-nos-livros/
- https://conselhobiblico.com/2010/07/25/organizar-arquivos/
- https://conselhobiblico.com/estudo-e-pes...iblioteca/
- http://www.eduardorgoncalves.com.br/2016/05/grifar-x-resumir-qual-o-melhor-metodo.html
- http://www.pimaco.com.br/produto/1370/marcador-de-abas-32-x-38mm-5-folhas
- http://acervoscantales.blogspot.com.br/2017/06/livro-como-estudar-para-concursos-2017.html
- https://medium.com/@manu.iug/organizando-minha-biblioteca-pessoal-48a09d7eb823
- https://uvalimao.com.br/biblioteca-organizada/
