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A real sobre o sábado
#33
Atenção

Continuando o nosso estudo bíblico, vou complementar o tópico agora com muitos detalhes nas próximas postagens, mesmo que não precise já que a bíblia é clara nesse ponto, mas para refutar qualquer possível questionamento ou dúvida que ficou em aberto. E principalmente porque esse tema "Sábado X Domingo, qual dia guardar?" será um tema de interesse mundial em poucos anos, sendo debatido em todas as classes sociais, em todos os países e em todas as mídias. Será um momento muito importante para você decidir qual lado escolher. Então, estou me esforçando para compilar estudos de diferentes autores que encontrei para dar munição e respaldo bíblico para os cristãos sinceros terem como base nesse momento crucial que está por vir.

Alguns estudos que postarei agora no tópico soarão repetitivos em muitos trechos, enquanto outros serão completamente exclusivos por trabalharem muitos pontos não trabalhos nos anteriores, por isso, analise com calma. Bons estudos.

A mudança do Sábado para o domingo

1. De que faz parte o mandamento do sábado?

Da lei de Deus. Ver Êxodo 20:8-11

2. Qual, segundo a profecia, seria a atitude de Cristo para com a lei?

"O Senhor Se agradou à causa da justiça dEle: engrandecerá Ele a lei e a fará ilustre." Isaias 42:21

3. Em seu primeiro discurso registrado, que disse Cristo da lei?

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17

4. Quanto tempo vigorará a lei?

"Porque em verdade vos digo que até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18

5. Que disse Ele dos que quebrassem um dos menores mandamentos divinos, e ensinassem os homens a assim proceder?

"Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus." Mateus 5:19

Deduz-se daí que todo o decálogo (10 mandamentos) é obrigatório na dispensação cristã, e que Cristo não tinha em mente trocar qualquer deles. Um deles ordena a observância do sétimo dia como dia de repouso. Muito diversa, porém, é a prática de muitos cristãos; em vez disso guardam o primeiro dia da semana, crendo muitos que Cristo mudou o sábado. Mas, pelas próprias palavras de Cristo, vemos que Ele não veio para tal propósito. Deve buscar-se, pois, em qualquer outra parte a responsabilidade dessa mudança.

6. Que disse Deus, pelo profeta Daniel, que o poder representado pela "ponta pequena" cuidaria em fazer?

"E proferirá palavras contra o Altissimo, e destuirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei." Daniel 7:25. "Imaginará de si que pode mudar os tempos e a lei" (Tradução de Figueiredo)

7. Que, disse o apóstolo Paulo, faria "o homem do pecado"?

"Porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opôes, e se levanta contra tudo e que se chama Deus, ou se adora." 2 Telassonicenses 2:3 e 4

Só existe um meio pelo qual qualquer poder pode exaltar-se acima de Deus, e esse é pretender mudar a lei de Deus, e exigir obediência à sua própria lei em lugar de à de Deus.

8. Que poder se atribui autoridade para mudar a lei de Deus?

O papado.

"O papa é de tão grande autoridade e poder que ele pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas... O papa pode modificar uma lei divina, visto seu poder não provir de homem, mas de Deus, e ele age como representante de Deus na Terra." Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, "Papa", art. 2

9. Que parte da lei de Deus especialmente cuidou o papa em mudar?

O quarto mandamento.

"Eles (os católicos) alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, contrariamente ao decálogo, como é evidente; nem existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do dia de repouso. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja, visto haver dispensado um dos Dez Mandamentos." Augsburg Confession, Art. XXVIII.
"Ela (a igreja católica, Romana) subverteu o quarto mandamento, dispensando o sábado da Palavra de Deus e substituindo-o pelo domingo, como dia santificado." N. Summerbell, em History of the Christians, página 418.

10. Por que ordenou Deus que Israel santificasse o sábado?

"E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus." Ezequiel 20:20.

Como o sábado foi dado para que o homem se lembrasse de Deus como seu Criador, pode perceber-se imediatamente que um poder que buscasse exaltar-se acima de Deus, procuraria primeiro cobrir ou remover aquilo que chama a atenção do homem para seu Criador. Isto não poderia ser feito com mais eficiência do que pondo de parte a memória divina - o sábado do sétimo dia. A esse trabalho do papado fez Daniel referência, ao dizer: "Ele cuidará em mudar os tempos e a lei". Daniel 7:25.

11. Reconhece o papado haver ele mudado o sábado?

Sim.

"Pergunta: - Como podeis provar que a Igreja possui poder de ordenar festas e dias santos?
"Resposta: - Pelo próprio ato da mudança do dia de descanso para o domingo, o qual todos os protestantes aceitam; e portanto contradizem-se positivamente, observando estritamente o domingo, e violando  a maioria dos outros dias de festas ordenados pela mesma igreja." - Abridgment of Christian Doctrine, pelo Rev. Henry Tuberville, D. D., do Douay College, França (1649), pág. 58.

“Pergunta: - Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?

“Resposta: - Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos -- não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.” - Um Catecismo Doutrinal, pelo Rev. Stephan Keenan, pág. 174.

“A Igreja Católica, por sua própria infalível autoridade criou o domingo como dia santificado para substituir o sábado, da velha lei.” - Kansas City Catholic, de 9 de fevereiro de 1893.

A Igreja Católica... em virtude de sua divina missão, mudou 0 dia de sábado para domingo.” - Catholic Mirror, órgão oficial do cardeal Gibbons, de 23 de setembro de 1893.

“Pergunta - Qual é o dia de descanso?

“Resposta -- O dia de descanso é o sábado.

“Pergunta - Por que observamos o domingo em vez do sábado?

“Resposta _ Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A. D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo." - The Comvert's Catechism of Catholic Doctrine, pelo Rev. Peter Geierman, C. SS. R., pág. 50, terceira edição, 1913, obra que recebeu a “bênção apostólica” do papa Pio X, em 25 de janeiro de 1910.

O que se fez no concílio de Laodicéia não foi senão um dos passos por meio dos quais se efectuou a mudança do sábado. Ver as perguntas 17-21. A data geralmente citada para esse concílio é a de 364 A. D.

12. Reconhecem as autoridades 'católicas não haver na Bíblia mandamento algum para a santificação do domingo?

Sim.

“Podereis ler a Bíblia de Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do .sábado, dia que nós nunca santificamos.”  Cardeal Gibbons em The Faith of Our Fathers, edição de 1892, pág. 111.

“Em parte nenhuma figura o domingo como dia do Senhor ....

“Nós, católicos, romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe da nossa igreja, que preceituou tal ordem do sábado ser do Antigo Testamento, e não obrigar mais no Novo Testamento.” - Padre Júlio Maria, em Ataques Protestantes, pág. 81.

É interessante recordar a este propósito que a observância do domingo, que é o único culto do protestantismo, não só não tem fundamento na Bíblia, mas está em contradição flagrante com a letra da Bíblia, que prescreve o descanso do sábado.

“Foi a Igreja Católica que, por autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse descanso para o domingo, em memória da ressurreição de nosso Senhor; de modo que a observância do domingo pelos protestantes, é uma homenagem que prestam, independentemente de sua vontade, à autoridade da Igreja.” _ O Monitor Paroquial de 26 de Agosto de 1926, Socorro, Estado de São Paulo.

“O domingo é uma instituição católica, e sua observância só pode ser defendida por princípios católicos. De princípio a fim das Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para 0 primeiro dia da semana.” --Catholic Press (Sidnei, Autrália), de 25 de Agosto de 1900.

13. Reconhecem isso, os escritores protestantes?

Sim.

O Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista, fez perante um grupo de pastores, a seguinte sincera admissão:

“Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções. Sinceramente desejoso de informação sobre esse assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registo de uma tal mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não. Não existe prova escriturística da mudança da instituição do sábado do .sétimo dia para o primeiro dia da semana.

“É claro,” continua ele, “que sei perfeitamente ter o domingo entrado em uso, como dia religioso, na primitiva história cristã, o que sabemos através dos pais da Igreja e de outras fontes. Que pena, porém, que ele nos venha assinalado com a marca do paganismo e baptizado com o nome do Deus do Sol, em seguida adoptado e sancionado pela apostasia papal, e legado ao protestantismo como uma doação sagrada.” De um discurso feito em 13 de Novembro de 1893.

Presbiterianos: _ “O sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela Igreja primitiva chamado o sábado."  Tratado de Teologia de Dwight, Vol. 4, pág. 401.

Congregacionalistas _ “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.”  Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.

Episcopais: _ “A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina _ longe deles e da primitiva igreja apostólica transferir para o domingo as leis do sábado.” _ The History of the Christian Religion and Church, Neander, pág. 186, tradução de John Rose, B. D. Filadélfia: James M. Campbell & C.°, 1843.

Metodistas: _ “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil .... Tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” Theological Compend (1902), Rev. Amós Binney, pags. 180 e 181.

Luteranos: _ “A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja.” _ Augsburg Confession of Faith, citado em Corfs Sabbath Manual, pág. 287.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
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