Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cafeína: Impressões
Eu vou falar de uns acontecimentos que ocorreram recentemente com relação a cafeína, mas antes de mais nada e para que fique bem claro para os paspalhos com problemas cognitivos de interpretação, este relato a seguir é apenas para endossar o debate e a título de curiosidade, não estou EM HIPÓTESE ALGUMA recomendando que usem o mesmo. Entendido isso, vamos ao que segue ...

Eu faço dois treinos por dia, um logo ao acordar em jejum em torno das 5:30 da manhã e outro a noite. Nesse treino da manhã eu uso um pré-treino bem simples e barato mas que é bem útil e efetivo. Meu primeiro despertar é as 4:50, onde sem levantar da cama eu tomo as pílulas do pré-treino, depois de uns 20-40 mim já começo e sentir os efeitos. Enfim, a questão importante aqui é que o meu pré-treino é um composto de 400mg de cafeína e 200mg de guaraná em pó. Como vocês podem observar, é uma dose estupidamente alta de cafeína, e é justamente sobre isso que eu quero falar.

Como qualquer "droga" estimulante, a cafeína tem um efeito acumulativo, ou seja, quanto mais você usar, mais imune aos seus efeitos -benéficos e maléficos - você será. Ato contínuo, para ter a mesma "brisa" do começo vai precisar sempre aumentar as doses. As primeiras vezes que eu usei essa miligramagem tive uma experiência bem ruim, me deixou bastante nauseado e com ânsia, mais me prejudicou do que ajudou, mas hoje ela está adequada as minhas necessidades e inclusive já deve fazer mais de um ano que a dose é mesma e eu não sinto necessidade -ainda - de aumentar. Porque?

Bem, eu realmente gosto do gosto de café, não tomo só pela cafeína. Antigamente, eu tomava café o dia todo, talvez uma caneca a cada 1-2 horas até a noite. Eu até queria parar de tomar tanto café mas não estava conseguindo. Por isso as primeiras vezes que tomei os 400mg do pré-treino, fiquei mal, pois já estava entopetado de cafeína e ainda queria meter mais para dentro. Refletindo sobre esse sobrecarga de cafeína, resolvi que eu iria parar de tomar tanto café durante o dia e ia suar o pré-treino as vezes apenas, justamente para não precisar aumentar ainda mais essa dose que já é cavalar. 

Um adendo: eu não resolvi parar de tomar tanto café pq li mil artigos igual vocês fazem aí paspalhos, resolvi parar pq eu SENTIA que não era correto. A bem da verdade, eu nem sei se na literatura o consenso maior é que o café faz mais bem do que mal ou mais mal do que bem e em todo caso, foda-se. Eu acho uma graça vocês e seus infinitos artigos para decidir se tomam ou não a porra de um café... hGargalhada otários 

Eu consegui e parei de tomar café o dia todo e hoje nem me faz falta. Quanto tomo, tomo por gosto e uma xicarazinha de manhã apenas. Nesse processo eu fiz umas descobertas interessantes que você que quer parar de abusar de cafeína deveria considerar, que são: 

1- Além de estimulante, a cafeína tem um efeito importante na "amenização" dos picos de insulina que eventualmente temos. E o que isso quer dizer? Quer dizer que se você come como qualquer chimpa, muito carboidrato várias vezes ao dia, seus picos de insulina são constantes, logo a sua vontade por café será constante não tanto por causa do gosto ou do efeito estimulante mas por causa dessa necessidade fisiológica de abaixar um pouco essa insulina sempre alta. Se você tem dificuldade em largar o café, experimente não comer tanto carboidrato que provavelmente sua vontade incontrolável vai dar uma recuada. Nos dias que eu como mais carbo, realmente eu tenho mais vontade de café; jejuns que eu sempre defendo aqui, ajudam BASTANTE a você largar esse vício por café.

2- Pare de ser retardado de tomar café doce! Eu não vou ficar aqui fazendo contas, mas se você somar durante o ano o açúcar dos "cafézinhos" que você toma todos os dias, a quantidade vai ser ser no mínimo surpreendente. Fora que chega um ponto que você está tomando mais e mais café não pelo café em si mas pelo doce dele. Sabe aquela pessoa que você critica aqui no fórum que não consegue ficar sem comer uma guloseima  toda hora, que sempre está mastigando um docinho, que não tem autocontrole, que não domina os vícios e blá, blá, blá... você e seu cafézinho doce são iguais, paspalho! Fora que não adoçar o café vai fazer a você começar a sentir o verdadeiro gosto dele que é amargo, amargo esse que você só vai tomar quando realmente estiver com vontade. Aliás precisamos aprender a gostar dos 5 gostos que temos disponíveis para termos boa saúde, não apenas do doce que é onde 99% da população se encontra. E quando digo doce não estou me referindo a coisas com açúcar ou adoçante, a maioria das suas refeições salgadas estão na categoria doce também, mas isso é assunto para outro tópico... e eu nem vou entrar na questão de "cafézim com leiti" pq se você toma café assim nem de homem você deveria ser chamado ...

Só esses dois passos simples foi o que eu fiz para parar de tomar tanto café ao longo do dia. Isso mesmo, bem simples, e por mais estranhos que possa parecer não precisou eu ficar dois anos pesquisando e lendo artigos sobre benefícios e malefícios da cafeína na internet para descobrir. Porém tem a parte ruim de tudo isso que vem agora.

O meu pré-treino eu não tomo todos os dias, como eu já disse, para não acostumar e ter que aumentar ainda mais esse dose -normalmente tomo 3x na semana. Quando o pote acaba, eu fico um-dois meses sem comprar outro para fazer um "desmame" de cafeína e esse último "desmame" foi terrível. Eu não cheguei a voltar tomar café o dia todo como antes, muito por causa da minha dieta que é estupidamente baixa em carbs (30g dia), mas a minha vida ficou difícil. Não pela letargia também, mas as dores de cabeça horríveis desde antes de eu sair da cama até a hora de deitar. Até comecei a achar que poderia ser uma coisa mais grave. Ir para os treinos de manhã estava sendo um martírio na maioria dos dias também. É nessas horas que vemos o quão dependente estamos de algo sem nem ao menos nos darmos conta. Na minha cabeça eu estava lidando bem com a cafeína, se parasse de usar eu acreditava que ia ficar tranquilo, até porque outro vez que fiquei sem não foi nada de mais. Mas esse mais recente foi complicado, sinal que eu já estou cada vez mais adaptado a essa dose e logo vou ter que aumentar se quiser ter os mesmos esfeitos. Quando voltei a usar o pré-treino as dores sumiram, e sim, vou admitir que voltei a usar pq já não estava mais aguentando o incomodo. Quando acabar esse pote que tenho agora vou tentar ser mais forte e ficar mais tempo sem usar. 

O que eu quero dizer com tudo isso? Que você não deve tomar café pq vai te deixar dependente? Não!

Na verdade eu e nem ninguém dá a mínima para o que você faz ou deixa de fazer. A questão é que na minha opinião estimulantes são muito bem vindo SIM! EU sou totalmente a favor de usar substâncias que melhorem as nossas qualidades mentais e físicas e a cafeína é uma delas. A dica que eu deixo aqui é para usa-lá quando realmente for necessário. Por que você vai usar cafeína para passar o dia todo na frente de uma planilha fazendo um trabalho mecânico que não é necessário pensar? Ou para ficar vendo vídeo do seu youtubeer cretino favorito? Para se sentir um pouco melhor consigo mesmo? Bem, existem outras maneiras de fazer isso sem precisar gastar essa bala da cafeína ou qualquer outro estimulante. Usem-a - e sem medo  pelo amor de Deus caralho, você são homens - para quando forem destruir no treino, para quando forem criar algo novo, quando precisarem planejar, pensar rápido, enfim, para quando tiverem que ser sobre-humanos, não gastem esse poder que ela te dará atoa. Potencializem as qualidades e não o fracasso. Como eu disse, existem outro métodos de ser mais pró-ativo durante o cotidiano e ler o meu blog te ensina quais são eles.

Enfim, absolutamente não sou contra, apenas saibam usar.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o

Mensagens neste Tópico
Cafeína: Impressões - de Filho de Krypton - 06-04-2019, 10:09 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Pachad - 07-04-2019, 09:25 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Bilidequidi - 07-04-2019, 09:40 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Matuto Paulista - 07-04-2019, 10:33 PM
RE: Cafeína: Impressões - de die01 - 08-04-2019, 04:28 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Filho de Krypton - 07-04-2019, 10:45 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Awaken - 08-04-2019, 08:09 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Matuto Paulista - 08-04-2019, 08:30 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Fairchild - 08-04-2019, 06:02 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Libertador - 08-04-2019, 06:23 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Fairchild - 08-04-2019, 07:50 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Viking - 08-04-2019, 07:50 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Callahan - 08-04-2019, 08:55 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Big Evil - 09-04-2019, 05:30 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Neo Solid - 20-11-2019, 01:25 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Héracles - 21-11-2019, 10:13 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Filho de Krypton - 14-12-2019, 09:44 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Filho de Krypton - 22-01-2020, 10:33 AM
RE: Cafeína: Impressões - de arcanokiller - 23-01-2020, 09:37 AM
RE: Cafeína: Impressões - de Filho de Krypton - 23-01-2020, 05:28 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Crispim Soares - 20-10-2024, 03:35 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Joxokhanurs - 24-10-2024, 10:55 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Padrinho Realista - 25-10-2024, 01:52 PM
RE: Cafeína: Impressões - de snowball - 20-10-2024, 06:32 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Padrinho Realista - 22-10-2024, 03:34 PM
RE: Cafeína: Impressões - de Minerim - 25-10-2024, 04:44 PM
RE: Cafeína: Impressões - de snowball - 26-10-2024, 11:57 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)