Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Jiu Jitsu
Embora meu contato com o Jiu foi muito rápido, pois meus treinos são em outras modalidades (Krav Maga (Krav Amit) / Panantukan - Guba Doce Pares), parabenizo a ideia de trazer esse debate para cá e não desvirtuando o tópico, quero contribuir neste com a minha vivência dentro da defesa pessoal. Neste sentido, endosso 100% seu comentário, @Indomável e aproveitando suas citações, vou deixar minha opinião pessoal dentro das vertentes a qual pratico, para aqueles que irão ler este.

Citação:1-Evite academias no estilo feirão da graduação

Não me lembro a quantos e quantos anos estou no tatame treinando duro. Em qualquer modalidade, as graduações deveriam ser pelo mérito atingido do praticante, a qual o salto de faixa (...sim, nós temos!) se dá por uma infinidade de questões, (...tais como: comprometimento, disciplina, ética, técnica...!). Portanto, entrar em alguma modalidade de defesa pessoal, visando apenas a graduação (...maldita vaidade!), sem estar ciente que a evolução, através de um trabalho duro que levará anos e anos a fio, é estupidez; perda de tempo, dinheiro e principalmente falta de respeito para com aqueles que treinam sério.

Citação:2-Evite professores/academias com uma linhagem desconhecida e aleatória

Em nossa modalidade, houve um crescimento exponencial na procura desde quando houve a introdução no Brasil (...década de 90, atingindo seu pico após os anos 2000!) e, infelizmente, ainda hoje há inúmeras e incontáveis academias que prostituem a modalidade, contudo, também há excelentes profissionais comprometidos nesta docência.

Citação:3-Evite academias com treino light

Sempre digo que dentro do tatame, os treinos (...parte físcia e técnica!) jamais devem ser agradáveis ou prazerosos, muito pelo contrário, tenham consciência que quanto intenso, agressivo e real for a entrega, melhor será o aprendizado e os resultados.

Citação:3-Saiba diferenciar esporte do mundo real

Existe uma diferença absurda entre o que você treina no tatame e o que você se deparará em uma situação real de combate. Sou da filosofia que é melhor saber algo e nunca precisar usar, do que o inverso e que em muitas vezes, a melhor decisão ou o mais sensato dentro de uma situação de conflito é não entrando nele.

Citação:4-Cuidado com a síndrome do super-homem

Os pilares que qualquer praticante de defesa pessoal aprende é a humildade, o respeito, a ética. Não é porque qualquer praticante tenha determinado conhecimento ou graduação, quer dizer que este é melhor ou mais do que alguém, muito pelo contrário, pois sempre há alguém melhor (...e mais doido!) que você.

Citação:
5-Se estiver indo no caminho certo você vai voltar arrebentado pra casa uma hora ou outra

Treinando sem nunca ralar o joelho? treinando sem nunca machucar os dedos? Nunca apagou no treino porque esqueceu de bater? Nunca foi finalizado 10 vezes por caridade treinando com um faixa preta sendo faixa branca? Nunca pegou um maluco forte pra cacete de 2 metros e finalizou o cara em menos de 1 minuto? Nunca voltou com o kimono branco salpicado de sangue? Nunca pegou um colega de treino esquentadinho e deu um sacode pro cara sossegar o cu? Nunca tomou esporro do mestre?

Dentro das modalidades que  pratico, eu já perdí a conta de quantas lesões, contusões, fraturas e etc eu trago no currículo, aliás, venho de duas semanas com o tornozelo direito contundido (...de ficar com o pé imobilizado mais de uma semana!) e ontem ganhei uma lesão na costela esquerda.

Se machucar faz parte do processo e acontecerá mais cedo ou mais tarde (... para não falar constantemente!), mas a questão é como o praticante reage com isso. Aquele que tem medo de se machucar, jamais se desenvolverá em alguma modalidade... a dor existe e faz parte do propósito!

Citação:Treinar constantemente vai transformar até o mais covarde dos homens em alguém minimamente apto mentalmente pra entrar em combate. É mais mental que físico, acredite se quiser.

Não apenas lhe transformarão em um pessoa preparada para o combate, mas como um pessoa melhor como um todo.

Obs: Estou rascunhando um tópico sobre defesa pessoal e seus benefícios e em tempo o trarei para cá.

Um Abraço!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o

Mensagens neste Tópico
Jiu Jitsu - de Guardião - 27-08-2019, 12:12 AM
RE: Jiu Jitsu - de Indomável - 27-08-2019, 12:57 AM
RE: Jiu Jitsu - de Invisibleman - 27-08-2019, 05:18 PM
RE: Jiu Jitsu - de loeb - 27-08-2019, 10:43 PM
RE: Jiu Jitsu - de Callahan - 27-08-2019, 08:31 PM
RE: Jiu Jitsu - de Sub-Zero - 27-08-2019, 09:50 PM
RE: Jiu Jitsu - de Callahan - 27-08-2019, 10:16 PM
RE: Jiu Jitsu - de Libertador - 28-08-2019, 12:17 AM
RE: Jiu Jitsu - de Guardião - 28-08-2019, 10:39 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)