11-07-2019, 10:02 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-07-2019, 10:04 AM por Callahan.)
(11-07-2019, 01:13 AM)Kaesarac Escreveu:(10-07-2019, 09:16 AM)Callahan Escreveu:Pense que as suas escolhas do passado foram as melhores que você poderia ter feito com o conhecimento e experiência que você tinha na época. E agora elas são aprendizados de vida que servirão como base para suas próximas decisões.
De fato, esse foi um pensamento complicado de adquirir, mas ao longo dos anos batendo a cabeça na parede até compreender o desenvolvimento pessoal, consegui.
E também, acredito que a resposta para os "e se" da vida, se baseiam no que dizem os Irmão mais experientes do fórum: Desenvolvimento Pessoal.
O Estoicismo, principalmente, é um caminho muito proveitoso para aprender a não se queixar da vida e nem se deixar dominar por devaneios que podem vir a nos prostrar num determinado local, divagando sobre como a vida poderia ter sido. Temos a vida que temos, devido as escolhas que fizemos.
Busquemos sempre ser alguém melhor hoje, do que fomos ontem, assim esses devaneios não terão lugar em nossas mentes.
É bem melhor ter um desenvolvimento/evolução tardio, do que jamais sair do lugar.
No mais, vou procurar o filme, achei interessante o tópico.
Confrade, obrigado por comentar o tópico e saiba que fiquei extremamente satisfeito com suas palavras!
O Exercício do "e se" pode ser perigoso na mesma proporção que evoluímos ou estagnamos e, por experiência pessoal, eu a utilizo de maneira a tomar decisões futuras, mas nem sempre foi assim...
Deixe-me aproveitar o ensejo e contar um pequeno trecho da minha história que está intrinsecamente ligada a proposta do texto.
Há muitos anos, ainda jovem, eu protagonizava uma vida muita limitada. Não tínhamos naquela época os redutos realistas a qual temos hoje e apenas poderia contar de maneira intuitiva, com tentativas e erros, a observação e prática do que debatemos à exaustão, o chamado desenvolvimento pessoal... e ralei!
Trabalhava em um emprego horrível, sem ambições; estava envolvido em um relacionamento de 8 anos, indo na rota do casamento; era meu início de faculdade, ou seja, uma vida sem qualquer perspectiva de sucesso, ou o "mais do mesmo".
Em determinado ponto, as pressões que me cercavam se tornaram tão insuportáveis que eu comecei a me questionar sobre a minha própria mediocridade e o que eu poderia fazer para começar a mudar aquele cenário.
Resumindo para não ficar maçante e finalizar a moral desta história: Conseguí outro emprego através de um amigo querido e isso foi fundamental para o desenvolvimento das ambições (...foco positivo!); terminei o meu relacionamento, a qual comecei a enxergar que cada um ao longo prazo iria procurar seu caminho e os objetivos seriam incompatíveis, me foquei na vida acadêmica e comecei a trilhar o "meu caminho".
Foi fácil? Não! Muito pelo contrário, pois mudar o nosso destino através das escolhas, percorrendo os riscos não é para qualquer um.
Hoje me arrepia só de lembrar dessa época e me perguntar "e se" eu não tivesse feito tudo isso? a resposta é óbvia! Mas me motiva olhar para frente, me deparando com um novo projeto ou novo empreendimento e me perguntar "e se", mesmo correndo riscos (...devidamente planejado!).
Um Abraço Fraterno!
(11-07-2019, 04:40 AM)Sagitario Escreveu: "e se eu tivesse malhado como Bruce Lee"?
Estaria em forma com certeza. Mas nunca seria um Bruce Lee. É por que? Porque cada ser humano é único e tem sua própria história.
Olhar pra traz, só devemos fazer isso pra aprender com nossos erros.
Imagine Michael J Fox se olhando no espelho hoje e se lamentando por não ser mais aquele cara do De Volta Para o Futuro, de 1985, sem o mal de Parkinson? Hoje ele criou uma fundação bilionária pra cura dessa doença.
Olhe pra frente. O passado já passou.
Obrigado pelas palavras @Sagitario!
Um Abraço Fraterno!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."