27-05-2019, 03:34 PM
Terminei de ler nessa semana o livro A Marca da Vitória de Phil Knight:
Spoiler Revelar
Conta a história do fundador da Nike. Para quem gosta de biografia esse livro é muito bom. Gostei que antes dele começar o empreendimento ele deu uma volta ao mundo sozinho de 4 meses (porque nenhum amigo quis acompanhar ele). E de como essa viagem maluca e aparentemente sem propósito foi fundamental pois ele se inspirava nas coisas dos países e culturas mais diferentes que ele conheceu. Eu também acredito que ter experiências como essas são marcas que a gente leva para a vida inteira e em vários trechos do livro ele falava como algumas coisas que ele viu nessa volta ao mundo ajudaram em alguma decisão difícil que ele teve que tomar e como isso moldou a empresa ao longo dos anos. Aí já gostei dele logo de cara.
Depois ele vai descrevendo todas as lutas que enfrentou e o interessante é que várias vezes a empresa dele quase foi a falência, várias vezes ele estava naquela sensação horrível de estar dando o último suspiro de vida da empresa, sei bem como é isso quando eu tive meu relato em que montei a minha empresa e passei por tudo isso. E ele dizia, algo como, "então é assim que tudo vai terminar depois de mais de 10 anos trabalhando para isso? É assim que termina a Nike?" Muitas vezes ele não conseguia ver saída para o problema de tão grande que o problema era.
Também descreve do esgotamento que passamos pelo excesso de estresse de estar no fim da linha por muito tempo, também passei por isso em outro relato em que eu gerenciava uma equipe de mais de 10 pessoas em que qualquer decisão que eu tomava a vida de uma pessoa estava em risco, pois o meu setor lidava diretamente com as vidas humanas daquele lugar, então a pressão que eu me colocava era muito grande para não deixar ninguém morrer antes da hora por descuido meu, e eu cheguei a ter um esgotamento a ponto de ser internado em um dia fatídico de tão alto que estava o meu nível de stress, a diferença é que no livro ele tinha uma estratégia que ajudava muito, ele corria todas as noites 10 km, e ele dizia que as vezes sua mente estava prestes a explodir e depois das corridas ele voltava melhor e se não fosse as corridas ele não teria conseguido.
Outro ponto que me destacou é que quanto mais ele crescia, maior ficavam os problemas. Mas ele também ficava melhor e mais esperto para ir resolvendo, mas os novos problemas sempre estavam um pouco além do limite da capacidade dele, levando ele a exaustão para resolver antes da empresa ir a falência. Como ele diz nesse trecho: "Cada novo dia trazia 50 novos problemas, 50 decisões difíceis, que precisavam ser tomadas na hora, e sempre tínhamos a aguda consciência de que um movimento ruim , uma decisão errada, poderia ser o fim. A margem de erro ia ficando cada vez mais apertada, enquanto as apostas estavam sempre aumentando."
Não imaginava que a história do fundador da Nike era tão interessante. No final ele disse que se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo. Um baita livro.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.

![[Image: download-5.jpg]](https://i.postimg.cc/Jz8q4L6D/download-5.jpg)