03-03-2019, 06:22 PM
A argumentação acerca da obrigatoriedade de os gentios (os não judeus) guardar o sábado após o evangelho de Cristo é difícil de tragar porque é feito muito malabarismo interpretativo para justificá-la. Os versículos que ordenam de forma expressa a se preservar o sábado se encontram no Antigo Testamento e foram direcionados aos israelitas. Você tentou "tirar leite de pedra" para nos convencer que a Lei mosaica foi ordenada a todos os homens, e não somente aos judeus. A falta de um mandamento explícito para os gentios estabelecendo o dever de guardar o sábado estando debaixo da graça torna esse entendimento muito subjetivo e, portanto, inseguro.
Por outro lado, quem pegar o Novo Testamento para dar uma lida, principalmente o livro Atos dos Apóstolos e as cartas apostólicas, vai perceber facilmente a intenção de Deus, por meio dos apóstolos, de não lançar sobre os não judeus a observância da Lei de Moisés. Vou citar apenas um trecho aqui de Atos de Apóstolos, por achar que é claro o suficiente, mas tem vários outro nesse sentido, inclusive citados no texto que iniciou o tópico:
Citação:23. E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde.
24. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento),
25. Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26. homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo.
28. Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29. Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos dos Apóstolos, 15- 23:29.
Esses foram os mandamentos que os apóstolos, guiados pelo Espírito Santo, deram aos gentios, ou seja, não foi lhes foi ordenado que guardassem o sábado. Não é possível que eles tenham se esquecido de tão importante questão, nem é admissível que eles tenham se equivocado, vistos que estavam sob a guia de Deus.