28-01-2019, 03:09 PM
(28-01-2019, 02:49 PM)Davi da Real Escreveu: Estudo pra concurso desde outubro do ano passado. E com o tempo notei várias melhoras tanto no estudo quanto nas outras áreas da vida.
- Espiritualidade melhorou, pois me tornei mais insistente nas coisas que ainda sou fraco.
- Deixei de me desesperar pra ter tudo rápido. Não tenho dinheiro pra pagar faculdade/curso técnico, tenho dinheiro pra nada. Ou estudo ou vou morar debaixo da ponte.
- Parei de dar importância pra opinião de gente que nunca me deu um copo d'água, mas sempre quer saber da minha vida.
- Estudava 2 horas e já morria de tédio e cansaço. Hoje estudo 6 horas tranquilamente, minha meta é bater 10 horas de estudo líquido, tudo cronometrado.
- Larguei facebook/instagram, uso o instagram, mas só nos dias de descanso.
- Criei o hábito de acordar cedo pra estudar. Anos atrás eu não tinha horário pra nada, no ensino médio eu não tinha regra pra nada. Passava o dia todo jogando MMORPG, virando madrugadas.
- Adquiri o hábito da leitura.
- Mudei meu mindset que antes era derrotista. Hoje, sei e sinto que posso fazer e conquistar qualquer coisa que eu me propuser a fazer.
- Hoje sinto prazer em estudar, obviamente, não é todo dia que tô afim. Um texto aqui do fórum mudou minha percepção sobre disciplina e motivação (não lembro quem postou). Melhorei meu desempenho em uns 40% nos meus estudos.
- Por enquanto dependo do meu pai pra custear os livros e plataformas que pago pra estudar. Ele tem uma oficina e ajudo ele lá, ele me dá uns trocado (que não é muito, mas é suficiente pra bancar meu estudo, e só).
Uma das minhas metas pra esse ano é desenvolver cada vez mais a consistência e rapidez nos estudos, passar num concurso e ajudar meu velho que já tá cansado de tanto trabalhar.
Grande parte do meu crescimento se deu na área mental e emocional (a financeira ainda tá bem ruim), mas pra chegar no financeiro, tenho que passar por esses dois primeiro. Bora simbora que o ano tá só começando.![]()
Meu único ponto aqui é a questão das "horas de estudo líquido".
Jovem, estabeleça uma meta factível. Não passa em concurso quem "estuda mais", e sim, quem estuda da melhor forma.
Não estou dizendo que seja seu caso, mas conheço muita gente que enche a boca pra falar que estuda 10, 12h... teve um conhecido que falava que estudava 14h por dia.
Mas ele ainda tá lá estudando, enquanto eu estudando 2-4h tô concursado e procurando voos mais altos agora.
O problema? Estudo dele é no pc, com facebook aberto no fundo, olhando whatsapp... E o concurso que ele quer não é nem dos mais complicados - na real, ele não tem um único foco, tá fazendo tudo quanto é prova.
Se eu fosse você, investiria em melhorar a qualidade dessas 6h que você já está fazendo tranquilo. Eliminar TODA e qualquer distração. E no restante do tempo livre, cuidar de você. Espairecer a mente, trabalhar o emocional, cuidar da saúde... Trabalhar o emocional é muito importante na hora de fazer prova, então, se você fica "pilhadão" e esquece do resto da tua vida, pode acontecer de no dia da prova, você amarelar, adoecer, dar um branco... Teve uma colega minha que nesse último concurso do MPU não conseguiu ir bem na prova, mesmo que nos simulados estivesse tirando mais de 80% de aproveitamento. O problema? ela "pilhou" demais, não dormiu direito, passou mal no dia lá ... Ou seja, faltou equilíbrio. Ela estudava 8, 9h diária. Mas só dormia 5. Adianta? Eu acredito que não.
E (se não estiver fazendo isso ainda) escolher uma carreira e estudar com afinco as matérias comuns, pois aí quando sair o seu edital você estuda as específicas e revisa a base.
O que tô falando é só o "básico do básico" e acredito que, mesmo que seja o caso de você já ter essas atitudes e não servir pra ti, servirá para outros confrades.