Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Notícia e Bizu CONCURSOS
(14-12-2018, 08:23 AM)Machado Annihilator Escreveu: Acho que conta muito o psicológico, estudar 4 ou mais anos para passar em um concurso é difícil, vc sente como se tivesse perdendo tempo, é muito difícil manter-se focado e produtivo. Já na faculdade por mais difícil que seja, vc está, está sentindo o cheiro da sala de aula, está se matando para tirar nota, vc está de fato vivendo aquilo e isso é um alívio.

Queria saber como alguém consegue estudar tanto tempo focado para concurso? Acho q preciso melhorar o meu psicológico nesse aspecto. No mais é ir atrás de concursos nível médio e ver relação candidato/vaga e principalmente, como já falaram, prestar concurso em que as matérias sejam bem parecidas.

Eu estudo há mais de dois anos para concursos.

Já duvidei da minha capacidade, mas hoje não duvido mais. Sei que, se eu continuar estudando com seriedade, me dedicando, a minha hora vai chegar, porque vou estudar não por mais 1 ano, 2 anos, 3 anos... vou estudar ATÉ PASSAR e ser empossado. 

Essa é certeza que você tem que ter: vou passar porque vou estudar até passar.

Daí, durante o tempo de sua preparação, é importante ter um bom controle de si mesmo: quantas horas você está realmente estudando por dia, quantas questões está resolvendo por dia, qual sua margem de acerto, qual o seu desempenho nos simulados, etc. Isso é importante para saber se você está progredindo ou não - até uns 70~80% de acertos é rápido, em um ano você já consegue isso, mas depois tudo vira questão de detalhes para você subir a uns 85 ~ 90% de acertos, que já é algo que geralmente te coloca dentro da lista dos aprovados.

A consciência que você tem que ter ao entrar nesse "mundo de concursos" é que só vai valer à pena se você sair dele como aprovado, porque dificilmente vai usar o que aprendeu para passar no concurso em alguma outra área da sua vida para lhe render dinheiro. Entrar e continuar nessa luta não é fácil e, ao contrário do que muitos dizem, há sim meritocracia em ser um servidor público. Se for entrar no serviço público, entre para dar o seu melhor e não ser só mais um encosto sem-bolas.

As dicas que os confrades deram acima realmente são muito boas, posso ratificar que são dicas de quem tem experiência no assunto, pois eu também as daria. 

O @SapoCaco falou "Não se esqueça dos anos de cursinho". Bom, eu nunca sentei na cadeira de um cursinho na vida e no último ano do ensino médio, quando eu estudava em casa, faltei mais de 40 dias ao longo do ano porque sabia que ficar ali ouvindo o professor falar não me ajudava em nada. Sem falar que o que eles ensinavam em três meses eu aprendia em três semanas em casa. É um estudo completamente passivo, totalmente diferente de você estar no seu quarto ou em uma biblioteca com um livro ou um PDF, fazendo um resumo esquematizado em uma folha de papel sobre o assunto. 

A base do meu estudo sempre foi o Estratégia Concursos (PDF), mas ao longo do tempo fui fazendo algumas alterações e pegando o material de alguns outros (poucos) professores - quando você fica experiente, começa a escolher por professor. Porém, como são poucos os professores que trabalham com PDF - a maioria trabalha com vídeo-aula - gastei muito pouco nisso. O Estratégia é o único curso que vale o que pede, já tive contato com o Alfacon e o Agora eu passo - o Alfacon não paguei, mas o Agora eu passo paguei um pouco e a única coisa que consegui retirar do curso é a vontade de querer o meu dinheiro de volta. Lembrando que o Alfacon = Agora eu Passo, mesmo dono e mesma metodologia. O Focus acho que é um dos melhorzinho para quem aprende por vídeo-aula (não é o meu caso).

É muito comum os concursseiros saírem comprando um monte de material e não terminando nenhum; eu acho isso de "Síndrome do Acúmulo do Material". Geralmente, isso acontece em dois momentos: no começo dos estudos e depois que o cara consegui atingir uns 70 a 80% de acertos. No segundo caso, como o progresso depois dessa margem é bem lento, ele sai por aí comprando curso e o escambal para tentar melhorar. Eu não entrei nessa síndrome no começo dos meus estudos, mas nessa fase cheguei a comprar esse curso do AEP aí que foi uma bosta; ainda bem que sou pobre...

Enfim, o que o mundo dos concursos exige de você, principalmente, é paciência. Continuar fazendo o trabalho... até passar. Tem que acreditar que a sua hora vai chegar e fazer o que você tem que fazer. 

Fim de papo que to no trampo. 
Em tudo dai graças.

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Loki - 12-12-2018, 11:57 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de 007 - 13-12-2018, 07:32 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Catumbi - 13-12-2018, 12:32 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de SapoCaco - 13-12-2018, 02:45 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Monarca - 13-12-2018, 10:27 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Josey Wales - 13-12-2018, 02:18 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Bean - 13-12-2018, 12:27 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Merdingo - 13-12-2018, 01:55 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de SapoCaco - 13-12-2018, 10:43 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Loki - 13-12-2018, 10:50 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de SapoCaco - 14-12-2018, 01:27 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Monarca - 14-12-2018, 10:27 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Bean - 14-12-2018, 09:32 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de Stoicorum - 14-12-2018, 11:08 AM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de SapoCaco - 15-12-2018, 02:26 PM
RE: Notícia e Bizu CONCURSOS - de SapoCaco - 16-12-2018, 05:28 AM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)