05-12-2018, 02:36 PM
Pegando meu próprio caso com a musculação: eu acho interessante ser enorme, mas sempre tive uma constituição mais ectomorfica, comecei a treinar muito tarde para ter um alto nível como alguns confrades aqui (aos 26 anos somente), e nunca tive muito interesse em tomar hormônios para ajudar a performance. Cheguei a um nível decente (2,5 vezes meu peso no levantamento terra), mas muito longe de ser um profissional (que chegam a 4x ou mais no mesmo exercício, na minha faixa de peso). Nunca usei minha estrutura corporal para dar desculpas, sempre que focava no treino de força eu sabia de minhas limitações, e dava o máximo mesmo assim. Nunca fui um monstro mas consegui resultados bons consumindo em média 6k calorias por dia. Depois me dediquei ao jiu jitsu, cheguei a treinar 7 vezes na semana (duas vezes ao dia terça e quinta, mais uma por dia segunda, quarta e sexta). E ali não adiantava eu tentar lutar com o Otávio Nalati (risos pra quem conhece) se eu sou mais parecido com o Keenan Cornelius (por exemplo). De novo, nunca cheguei nem perto de ser profissional, mas fiz meu melhor. E com o xadrez, idem, esse ano tive uma dedicação prioritária a esse jogo competitivo (para não atrair a ira de quem pensa que xadrez não é esporte), sem precisar me levar por modas ou seguir cegamente como o Magnus Carlsen ou o Fabiano Caruano jogam, ganhei alguns torneios, tive algumas decepções, mas sempre seguindo os mestres com inteligência.
Até a imitação inteligente requer... inteligência, raciocínio, análise, auto-conhecimento, e isso o bonobo médio não tem, eles tem o cérebro congelado, ou podre etc. Mas aqui não formamos bonobos médios, os recuperamos, a não ser que tenham preguiça de ler.
Até a imitação inteligente requer... inteligência, raciocínio, análise, auto-conhecimento, e isso o bonobo médio não tem, eles tem o cérebro congelado
Spoiler Revelar
- Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.