18-07-2018, 08:30 AM
(17-07-2018, 06:47 PM)Motörhead Escreveu: Parabéns. Seu relato é motivador para quem já está nesse caminho da vitória. no meu caso é entristecedor por nao gostar de estudar e nao ter essa força de vontade.
O importante é se apaixonar por aprender, não tanto por estudar. Estudo é um dos caminhos para aprender, quando vc decide chegar no cargo público A, ou alcançar o posto B numa empresa, e faz disso uma meta na vida, não tem livro, exercício, videoaula que te impeça de chegar lá. Eventualmente, estudar vira parte do seu dia-a-dia, você acaba gostando. Eu mesmo não consigo parar mais, ou como diria o próprio William Douglas, "difícil não é gostar de estudar, difícil é tirar o estudante de você depois que se pega o gosto pela coisa".
Quanto à força de vontade, é preciso que você faça um diagnóstico das coisas que podem estar roubando ela de você. Diminuir, ou retirar, atividades que jorram dopamina vão ajudar a manter o foco nas coisas e vai possibilitar que a mente trabalhe melhor em tarefas exaustivas. A lista é longa, cada um tem seus vícios, cortá-los pode ser traumático, mas aos poucos sua mente se ajusta e acha outras coisas para fixar. No mais, disciplina é maior do que motivação, tem dia que vc não acorda a fim de se esforçar e aí que entra o poder do hábito saudável. O negócio é construí-lo aos poucos.
(17-07-2018, 06:47 PM)Motörhead Escreveu: Talvez minha desesperança tenha vindo do ceticismo
Espiritualidade é uma parte importante da nossa existência se vc ficar se negando mergulhar nesse campo vai continuar lutando com a infelicidade e desesperança. Recomendo ler "Surpreendido pela Alegria", autobiografia do C.S. Lewis, ele tem uma história muito bonita de espiritualidade, com sentimentos parecidos com o que vc descreveu.