09-06-2018, 01:50 PM
(08-06-2018, 09:27 PM)Navalha Escreveu: Vocês acham que existe algo válido dentro do budismo?
Outra coisa que me chamou para o budismo, que esqueci de comentar, é que parece que o próprio NA, seguia algo nesse caminho, só não lembro se era o budismo. Ele fala muito da morte do ego, no budismo o ego seria o equivalente ao eu no caso.
Não sigo nada, mas talvez a parte prática do budismo, excluindo seus dogmas, crenças e fantasias, pode ser útil e aplicável. A questão de manter-se sempre atento ao agora, não sendo influenciado por passado ou futuro (que é claro, não existem), manter-se sempre neutro mentalmente, independente das circunstâncias externas, e outras virtudes do tipo. Isso pode ser útil. Agora, reencarnação, atingir "iluminação", ou reverenciar um pançudo com rego de fora chamado Buda, é uma coisa tão inútil quanto parece ser. São apenas tradições inócuas como em qualquer outra crença, só que com manifestações diferentes devido à cultura local.
Existem definições de "ego" diferentes para pessoas diferentes...Freud, Jung ou NA tem sua definição. Mas poderia ser apenas um falso "eu". Um personagem que vc cria e vive segundo aprovação e influência alheia. Vc é moldado de acordo com sua cultura, crença local, experiencias, tradições, e todo o tipo de influência subjetiva. O humano nasce com um cérebro como se fosse um HD em branco e depois é forjado no ambiente onde vive. O ego pode ser a identificação com a mente e o pensar compulsivo, que vc nunca consegue parar. Ja conseguiu experienciar um estado acima da mente, sem ser dominado por ela? Isso não é crença, dogma, é parte do funcionamento humano.
A mente é só uma ferramenta, que serve para resolvermos situações, ter criatividade para engenhocar coisas, e para a sobrevivencia. É pra ser usada e depois deixada de lado. Mas não é o que acontece. A maioria são putas da mente, os pensamentos influenciam tudo e alteram até a bioquimica do organismo, no caso das "emoções", que é a reação do corpo a um certo pensamento no processo cerebral.
Fazendo uma analogia com os braços, seria como se eu fosse dominado por eles e ficasse fazendo movimentos aleatórios e sem controle. É isso que a mente condiconada faz, mas como é uma coisa abstrata e imaterial, ninguem se da conta disso. Enquanto for dominado pela mente haverá ego, não importa o quanto "intelectual" for. Conhecimento é apenas memorização, usar a mente de forma mais criativa é diferente.
Por fim, estar acima da mente é estar em um estado de plenitude constante, independente do que acontece fora. Não tem bom ou ruim, só tem o que precisa ser feito. Existem AÇÕES e não reações. Reação é de acordo com o filtro da mente, frustrações, medos, ressentimentos e etc...Ação vc vê o que term que ser feito agora, sem ser dominado por emoções.
"IT'S ALL ABOUT WORKING BODY, MIND AND SOUL"
"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson
"Todo mundo tem um plano....Até tomar o primeiro soco" M. Tyson