11-05-2018, 08:24 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-05-2018, 08:34 AM por Héracles.)
(10-05-2018, 05:22 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: A timidez não é só egoísmo, tem muita gente desinibida que é 1000 vezes mais egoísta do que qualquer tímido.
Sem dúvida vc tem razão que existem muitos egoístas que são desinibidos. Mas uma coisa não anula a a outra e vc está considerando egoismo de uma forma reduzida. Uma definição bem simples de egoismo é "que ou aquele que só pensa em si mesmo" e é nesse sentido que o tímido é egoista. Como eu linkei na minha primeira postagem, segundo o estudo do Frankl, os tímidos se concentram muito em si mesmos em eventos socias, por isso não conseguem ser desinibidos, e não que talvez não sejam altruístas como talvez alguns tenham entendido. Se vc fazer uma análise sincera vai concordar que o tímido sempre acha que todos os holofotes estão voltados pra ele, e isso é uma ilusão, uma neurose, essa também é uma definição de egoísmo.
(10-05-2018, 05:22 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: O tímido tem baixa auto estima
Concordo, porém eu acho que a baixo auto estima do tímido não vem da sua timidez em si, mas do seu senso de inutilidade. O tímido não faz praticamente nada em prol dos outros, pode ter um bom coração e boas intenções, sem dúvida, mas não age. Essa é a questão central. Sem agir, ou seja, sem ter um propósito bem delineado, sem se sentir parte de alguma coisa, o tímido se ve como inútil e excluído. Todos os tímidos acham que não fazem parte de nada, apenas da própria vida. Assim o sujeito entende que o exclusão dele é devido a timidez, mas na verdade, como eu já disse um milhão de vezes, é devido a ele não ter nada a acrescentar a ninguém. Ninguém se importa com inúteis, e isso é que a maioria dos tímidos acabam se tornando por terem medo do julgamento alheio. Toda essa questão se resume em covardia que em cada caso foi originada de uma forma diferente...
(10-05-2018, 05:22 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: Tímidos se consideram fracos. Muitas vezes a timidez vem das reprovações sociais sofridas em algum período da vida...
Isso aqui já é aquele papinho politicamente correto de se fazer de vítima igual eu disse acima. Todo mundo se fodeu em algum grau na vida, agora cabe ao sujeito entender que o único responsável pela vida e situação de merda que ele se encontra é ele mesmo. Enquanto continuarem a jogar a culpa em coisas alheias nada vai mudar...
Mas eu entendo seu ponto de vista pq como eu já disse também, já fui tímido e pensava dessa forma, porém, me desafiar a não ser mais excluído me fez mudar a visão de mundo. Infelizmente, o que muitos não aceitam é que para vencer a timidez será necessário altas doses de sofrimento e vergonha...ficar procurando atalhos ou aceitação por ser tímido é querer fugir da dor. A única solução é dar a cara a tapa e aprender com os erros.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)