23-03-2018, 10:27 AM
(23-03-2018, 10:12 AM)Roland Escreveu: Por influência do Filme Inimigos Múltiplos, comecei a ler Meditações, de Marco Aurélio. Esse imperador foi um dos expoentes do estoicismo, e eu estou iniciando uma pesquisa sobre o assunto; me parece um estilo de vida interessante. Do que vi até agora, ele parte de fazer e não falar, além de dominar emoções e buscar ser melhor dia após o outro.
Ainda não estudei muito por falta de tempo, mas é provável que eu crie um tópico a respeito em breve. Até agora, digo que o livro é de uma sabedoria ímpar. Marco Aurélio escrevia para si mesmo, diariamente. Seu trabalho acabou sendo publicado e se tornou um referencial. Recomendo.
Pelo pouco que já vi falarem do estoicismo (ainda não estudei), é que o estilo de vida era baseado na aceitação do sofrimento. Aceitar a condição de que você veio pro mundo pra sofrer e que essa é a condição do homem. Muito interessante esse estilo de vida.
É o assunto que vejo atualmente como maior importância pra mim na filosofia, e é por onde vou começar a estudar esses assuntos. Logo, começando pelos filósofos estoicos.
--
Ontem comprei a coleção História da Literatura Ocidental do Otto Maria Carpeaux. Uma coleção indicada pelo Olavo de Carvalho.
Vou conciliar quando der e se tiver tempo, com os estudos pro concurso. Meu foco de estudo atual é a literatura. Não estou estudando nada por fora como; filosofia, política, etc -- pois a ideia principal é a minha alfabetização pelas leituras dos clássicos.