Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Indiferença, uma alternativa ao desapego?
O problema da indiferença é que você para de tratar os outros como seres humanos e, até mesmo no caso mais extremo da coisa, passa a se tornar uma pessoa com sérias tendências a extremismos.

Pense que os maiores genocidas do mundo, Stalin, Hitler, Mao, etc, todos eles tinham uma enorme indiferença a humanidade alheia.

Todos nós somos regidos pelos instintos, nós precisamos comer, beber e reproduzir. Mas o que nos faz diferente dos animais é termos as necessidades morais e espirituais que nos fazem viver em sociedade.

O mundo está cheio de indiferentes, por isso vivemos de fracasso.

O ensino do desapego é um ensino para que não sejamos escravos dos nossos próprios instintos, da nossa própria vontade carnal de estar com uma mulher, ou de ter algo que nos agrada muito visualmente ou socialmente. Isso é o desapego.

Agora, indiferente você acaba não tendo diferença daquela mulher que você critica, rodada, m$ol ou seja lá qual nickname você inventar para a imoralidade, ela é indiferente a isso porque nunca ninguém lhe botou freios morais, a sociedade soltou o freio da moralidade no meio da serra e nós é que temos que segurar o trem com nossos próprios pés.

Desenvolvimento moral e espiritual estão estreitamente ligados ao desenvolvimento do seu desapego. (Eu não estou falando da minha religião em específico)

Mas se posso adiantar uma ANALOGIA cristã:

Qual é a diferença entre os Santos Mártires e os que se suicidaram em uma seita americana que pregava o fim do mundo?
- Os Santos Mártires viviam intensamente aquilo que pregavam, o desapego deles à vida era bom, porque se viessem a ser assassinados, teriam vivido pelo que morrer. Viraram exemplos para todos.
- Os participantes da seita do fim do mundo também viviam intensamente aquilo que pregavam, mas eles tinham total indiferença por suas vidas, por isso se mataram e não viraram exemplo pra ninguém.

Agora é só levar essa analogia para o que você quer raciocinar sobre sua indiferença, jovem.

Viver intensamente desapegado e com uma crença moral e espiritual (mesmo que não tenha religião) está de lado totalmente oposto a viver indiferente a coisas, pessoas, situações.

E eu sei que vocês não vão concordar caralhos porque vocês acham que eu levo tudo pro lado religioso, mas é isso aí mesmo... cair na real indiferença é sinal que você já perdeu toda a esperança e é um alerta.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: [REFLEXÃO] Indiferença, uma alternativa ao desapego? - de Awaken - 15-01-2018, 09:10 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Paradoxo e desapego. Spextro 14 2,385 06-01-2024, 11:10 PM
Última Postagem: Texugo Real

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)