05-01-2018, 02:23 PM
O que o patrão quer é alguém que dê o sangue pela empresa, e isso vai além de fazer somente aquilo pelo qual você foi contratado. Não se trata, especificamente, de ser um burro de carga, mas sim de ter zelo e transparência para com a empresa. Se eu contrato um estoquista, por exemplo, espero que ele limpe os produtos antes de colocá-los nas prateleiras - muitos acumulam poeira no estoque ou já vem um pouco empoeirados dos fornecedores; eu espero que ele coloque os produtos com a marca para frente, tudo padronizado, para chamar mais atenção do cliente, enfim. Eu espero que ele faça isso, sem eu precisar dar ordens todas as vezes. O trabalhador tem que ser orientado para fazer um bom trabalho, mas isso tem que ser algo pontual, não rotineiro; ele tem que ser zeloso!
O zelo é importante demais para a imagem e a autoestima interna de uma empresa. O trabalhador que cuida da empresa como se fosse sua... esse sim merece ser recompensado.
Porém, para ser bem recompensado, a presença e o relacionamento com o comando da empresa devem ser transparentes. Um trabalhador que tem zelo pela empresa pode deixar de tê-lo se tiver consciência de que a empresa tem postos de trabalho melhor remunerados que a ele não são destinados, ou que são destinados à pessoas por motivos fúteis (parentesco, amizade, "QI", tamanho da bunda e do peito, etc).
Recapitulando:
-O trabalhador tem que se ver como o dono da empresa;
-O dono da empresa tem que ver o trabalhador.
Esse assunto é muito extenso... cheio de variáveis.. mas fica aí um resuminho.
Em tudo dai graças.
