Neste sábado completei um experimento de 6 meses, que pratiquei com muita dedicação e concentração. Algo que mudou minha vida pra melhor e continuarei praticando pro resto da vida. Se eu ainda tivesse o blog funcionando, com certeza faria um artigo de mais de 10 mil palavras sobre o assunto, porque isso pode salvar vidas. Mas creio que um "textão" aqui vai servir e vou indicar um livro, uma "leitura obrigatória" para quem quiser tentar, leitura que infelizmente só vai servir pra quem entende inglês.
Vou tentar explicar o melhor possível em poucas palavras para que vocês entendam.
Quando falamos de levar uma vida saudável, sempre são citados os dois pilares básicos para isso: exercícios físicos e alimentação saudável/dieta.
Comer menos e com mais qualidade, e se exercitar, aumentado sua massa muscular e sua capacidade cardio-respiratória, faz diferença na vida de qualquer um. Sem segredos aqui.
Mas as pessoas esquecem que no nosso corpo tem muito mais que isso. No mundo todo, as duas doenças que mais matam anualmente são duas doenças vasculares, o entupimento das coronárias, provocando os infartos ou a irrigação precária do cérebro causando os AVC, também chamados de derrames.
O sistema circulatório do nosso corpo é algo fantástico. Consiste de artérias e veias que carregam sangue e consequentemente oxigênio para cada milímetro de tecido do nosso corpo. As artérias carregam sangue vermelho vivo, carregado de oxigênio do coração para irrigar o resto do corpo, e nossas veias, carregam o sangue escuro, rico em gás carbônico, de volta pro sistema cardio-respiratório.
Essas artérias e veias, se cortadas e colocadas umas na frente das outras, se estendem por quase 100 mil km, é isso mesmo que você leu. Em um único dia, nossos pouco mais de 5 litros de sangue, viajam uma distância de quase 20 mil km dentro dessas artérias e veias.
Agora o importante aqui é saber que essas artérias e veias, se contraem e se expandem, dependendo das reações químicas que seu sistema nervoso central as coordena. Digamos que você sofra um grave acidente e tenha a perna amputada na pancada. Imediatamente as artérias da sua perna vão se contrair para tentar conter o sangramento. Quando seu corpo está exposto ao frio, suas artérias e veias se contraem, para que o sangue se concentre em maior quantidade em torno do seu tórax para manter os órgãos vitais funcionando. Suas extremidades (pés, mãos, nariz, orelhas, etc) vão receber menos sangue e por isso é que elas ficam geladas e doem, porque as artérias e veias se contraíram.
Artérias e veias são como músculos, que se não forem exercitados nesse ato de contração e dilatação, ficam flácidas como outros grupos musculares. E tem muita gente ai, magra e musculosa, com barriga de tanquinho, que tem o sistema circulatório "preguiçoso", "flácido".
A boa notícia é que existe uma maneira de exercitar seu sistema circulatório e cardio-respiratório além dos exercícios e dietas, tornando você uma pessoa muito mais forte, com mais energia e resistente/imune a muitos tipos de doenças.
Agora eu quero que você pare a leitura aqui e vá pesquisar no Google os termos "método Wim Hof". Para que vocês entendam sobre o que estou falando. Vá ler, leia bastante sobre o assunto, sem pressa e depois volte aqui (ou não).
Com exercícios respiratórios, meditação e exposição ao frio, nosso sistema circulatório é ativado e exercitado.
Eu descobri sobre o Wim Hof, conhecido como Iceman, o Homem de gelo, agora em Abril quando estive nos EUA. E comecei a praticar a técnica desde que voltei pro Brasil no mês seguinte. Fazem mais de 6 meses que faço os exercícios respiratórios 20 minutos por dia, medito e não tomo mais banho com água quente. Posso contar nos dedos das duas mãos o número de banhos de água quente que tomei nesses meses todos. Diariamente todo banho que eu tomar é na água fria, não importa se lá fora está frio ou calor.
Pessoal, MUDOU minha vida. Eu já estava muito bem de saúde porque me exercito 6 dias por semana e controlo bastante minha alimentação já faz tempo. Mas depois que comecei a também fazer isso, eu simplesmente sequei o resto de gordura que tinha no corpo, me sinto mais feliz, motivado, com energia de sobra, criativo e tive um grande aumento de testosterona. Esse aumento da testosterona primeiro percebi no ganho muscular mais acelerado em relação aos anos anteriores de musculação. E depois percebi que minha libido aumentou bastante (o negócio é comer cu e buceta). Até na hora de "virar o zóio" com as "primas", a performance melhorou demais, falo sem ter vergonha, porque é fato.
Portanto quero indicar o livro que me indicaram lá e mudou minha vida pra muito melhor. O nome do livro é:
What Doesn’t Kill Us: How Freezing Water, Extreme Altitude and Environmental Conditioning Will Renew Our Lost Evolutionary Strength
O nome do autor é
Scott Carney.
Eu achei o livro na Amazon Br e na Saraiva, deve ter em outras lojas também. Se você tem condições de ler em inglês vale a pena. E existe no Youtube vários vídeos sobre o Wim Hof. Abaixo o TED talk que onde ele falou anos atrás.
Recentemente comprei o curso de 10 semanas do site dele. Valeu a pena.
Eu sei que parece que estou vendendo um produto aqui, mas percebam que não tem nenhum link onde eu vou ganhar uma comissão. Se estou compartilhando isso é porque experimentei e deu muito certo. Mudou a minha vida de verdade e pode mudar a de vocês também, independente do seu sexo, idade e condição física atual.
Como essa página aqui só vai continuar ativa até esse fim de semana, quis compartilhar com vocês essa última experiência. Informação é poder, informação muda sua vida.
Se você consegue ler e compreender inglês, dê um jeito de arranjar o livro do Scott Carney que indiquei. Se não, tente se informar com o conteúdo que existe em português na internet.
A única advertência que faço é que caso vocês se informem e decidam tentar o método, vão no médico antes fazer um checkup completo pra ver se vocês podem forçar o sistema circulatório assim, ainda mais pra quem toma algum tipo de medicamento. E claro, exercícios e dieta.
É isso. Nada mais a dizer, acho que o textão ai serviu pra dizer o que eu precisava.