The following warnings occurred:
Warning [2] count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable - Line: 895 - File: showthread.php PHP 7.3.33 (Linux)
File Line Function
/showthread.php 895 errorHandler->error




Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[DEBATE] Dieta de loja de conveniência - Estudo Pr. Mark Haub
#1
     Preliminarmente, queria dizer que esse é meu primeiro post e não sei se é contra as regras a criação de posts como um recruta, mas efetuei a pesquisa no fórum e não achei tópico sobre isso.

     Bom pessoal, o que gostaria de apresentar aqui é uma pesquisa formulada por Mark Haub, professor de nutrição humana da Universidade Federal do Kansas, em que, tentando mostrar aos alunos que a única coisa que importa para perder peso é a contabilidade calórica (gastar mais do que consome), independentemente da qualidade do alimento, resolveu começar uma “dieta de conveniência”, em que se alimentaria basicamente de Twinkies, Doritos e outras “porcarias”, limitando-se à 1800 calorias diárias (déficit calórico dele). Importante salientar que o professor comia um ou outro legume, para não dar mal exemplos à filha, e também tomava um shake de proteína (razões óbvias) e um multivitamínico.

     Ao final do experimento, o professor Mark Haub perdeu 12,24Kg em 2 (dois) meses, e, mais importante, seu colesterol  ruim (LDL) desceu em 20% e seu colesterol bom (HDL) subiu em 20%, impressionando até mesmo o próprio professor, que sinceramente disse "I wish I could say the outcomes are unhealthy. I wish I could say it's healthy. I'm not confident enough in doing that. That frustrates a lot of people. One side says it's irresponsible. It is unhealthy, but the data doesn't say that." (Eu gostaria de dizer que os resultados não foram saudáveis, gostaria de dizer também que foram. Mas não tenho confiança o suficiente para fazê-lo. Isso frustra muitas pessoas. Um lado diz que é irreponsável e que não é saudável, mas os dados contradizem isto).

     Não estou dizendo que é tranquilo se entupir de porcarias industrializadas, muito menos que é saudável, até porque não houve pesquisas o suficiente que garantissem que não houvessem outros riscos advindos das substâncias industrializadas, como, por exemplo, com o câncer. Mas conclui-se claramente que a questão calórica é simples, intake VS output, consumo VS gasto.

     Interessante que essa pesquisa dá uma outra perspectiva para a questão da nutrição na área da saúde e sana todas aquelas perguntas básicas sob a mesma e.g  “Será que eu posso beber na dieta ?”, “Posso comer batata inglesa ?”, “Mas o índice glicêmico não é muito alto ?” e etc.

     Mais uma vez, não advogo por este estilo de vida, mas realmente abre um novo conceito sobre saúde em geral, e espero que agregue algo a vocês que possam utilizar na prática, em suas próprias dietas.

Responda-o


Mensagens neste Tópico
Dieta de loja de conveniência - Estudo Pr. Mark Haub - de Apotheon - 22-09-2017, 02:23 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)