18-07-2015, 07:51 PM
(18-07-2015, 01:54 PM)RedFafnir Escreveu:(17-07-2015, 09:46 PM)Mr. Rover Escreveu: Eu já toco violão e guitarra faz uns 15 anos. É uma boa abrir um post com esse assunto.
Quem pretende começar a aprender a tocar um desses dois instrumentos e tiver alguma dúvida, terei prazer em poder ajudar com o pouco que sei.
Comprei um violão no inicio de ano, e meio que larguei ele, mas quero voltar.
O que me desanimou foi que meus dedos sem querer apertam duas cordas ao mesmo tempo, ai fica abafando o som... A ponta que tem, no meio do dedo, abafa a outra corda
Tem alguma coisa que se possa fazer para melhorar isso?
Esse é um dos problemas que todo mundo que tá começando tem. Geralmente é esse problema de excesso de pele na parte da impressão digital que abafa a corda, que vc descreveu e tem também o problema das unhas da mão da escala, quando o fim da união delas com a pele é muito pra frente e a ponta dos dedos fica para trás.
Pra resolver o seu caso eu sugiro que vc comece a praticar a montagem dos acordes e arpeggios apoiando a parte da impressão digital do seu polegar na parte de trás do braço, pq provavelmente vc tá apoiando a parte de trás do polegar e a pele entre o polegar e o dedo indicador. Isso faz com que seus dedos fiquem inclinados e toquem as cordas vizinhas.
Melhor mostrar por imagem. Vc deve estar fazendo assim.
Tente assim.
Tem também que ver qual é a espessura do braço do seu violão no nut e cordas de nylon geralmente são mais grossas e enchem o saco (eu não gosto, mas ai vai do gosto). Se for um braço mais fino, parecido com o de guitarra, talvez seja por isso. Mas geralmente é a posição da mão mesmo. Braços de violão mais finos são mais confortáveis de tocar se vc não toca apenas acordes.
Agora digamos que vc esteja fazendo certo e depois de várias semanas de prática ainda acontece. Vc pode também começar a fazer escalas para criar calos nas pontas dos dedos. Criando calos vc evita dores e descamação da pele na ponta dos dedos, resolve o problema das unhas que eu descrevi acima (elas começam a ficar menores com o tempo) e seus dedos ficam alguns milimetros mais compridos como consequencia dos calos.
Existem vários exercícios para vc fazer que te ajudam a criar esses calos e ainda vc vai polindo sua técnica de tocar. Esse video mostra alguns.
Seu problema deve ser resolvido assim, com a posição certa, bastante prática pra ficar confortável tocando assim e paciência, pq instrumento musical não se aprende do dia pra noite. Demora meses, anos, pra ficar razoavelmente bom.