13-05-2017, 01:32 AM
Há alguns anos eu também participei de uma pastoral que faz esse mesmo tipo de trabalho. Lembro que a parte mais dura, e até mesmo perigosa, não era nem abordar os caras à noite, mas justamente esse processo de tentar tirá-los da rua. Sinceramente, eu não recomendaria para ninguém tentar uma empreitada como essa de retirar mendigos da rua, a não ser que possa contar com um bom suporte estrutural e sobretudo profissional. Do contrário, é correr risco de ter dores de cabeça e até de se expor ao perigo, haja vista que muitos são cracudos viciados. Para grupos que só contam com a própria boa vontade eu recomendaria apenas a distribuição de roupas e quentinhas, que mal ou bem já ajuda muito na medida do possível.
Quanto à minha experiência, lembro que a maioria dos mendigos eram homens mesmo; só que o curioso é que uma parte considerável deles acabou na rua por problemas com álcool, sendo que entre estes uma parcela muito grande se entregou ao alcolismo após uma grande desilusão amorosa com alguma mulher. Terrível...