19-03-2017, 12:45 PM
(12-03-2017, 12:58 AM)machadation Escreveu: Eae pessoal. Nada melhor que ver uns audiobooks no youtube, não é mesmo?
O audiolivro do Moby Dick tem 2 horas e 7 minutos. Eu não consigo ler esse livro em 2:07 horas. Lemos muito mais rápido do que falamos, então como pode um livro narrado, ou seja, o audiolivro do Moby Dick durar somente 2:07 horas?
Existe uma ilusão de aprendizagem. Que no caso me parece o seguinte: Quando eu leio, é comum eu parar e ficar pensando na história. Vocês fazem isso?
Talvez não seria melhor tentar ler mais devagar, e na própria cabeça imaginar a história com detalhes como se montasse um quadro mental dos acontecimentos, com isso, mais áreas do cérebro seriam utilizadas, captando e concatenando um maior número de informações e talvez com isso, se evite parar tantas vezes de ler.
Vocês conseguem terminar de ler um livro como esse em apenas 2 horas de leitura? Daria para ler um livro por dia e sobraria tempo para estudar outras coisas. O mais impressionante é que é possível ler em um tempo menor, já que lemos mais rápido do que falamos; é só não parar para pensar, mas para isso teríamos que desenvolver uma boa habilidade de compreensão, já que lemos um livro com o objetivo de aprender coisas e não de "apostar corrida".
O conceito que você está tentando expor é o da meditação...
Por exemplo, quando se reza a finalidade não é que você fique repetindo a mesma coisa sempre, mas que você "mastigue" aquela ação. Tanto que muitas pessoas conseguem meditar melhor e fazer uma boa prece quando terminaram de fazer uma leitura ou um estudo sobre alguma coisa, onde estão concentradas e mantém o foco em não apenas ler por ler aquilo, mas ler e meditar sobre.
Eu já li todos os livros de Nessahan Alita por várias vezes, mas por falta de tempo e por gente ficar olhando aquilo que você está lendo no ônibus, eu recorri aos audio-books (Alias, muito obrigado aos confrades que o fizeram), porém nunca ouço 1 livro em 1 dia, eu ouço no máximo 1 capítulo e reflito sobre o mesmo.
Pausas são importantes pelo menos entre uns intervalos, bom para manter um foco e reflexão, é a técnica POMODORO, mas realmente não é muito agradável fazer isso na leitura ou na audição de um livro, então separe por sessões ou capítulos e nunca ultrapasse 1 hora de leitura. De 1 hora pra lá você não consegue mais se concentrar.
The absence of virtue is claimed by despair