14-02-2017, 11:58 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 14-02-2017, 11:58 AM por Merdingo.)
E aí seus cús peludos, vos trago outro item importante.
Manutenção básica da nossa amada duas rodas.
Manutenção preventiva na moto é fácil e rápida
http://wm1.com.br/motos/manutencao-preve...l-e-rapida
Manutenção básica da nossa amada duas rodas.
Manutenção preventiva na moto é fácil e rápida
http://wm1.com.br/motos/manutencao-preve...l-e-rapida
Parece nome de chiclete, relógio ou brinquedo, mas a sigla P-Cloc, criada pelo centro de treinamentos da Honda (CETH) é uma rotina de inspeção que ajuda a manter os principais sistemas da moto funcionando perfeitamente e aumenta a segurança passiva.
Recentemente estava em uma concessionária comprando peça para minha moto e acompanhei a chegada de um motociclista, aparentemente novato, apesar de já ser meia-idade. Ele encostou a moto e pediu para trocar uma lâmpada da lanterna traseira, que é uma operação tão simples que não demora nem 10 minutos e exige apenas o conhecimento em soltar e apertar dois parafusos!
Meu lado jornalista foi mais forte e fui xeretar para conhecer mais sobre o motociclista. Foi quando ele confessou: "nunca cheguei nem perto de uma chave de fenda, não sei nada de mecânica".
Mas eu tenho uma notícia para dar a quem pretende ser motociclista: apesar de as motos hoje serem infinitamente mais resistentes e confiáveis do que nos anos 80 (quando viajávamos com uma mini-oficina da mochila), um pouco de conhecimento de mecânica vai ajudar muito a aproveitar melhor sua moto, além de envolver a segurança. Trocar uma lâmpada de lanterna de moto é muito mais simples do que de uma luminária da sua casa!
Veja alguns itens do conceito P-Cloc.
Entre os principais responsáveis pelos acidentes de trânsito está a falta de manutenção preventiva. Não confundir com defeitos do veículo. A falta de manutenção pode agravar uma situação de emergência. Pneu gasto pode aumentar os espaços de frenagem, especialmente na chuva. Pneu descalibrado, muito murcho, pode causar o detalonamento quando o pneu gira na roda e arranca a válvula ou sai do aro. Uma corrente frouxa pode se soltar e provocar o travamento da roda traseira. A rotina de inspeção obedece a sigla P-CLOC
Pneus e rodas – Deve-se observar a pressão uma vez por semana e o estado de conservação. Pneus ficam gastos e também velhos! Verifique se há objetos presos como cacos de vidro, pregos, pedras, etc. O maior fator de consumo de pneu é o excesso de peso.
Verifique sempre o estado das rodas. Se houver amassados ou trincas é preciso substituir ou consertar para evitar a perda repentina de pressão. No caso dos pneus sem câmara, quando trocar aproveite e troque os bicos das válvulas, porque são baratos e evitam vazamentos.
Comandos e cabos – Verifique a lubrificação, estado e funcionamento. Atualmente os cabos duram muito mais, mas nas motos com embreagem por cabo é bom usar um óleo fino em spray uma vez por mês para reduzir o atrito mecânico com a alavanca de embreagem.
Luzes – A moto é por natureza um veículo pequeno. Se as luzes estiverem queimadas torna-se menos visível ainda. O farol deve permanecer aceso durante todo tempo, inclusive de dia. E sem lanterna traseira a moto desaparece na escuridão. Com exceção do farol, trocar as lâmpadas é uma operação muito simples e rápida.
Óleo e gasolina – O óleo representa o sangue do motor. Quanto mais limpo estiver maior será a vida do motor. Verifique quinzenalmente o nível do óleo e complete, se necessário. Lembre que todo motor consome óleo, é natural pelo aquecimento, portanto não deixe para verificar somente na hora da troca. E respeite os limites indicados pelo fabricante da MOTO e não do óleo!
Corrente – Nada pode ser pior do que ficar parado com a corrente quebrada! Lubrifique semanalmente a corrente apenas com óleo ou graxa em spray. Não use graxa normal e jamais lave com solventes (querosene, gasolina etc) porque resseca os anéis de borracha dos elos. Faça a regulagem mensalmente. Uma corrente folgada pode escapar, travar a roda e provocar uma queda. Se a regulagem da corrente chegar ao fim, troque-a não corte elos da corrente porque além de perder resistência não vai mais "casar" com a coroa e o pinhão.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça.