Avaliação do Tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Porque o Bem só se Fode?
Gostaria de acrescentar minha visão filosófica cristã (como sempre) sobre a determinada citação:

Citação:que ter ambição se tornou pecado. Gostar dessa vida tornou-se pecado.

Bom, gostaria de apontar aqui e esclarecer as dúvidas sobre a intenção clássica de se culpabilizar a cultura judaico-cristã pela definição de "pecado". Isso não é uma contradição ao texto, apenas um complemento para evitar polarizações ou leituras mal feitas do texto do amigo.

Há muita merda que se fala sobre como esse conceito de pecado tornou as pessoas derrotistas, a filosofia cristã vista na nata parece para derrotados que são limitados em muitas coisas por conta daquilo que se é pecado ou não. Pra entender bem esses conceitos de pecado sobre ganância, pecado sobre gostar da vida e outras coisas, deve-se muito entender o sentido da palavra pecado e ler o que doutores da igreja e reformadores também falaram sobre tais coisas. 
Afinal, para os cristãos, pecar é tão natural quanto respirar, isso não é preciso ser doutor da igreja pra saber, mas tem gente que finge que não sabe. Ambição no sentido filosófico cristão NUNCA foi pecado, o pecado é o amor pelo dinheiro acima de qualquer dignidade humana. Quer um exemplo? Do que adianta você ser rico pra caralho se tudo o que você faz na vida é idolatrar sua riqueza e menosprezar aqueles que não tem tanto? Ou gastar todo seu dinheiro em coisas relativamente fúteis que não acrescentam em nada. Ou amar mais o dinheiro que sua própria família, amigos, etc.
A riqueza e a ambição na Bíblia são tratadas como um presente, mas a boa administração e a sabedoria para lidar com os negócios sem o APEGO ao dinheiro é mais evidente ainda como uma boa coisa.

Vide a parábola do denário, quem foi o servo mais imbecil? Aquele que se apegou ao denário que o patrão deu, enterrou e não multiplicou como fizeram os outros dois servos. Ou seja, uma ambição vista com bons olhos, biblicamente falando.
A Bíblia tem várias histórias, como a de Jó, as bodas, e outras várias que eu poderia citar aqui de prosperidade vista pelos olhos da ambição. Mas eu posso citar um trecho bem bacana, é o que fala que OS COVARDES não tem parte no reino dos céus.

O Islã, por incrível que pareça, tem todo aquele lance de guerra santa, mas porque está escrito no livro deles que onde estiverem, obedeçam as leis do país, mas se por um acaso algum país entrar em guerra contra você, não vire as costas...
Resumo, não seja covarde.
Os caras são filhos da puta por matar gente inocente? São, muito e devem ser punidos, mas essa lição aí de não ser covarde dá pra aproveitar. O senso de não covardia deles é esse, por isso que muitos se matam aí adoidado. É uma coisa ruim, claro, não sigam o exemplo.

Muitos se atam a imitadores de Cristo como ovelhas ao abatedouro, colocando Jesus como um coitado, muito pelo contrário, Jesus em sua história de honra enfrentou tudo aquilo que vários outros pediriam arrego e fariam negociatas. Jesus enfrentou as autoridades da época, tanto judaicas, quanto romanas, e o pior, sem agressão física nenhuma o cara conseguiu, ser surrado, crucificado e depois de 300 anos de atos de seus seguidores, ser declarado religião oficial do estado pelo qual ele foi crucificado. Seus discípulos conquistaram a FUCKING EUROPA E ÁSIA, e ainda boa parte da África que não tinha virado islã ainda.

Eu costumo a dizer que Jesus conquistou um império sem levantar um fio de espada, a única arma que ele tinha era a verdade, e pode crer, meu amigo, a verdade é violenta e a verdade é o pilar da vitória. O maior imperador da história da humanidade? Sim porque não.

Muito bonito de se dizer? Claro, palavras são boas...mas o perigo de você usar personagens violentos e agressivos para âncoras de coragem é construir uma série de cães, aqueles que vivem de matar, literalmente matando relacionamentos, matando convivência e entrando em um isolamento irredutível daquele sentimento de "não preciso de ninguém"... o "fodão", o "autossuficiente", que não agradece nem ao pai por ter nascido porque acha que nem precisa de família.

A irredutível filosofia cristã ERRA, seja na Santa Igreja, sejam nas co-apostólicas, sejam nas seitas protestantes, de transformar os cristãos em perdedores cheios de complexos, cheios de não posso, cheios de medo e cagalhões de regras.
Porque era isso que o próprio Jesus lutava contra na época, os cagalhões dos fariseus, dos saduceus, dos zelotes, que ficavam fazendo divisões escrotas e criando dogmas estúpidos pra ver quem era mais frufru com a lei. Jesus chegou pra acabar com isso, Jesus primeiramente não se identificou com NINGUÉM, e se proclamou DIVERSAS VEZES, por fala ou atitudes como CUMPRIDOR da lei, Jesus NUNCA foi covarde, nunca ensinou a covardia ou a inércia por achar que algo é pecado. Pelo contrário, toda filosofia cristã é no combate da covardia. Jesus quebrou comerciantes na chicotada, enfrentou e debateu com estudiosos caga regra, e fez o representante do imperador, Pilatos, cagar tijolos porque o cara era tão foda que não tinha como condenar ele por nada.
Aliás, o cara mais covarde que foi São Pedro foi o cara que recebeu as chaves da igreja porque quem é o maior exemplo de covardia da igreja senão São Pedro que negou a cristo 3x, o vacilão que acreditava que a parada era na espada? Ele recebeu porque o dia que ele entendeu, ele virou uma espécie de manual vivo de como não ser covarde, porque ele passou por todos os vacilos possíveis da covardia.

Ah legal, mas Awaken, foi a religião que "inventou esse lance de pecado"...
Se fosse a religião mesmo, o comunismo não consideraria pecado o enriquecimento sendo ela uma doutrina secular? O estado que te condena a pagar pelos seus "pecados" contra as leis, não seria também uma doutrina? Até mesmo no anarquismo que ninguém deve "nada" a ninguém, alguém sempre paga por um "pecado" contra alguma coisa... o pecado é um erro, uma falta, uma arbitrariedade contra algum senso do que é certo. 

O que eu quero chegar é: Jamais chegue ao ponto de suas próprias convicções não terem mais "pecado", você vai se tornar um animal selvagem que age por instinto, sérião mesmo.

Citação:Já o homem bom em ser homem é o cara que não é balizado por doutrinas ou por leis estúpidas mas sim por suas convicções

Bela frase dos caralhos de Hitler se você não usar essa mentalidade direito ao ler isso. (Mais ou menos, foda-se, eu não sou balizado por doutrina nenhuma, eu vou implementar a minha própria doutrina, fazer seguidores, dominar uns países, matar uns judeus e pá...)... arrgg não, né? Eu separei essa frase porque ela CHOCA O LEITOR durante a leitura, deveras é uma das frases que mais fica na cabeça quando você termina de ler, o perigo disso eu acabei de citar, capaz de um decorador e não ENTENDEDOR, que acha que a real é tipo um clube dos homens que tem uns "manuais de vida" e pá, daqui a pouco vai virar neo nazista adorador de Hitler, falando que ele era exemplo de masculinidade a ser seguido porque seguiu suas próprias convicções, só que não né? 

Acredito que os dogmas e as doutrinas que devemos fugir hoje tanto no setor religioso, tanto no setor secular, são as doutrinas COVARDES e que não tem virtude nenhuma, são as doutrinas que te impedem de tomar decisões baseadas naquilo que é certo ser feito, baseadas na verdade e em outras boas virtudes que devem ser feitas. Tudo deve ter um equilíbrio, tudo deve ter a hora certa de ser feito, se Hitler usasse todo o seu potencial de resolução de problemas da Alemanha pra guerra, convertendo isso a um governo que trabalhasse na realidade de dar uma vida melhor ao seu povo ao invés de levá-los ao martírio e a humilhação, talvez o cara estivesse sendo homenageado sem restrições por ai.
O fato é um, aquele que toma atitudes na vida, que deixa as "pegadas na areia" de fato fez alguma coisa na vida pra ser lembrado, o importante a se pensar e se ponderar é: Pra que fim eu estou fazendo isso? 

Eu não acredito que mentiras e outros caminhos sejam úteis para uma "sobrevivência a qualquer custo", elas podem ser sim, alvo para uma escalada mais rápida, mas a custo de que? 
Existem outros meios para a escalada onde você é levado pelas pessoas ao topo e não pisando sobre as pessoas que você deixou pra trás.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o

Mensagens neste Tópico
Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 27-09-2016, 09:50 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 27-09-2016, 09:51 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de carioca - 27-09-2016, 02:34 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Artaius - 27-09-2016, 11:19 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 28-09-2016, 08:34 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Artaius - 01-10-2016, 12:40 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Thanatos - 28-09-2016, 01:56 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 05-10-2016, 08:58 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de carioca - 05-10-2016, 09:36 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Awaken - 07-10-2016, 12:54 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 07-10-2016, 09:20 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Awaken - 07-10-2016, 01:23 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 07-10-2016, 03:41 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Awaken - 07-10-2016, 04:27 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Mandrake - 07-10-2016, 06:36 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de machadation - 09-01-2017, 09:39 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de machadation - 09-01-2017, 11:08 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Aricton - 01-11-2020, 09:00 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Gorlami - 01-11-2020, 11:54 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Héracles - 09-01-2017, 11:55 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Velho Gangster - 31-10-2020, 06:27 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de lokoman - 31-10-2020, 09:15 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Minerim - 31-10-2020, 09:31 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de lokoman - 01-11-2020, 11:37 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de E.Scorpion - 23-09-2022, 09:34 AM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Diamante - 24-09-2022, 12:39 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Joxokhanurs - 24-09-2022, 07:34 PM
RE: Porque o Bem só se Fode? - de Texugo Real - 01-10-2023, 05:38 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  E É ASSIM QUE (eventualmente) VOCÊ SE FODE Wild 43 7,420 17-04-2024, 11:26 AM
Última Postagem: Penoso
  Poder de Barganha, Matrix 2.0 e só o homem se fode Loki 11 6,587 13-02-2016, 09:50 PM
Última Postagem: destruidor

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)