07-08-2026, 11:20 PM
(07-08-2026, 11:35 AM)Doutor Pregos Escreveu:(06-08-2026, 09:48 PM)Libre Escreveu: Compreendo o seu pé atrás com as igrejas, confrade. Agora que voltei depois de década fora, contudo consciente de como as relações humanas funcionam, dar para notar certas coisas que muitos diriam ser hipocrisia ou "tu num era cristão?! Por que ainda faz isso ou deixou de fazer aquilo?!".E isto é rarissimo confrande. Eu mesmo no quesito igreja, um dos fatores que vejo é o tamanho dela. Estou priorizando aquelas igrejas minuscúlas, de no máximo 50 membros para começar. Outro fator que acho importante: o pastor tem que ser estudado, pois este lance de "O pastor mal sabe falar, mas o espirtu santo fala" é um dos maiores problemas que ocorre nas igrejas, pois dá margens a muitas mazelas da palavra mal estudada.
Não estou aqui para tentar passar pano para denominação alguma, só sei que faz e muita diferença estar num igreja com liderança minimamente séria. Se os irmãos pouco ou nada jejuam, oram ou leem a palavra de Deus, isso é mais de cada um. Claro que de certa forma, isso enfraquece o corpo, e intercessões ficam mais difíceis... enfim.
Só quero dizer, falando por mim, que não posso deixar de buscar mais da palavra e orientação do Senhor por meio da Igreja, porque somos humanos falhos, e com muitas camadas. Porque fulano só vai a Igreja por conta da Varoa X ou vai saber os motivos...
Não conheço a fundo outras denominações cristãs, mas isso que tu disse quase que é a descrição de Igrejas (neo)petecostal. Eu não tenho nada contra. Desde que sigam palavra de Deus, doutrinas de determinadas denominações sempre cairão em debates. Se o Batismo é por aspersão, imersão ou fusão, isso sempre gera conferências. Contudo, contanto que o mesmo seja batizado, e passou por todo o processo de arrependimento, discipulado etc... Nova criatura é, isso que importar até o momento.
Igrejas pequenas têm seus pós x contras, e um dos contras é que costuma ter poucos recursos, pouco(a) músicos, diáconos ou presbíteros, outras lideranças. Talvez, seja o suficiente para algumas pessoas, apenas cultos de oração ou estudo numa terça, por exemplo; e EBD e culto a noite aos domingos. Mas não dar para negar que uma Igreja mais enxuta, com grupo de coreografia, coro, ministério de louvor etc, estimua ainda mais os membros irem ao culto, participar de campanhas, retiros etc... Querendo ou não, igreja é um ambiente social, feito de pessoas.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"
Spoiler Revelar