19-07-2026, 11:02 AM
Se formos analisar antiguidade, tem também o hinduismo que tem 5 mil anos, o zoroatrismo, que existia uns 2 mil anos antes de cristo, as religioes egipcias e tudo mais. Então realmente antiguidade não diz muita coisa. Pórem o judaismo é uma religiao imcompleta, eles ainda estão esperando pelo Messias e inclusive é uma religiao bem fechada, por isso não se popularizou muito.
Sobre Pedro ser papa, pelo que eu me lembre tem algumas passagens de Mateus em que Cristo diz que entrega as chaves do ceu para Pedro, e diz que tudo que ele ligar na terra será ligado no céu, e tudo que desligar na terra sera desligado no céu. Mas enfim, para aprofundar nesse assunto tem que estudar grego e aramaico além do contexto histórico e social da época. Os argumentos católicos também não se limitam à passagens biblicas, mas também tem muitos livros dos pais da igreja.
Ecumenismo é o caminho, todos os caminhos levam a Roma
Sobre Pedro ser papa, pelo que eu me lembre tem algumas passagens de Mateus em que Cristo diz que entrega as chaves do ceu para Pedro, e diz que tudo que ele ligar na terra será ligado no céu, e tudo que desligar na terra sera desligado no céu. Mas enfim, para aprofundar nesse assunto tem que estudar grego e aramaico além do contexto histórico e social da época. Os argumentos católicos também não se limitam à passagens biblicas, mas também tem muitos livros dos pais da igreja.
Ecumenismo é o caminho, todos os caminhos levam a Roma
Torna-te quem tu és