01-02-2026, 01:15 PM
(01-02-2026, 11:27 AM)Melancton Escreveu: Terminei de ler o livro do Dostoievski que vivem indicando aqui no forum. Memórias do Subsolo.
Sei que alguns nao vao gostar, mas achei uma pessima indicaçao ficarem indicando tanto esse livro. Eh um livro que so uma minoria consegue realmente compreender.
Tive bastante dificuldade de acompanhar o raciocinio e a mente do autor ao escrever aquilo. Quais eram os objetivos em mente? O que ele queria ensinar?
Leitura arrastada e relendo algumas vezes a mesma pagina e mesmo assim nao adiantou muito e fui prosseguindo na esperança de fazer sentido mais pra frente, mas so piorava.
Eu li outro livro do Dostoievski chamado duas narrativas fantasticas ano passado e foi a mesma coisa. Quem sabe daqui uns 10 anos quando reler faça sentido de fato.
Eu tenho a impressao de que a maioria dessas pessoas que leram Dostoievski e disseram que eh bom, na verdade leram e nao entenderam nada, mas falam que gostam pra pagar de inteligentes em cima dos outros. (observaçao, nao estou falando de voce nao Wesley)
Porque quando pedi pessoalmente para um, que disse que gostou, me explicar o que gostou tanto, so disse coisas vagas e sem sentido, nao conseguiu explicar nada direito. Ai peguei o sujeito no pulo. Queria ficar pagando de inteligente, fala que gostou mas nao consegue conversar e nem explicar de forma critica o que gostou e o que não gostou e sobre os pontos fundamentais do livro de forma minimamente razoavel para um leigo entender. So quer tirar onda de inteligente e ai fica se forçando a ler livros que não esta entendo, passando os olhos rapidamente para cumprir a meta. Ai nao adianta nada. Eh muito melhor ler livros que consiga compreender bem do que ficar nessa falsa autopromoçao intelectual.
Realmente não é uma leitura para iniciantes, e realmente é um péssimo ponto de partida.
Claro que também vai do que você gosta de ler. Dotoievski é muito bom sim, mas é superestimado em alguns pontos e subestimado em outros. Ele foi um dos primeiros "psicólogos" que conseguiam trazer pontos pra literatura, por assim dizer.
Enfim, não é pra todos, e nem deveria ser.
" Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
