17-01-2026, 11:13 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 17-01-2026, 11:24 AM por Commodoro.)
(16-01-2026, 09:08 PM)Luiz Escreveu:(16-01-2026, 07:05 PM)Commodoro Escreveu: Sou funcionário público, inclusive.
Esse ano devo ser nomeado em outro cargo, mas meu planejamento é o mesmo: guardar o máximo de dinheiro possível para se estabelecer razoavelmente bem fora.
Hoje 10k tem quase o mesmo poder de compra do que 3k em 2010. A economia tá colapsando e é proposital.
Posso perguntar qual seria o plano no futuro?
Bitcoin já é uma resposta , eu sei.
Mas que tipo de plano tu tem em mente para viver fora(dependendo do país) nossa moeda tem valor menor em países de primeiro mundo, sem família para cuidar e ajudar na velhice. Não estou duvidando , só penso em prós e contras até porque sou funcionário público e também tenho um plano parecido.
E a propósito isso vai acontecer no mundo todo, só que alguns países serão bem mais rápidos.
Não sei se deu para entender a minha dúvida , e quem quiser responder também sou todo ouvido, eu quero sugar o máximo do estado antes de pular fora, mas fico pensando e aí ? Será que vale a pena trabalhar tanto para morrer sozinho no Canadá…
Embora eu sou do time do "trabalhe em silêncio", e como poucos conhecem minha identidade real:
@Luiz como já falei em outros tópicos, minha profissão principal é/era advocacia pública e professor de cursinho online, então, basicamente, pretendo continuar no ramo dos concursos públicos mesmo morando no exterior. Para quem já tem um nome no mercado (que não é nem um pouco fácil), fica interessante. Grande parte do meu trabalho é home office mesmo.
Obviamente, minha ideia da reserva financeira, é ter pelo menos 2 ou 3 anos de contas totalmente pagas [e tem que ser em dólar] antes de se aventurar a morar nos EUA/Europa. Então, além do estudo do inglês, é preciso saber direitinho como será o custo de vida. Essa reserva é essencial para não ter que cair num serviço braçal, por exemplo.
Pretendo vender tudo, exceto minha casa própria. Essa será minha garantia no Brasil.
Mas emigrar não significa dizer que você vai morar sozinho até o final da vida.
Sobre o Canadá, não acho tão interessante. Tem bem menos oportunidades que os EUA e o frio é intenso.
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.
Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.
Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Todos os meus tópicos
Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.
Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.
Todos os meus tópicos