Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O vazio existencial do homem moderno
#40
Nosso mano @Vital  não tankou o fórum cheio de lascívia e decadência.  Shy

O vazio do homem moderno é uma consequência do nilismo.
O nilismo é mais do que somente uma constatação que a vida não tem sentido, mas é a negação da própria vida, a negação de todo valor - tudo torna-se vão. Dostoievski foi um dos primeiros a escrever sobre o nilismo, porém já se tinha uma noção do mesmo na Grécia antiga. Nietzsche foi o filósofo que constatou com mais precisão esse fenômeno, abordando-o com mais especificidade no Vontade de Potência. Ele foi além, e afirmou que até mesmo certos valores podem ser nilistas, pois negam a vida, dando atenção especial principalmente a moral judaico-crista e ao platonismo, que ele julga serem ambos "nãos" à vida, exaltando um mundo supra terreno em detrimento da vida real. Sua celebre frase - Deus está morto - representa além da decadência de um ideal metafísico, mas uma constatação dos alicerces morais e valorativos da sociedade europeia, assim fazendo-a cair no nihil.
Nietzsche também separa o niilismo em dois, niilismo passivo, que se representa um conformismo com o vazio, e o niilismo ativo, que é uma postura existencial do indivíduo que cria valores, afirmando a vida.
Enfim, para lidar com o vazio é preciso simplesmente seguir em frente apesar dele. Quem olha para o abismo é olhado de volta por ele, você não pode negar o vazio, mas pode lidar com ele sem se deixar ser consumido, criando deus valores, trilhando seu caminho e aprendendo com seus erros e fracassos, sem ressentimentos, culpa ou medo.
A sorte favorece os audazes
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: O vazio existencial do homem moderno - de Wesley de Mileto - 12-01-2026, 01:34 PM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)