03-01-2026, 03:02 PM
(17-12-2025, 01:49 PM)Wesley de Mileto Escreveu:(16-12-2025, 11:16 PM)Spextro Escreveu: Eu tenho profundo achismo e um pouco de arrogância confesso e gosto de chocar.Cara, voce definitivamente nao entendeu Nietzsche para afirmar que ele tinha uma filosofia emocional. Inclusive li esses dias um aforismo do livro Aurora que trata exatamente acerca disso:
Mas pelo pouco que eu vivi a racionalidade é de Deus e as emoções do demônio. O equilibrio é que é o fundamento.
Então achei interessante que a lógica seja a forma de discutir esse assunto e porque não dizer outros?
A logica é divina, e obviamente não tenho propriedade para utiliza-la.
Pela lógica eu acredito mais na existência de Deus do que a emocionalidade filosófica de nietzche ou de sartre.
Mas pelos sentimentos que me assolam todos os dias não.
Sigamos então.
35. Os sentimentos e sua derivação dos preconceitos. ― “Confie no seu sentimento!” ― Mas sentimentos não são nada de último, nada de original; por trás deles estão juízos e valorações, que nos são legados na forma de sentimentos (inclinações, aversões). A inspiração nascida de um sentimento é neta de um juízo ― frequentemente errado! ― e, de todo modo, não do teu próprio juízo! Confiar no sentimento ― isto significa obedecer mais ao avô e à avó, e aos avós deles do que aos deuses que se acham em nós: nossa razão e nossa experiência.
Se comparado a lógica que é divina, nietzche é pura emoção por cair em contradição. Não ha contradição na logica, nietzche não utiliza a lógica para escrever. Tanto que ele escreveu genealogia da moral.
Mas não quero debater esses assuntos não ja estoy mui cansado deles. Agora eu gosto de: ver series, ler mangas, praticar esporte, ficar com meus filhos, passear com a esposa.
Hoje meu mundo se divide em condado x mordor. E pra mim esses assuntos são puro Mordor.